TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POS EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING

Por:   •  3/11/2019  •  Artigo  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

POS EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING

FUNDAMENTOS E PROJETO DE BIG DATA

A importância de Big Data abordando uma estrutura centralizada de processamento de dados e as vantagens para soluções em nuvem.

Diógenes Alves de Souza

Matrícula:

2019.02.35614-4

Olinda

Outubro / 2019

A IMPORTÂNCIA DE BIG DATA ABORDANDO UMA ESTRUTURA CENTRALIZADA DE PROCESSAMENTO DE DADOS E AS VANTAGENS PARA SOLUÇÕES EM NUVEM.

  1. A importância do Big Data nas organizações:

Atualmente vivemos uma revolução na área de geração e armazenamento de dados, a qual pode ser explicada a partir da presença e uso de dispositivos móveis, computadores e outros tipos de tecnologias presentes nas organizações e em seus processos internos, que utilizam destes dispositivos para gerar dados e informações que podem ser direcionados para agregar real valor ao negócio e aos seus serviços, através da implantação de tecnologias de Big Data, resultando conhecimento e indicadores em toda a cadeia operacional, podendo chegar a grandes melhorias na qualidade do negócio, desde rotinas de gestão até criação de estratégias com maior potencial de geração de lucros, retorno de investimentos, por exemplo, será maior. Estratégias e projetos de desenvolvimento de serviços, criando um portfólio comercial mais competitivo e com maior potencial de geração de renda. Assim, a empresa conseguirá se diferenciar com mais facilidade de sua concorrência.

  1. Uso de estrutura centralizada de processamento de dados no Big Data.

Os dados estão atualmente em todos os lugares. E elas são muitos, em volume cada vez maior como: Bancos, companhias aéreas, operadoras de telefonia, redes sociais e muitas outras empresas de diversos segmentos convivem diariamente com grandes quantidades de informação, se paramos para pensar nisso, mas milhões de e-mails são trocados todos os dias, milhares de transações bancárias acontecem todo segundo, operadoras registram centenas de chamadas e tráfego de dados a cada instante e assim por diante. É esse enorme volume de dados que o Big Data representa, pode ser colhido dos mais diferentes locais, em formato estruturado ou não estruturado, e serve para guiar estratégias corporativas, baseado no conceito dos três Vs (volume, velocidade e variedade).

A estruturação centralizada destes dados e seu processamento, são um desafio para as tecnologias tradicionais de armazenamento já não são mais adequadas a esta nova realidade, onde surgem as plataformas para armazenamento de conteúdo, que são equipamentos inteligentes e otimizados para gerenciar dados não estruturados e ainda são escaláveis, pois permitem acompanhar o crescimento exponencial dos dados não estruturados, podendo começar pequenos (alguns terabytes) e crescer, sob demanda, atingindo dezenas de petabytes, visando gerenciar o ciclo de vida da informação e garantir sua integridade e segurança. Inclusive, são tão seguros que podem eliminar a necessidade de realização de backup dos gigantescos volumes de dados, trazendo grandes benefícios operacionais, permitindo a utilização dos dados como fonte para análises de Big Data.

  1. As vantagens de soluções em nuvem para Big Data.

O modelo de nuvem, se mostra como uma forma eficiente de disponibiliza recursos computacionais em forma de serviços, permitindo que as empresas, possam contratar um ambiente computacional de rápido provisionamento, sem a necessidade de adquirir equipamentos e investir em projetos de implementação.

No conceito de nuvem, armazenar dados, documentos, softwares e sistemas operacionais que serão acessados e executados fora ou internamente da organização, dependendo do modelo adotado é apontada como tendência para os próximos anos, podendo influenciar a geração de novas tecnologias de softwares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com