TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING

Desenvolvimento na Nuvem

                                         Aluno:

                                                   

                          Disciplina: SERVIÇOS EM CLOUDING

                                            Tutor: Prof.: ROGERIO LEITAO NOGUEIRA

Rio de Janeiro

2019


A empresa XPTO é uma fábrica de softwares e, como tal, desenvolve as mais diversas aplicações para vários clientes.

Acontece que a XPTO começou a negar serviços em função de sua infraestrutura de TI. A XPTO possui um hardware que lhe permite atender 5 clientes simultaneamente, pois em sua maioria, cada cliente tem um ambiente com características distintas dos demais. Como a XPTO faz um bom trabalho de desenvolvimento, a procura por seus serviços aumentou e agora ela tem a necessidade de desenvolver para 10 clientes simultaneamente. Novos desenvolvedores foram contratados e a necessidade de aquisição de hardware estudada.

Foi verificado que o problema não seria apenas adquirir hardware, mas também a contratação de profissionais de infraestrutura, para a instalação e configuração dos muitos ambientes de desenvolvimento necessários para atendimento aos clientes. Outrossim, foi verificado também que estes ambientes são utilizados por pouco tempo, apenas o período de desenvolvimento da aplicação do cliente em questão e, posteriormente, o mesmo é apagado, após backup do código fonte em fita.

Volta e meia, se faz necessária a reinstalação de determinado ambiente e restore do código fonte para manutenção ou novas features em determinada aplicação. Este processo se mostrou bastante longo e complexo. Sem mencionar o fato que as fitas precisam estar armazenadas em um ambiente adequado para que não haja deterioração.

Após muita pesquisa e consulta às empresas especializadas se chegou a um cenário ideal, o desenvolvimento em Cloud.

A XPTO contratou um serviço em nuvem onde, a partir de templates de máquinas virtuais, um ambiente de desenvolvimento seria entregue em minutos. Este mesmo ambiente, após a finalização do desenvolvimento, seria desligado, de forma que a cobrança seria apenas por armazenagem. Para que não existam perdas de dados, o fornecedor propicia um backup dos servidores virtuais e um software de versionamento e armazenagem de códigos fonte.

A utilização da nuvem fez com que a empresa XPTO não precise adquirir hardware, profissionais de infraestrutura e agilizou o processo de entrega de ambientes.

Caso seja necessária a manutenção ou inclusão de features em uma aplicação, basta ligar os servidores virtuais da mesma.

A XPTO firmou uma contratação de cloud híbrida onde o acesso se dá pela internet, utilizando-se como autenticador seu serviço de diretórios e a cobrança de seus serviços da cloud se dão por utilização de recursos consumidos, ou seja, os servidores de desenvolvimento desligados não são cobrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com