TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ASSÉDIO ESTÁ EM TODO LUGAR?

Por:   •  29/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Disciplina: Seminário Integrador

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Semestre: 2018.1

Grupo: 2

PRÉ PROJETO

Seminário Temático:

O ASSÉDIO ESTÁ EM TODO LUGAR?

        EQUIPE:

Aline Bianca de Melo Cesár

Ana Luzia Beserra de Sousa

Inês Fernanda Cordeiro

Luciana Maria Pereira

Juliana Lucas de Sousa

Maria Otaviana Toscano Chaves

Vitória Marteleto Silva

João Pessoa, Abril  2018

O ASSÉDIO ESTÁ EM TODO LUGAR?

  1. QUEM E ONDE

O estudo está sendo desenvolvido durante o desenvolvimento da disciplina de Seminário Integrador II, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IESP , orientado pelos professores  Fauno Fechner Guazina ,  Flavia Giangiulio e Aline Montenegro,  e tem como título é “O assédio está em todo lugar?”, onde serão entrevistadas mulheres de vários cursos e períodos, desta mesma instituição.

  1. O QUE 

As leis brasileiras são claras quanto à igualdade dos direitos para todos. O direito de ir e vir está garantido na Constituição Federal de 1988, no artigo 5º,inciso XV e está diretamente ligado ao princípio constitucional de liberdade.

Para Benedicto (2017), o direito a cidade está relacionado aos direitos Humanos, pois é por meio da cidade que garantimos a satisfação das nossas necessidades. Porém não é bem isso que a realidade mostra no que se refere

ao direito das mulheres de trafegar pelos espaços urbanos, sem serem incomodadas e livre de constrangimentos.

Relações saudáveis são frutos de ambientes em que o respeito e a ética fazem parte do cotidiano, porém mesmo que tais valores sejam fundamentais, vários fatores no contexto contemporâneo decorrente do machismo têm contribuído para o aumento de casos de violência contra a mulher. Diariamente milhares de mulheres são assediadas, seja no trabalho, no ponto do ônibus, nas ruas ou até mesmo nos ambientes de estudo, o assédio sexual e moral estão em todos os lugares.

Atualmente, muito se é discutido sobre até que ponto uma cantada tem a conotação de assédio. Bem, o Assédio sexual não é apenas a ocorrência de situações de claras investidas sexuais sem consentimento, mas práticas sutis que passam quase despercebidas, a não ser para quem o sofre. Para a Cartilha do Assédio Sexual (2016), qualquer gesto ou palavra que insinue uma aproximação com conotação sexual indesejada no ambiente de trabalho é uma forma de violência psicológica e sexual.

 

As cantadas partem do pressuposto que o corpo da mulher é público, em oposição ao íntimo. Mas o fato de a mulher andar no espaço público não torna o corpo dela, a roupa dela públicos. Ninguém tem o direito de invadir a intimidade dela só porque ela está andando no espaço público, com a roupa que quiser.”(HUECK, 2013 apud RABAHIE, 2013).

Para Castro ( 2016),as chamadas “cantadas”, das quais as mulheres são alvo quase que diariamente, são enfrentadas na maioria das vezes como algo normal, natural e por isso é um tema pouco abordado quando levantadas e discutidas questões sobre gênero. Porém o desconforto causado por mencionado assédio verbal, traz à tona uma série de discussões, como: questões de gênero, sexo, direitos da mulher, machismo, feminismo, violência, entre outros.

Infelizmente, o assédio sexual, assim como o assédio moral, é realizado de diversas formas, como comentários, gestos, disposição de imagens ou atitudes, por isso pretendemos dialogar com mulheres da esfera acadêmica e entender como geralmente surgem as situações de assédios, desconfortos, constrangimentos, inseguranças e vulnerabilidades relacionados ao gênero feminino no meio acadêmico. Baseada na bibliografia apresentada desenvolveremos vídeo que contará com trechos das conversas com mulheres vinculadas a faculdade com a finalidade de evidenciar essas realidades.

  1. POR QUE

As questões relacionadas a violência de gênero vem sendo estudadas e debatidas diariamente, diante dessa realidade surgiu o interesse em estudar o assédio sexual feminino na esfera acadêmica, principalmente no que diz respeito ao assédio verbal, desconforto, constrangimento, insegurança e vulnerabilidade, afim de desenvolver um vídeo que estimule a reflexão sobre o tema no espaço acadêmico.

4) PARA QUE

O objetivo é estimular a discursão sobre o tema no meio acadêmico no que se refere ao assédio verbal e sexual dentro da faculdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com