TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Eficiência Urbana

Por:   •  16/9/2018  •  Abstract  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do artigo Eficiência Urbana - Capítulo 1

        Eficiência do latim efficientia significa ação, capacidade de realizar tarefas ou trabalhos de modo eficaz e com o mínimo de desperdício. Em relação a energia, a eficiência é muito importante, pois, hoje me dia, qualquer atividade precisa de uso de uma ou mais forma de energia. Com isso, surgiu o conceito de eficiência energética que tem como objetivo cumprir a atividade com menor gasto e mais rapidez e se refere a diversos tipos de energia como: eletricidade, gasolina, álcool, óleo diesel, gás natural, etc. para se ter eficiência energética, é necessário fazer o proveito de toda a matéria prima.

        Existem três ideias em relação ao princípio constitucional: prestabilidade, presteza e economicidade. “Prestabilidade deve ser entendido como o atendimento prestado pela Administração Pública sendo útil ao cidadão. Presteza é o que diz respeito ao atendimento pelos agentes públicos ao cidadão com rapidez. Economicidade significa que a satisfação do cidadão deve ser alcançada do modo menos oneroso possível aos cofres públicos.”

        Com relação à área dos meios de transporte, este para ser considerado um meio eficiente deve estabelecer relações otimizadas quanto a uma lógica de infraestrutura e com diretrizes simplificadas.

               Sabendo que a principal função do metrô é proporcionar aos usuários a entrada e saída dos trilhos de maneira segura e eficaz. Tal planejamento torna-se eficiente, evitando conflitos – acidentes – e aglomerações. Para isso é fundamental que a organização e segurança nesses meios sejam elementos de complemento aos itens relacionados à planejamento e projeto, atendendo, portanto, as necessidades das pessoas, que surge desde o correto dimensionamento de equipamentos de circulação vertical e horizontal.

               Levando em consideração nossa realidade, podemos interligar as diretrizes supracitadas para potencializar o uso desses meios com o que vivenciamos e presenciamos nos dias de hoje, onde o principal meio de transporte com tráfego em massa de pessoas – transporte público – é o ônibus, este que não oferece condições favoráveis para a população; a falta de planejamento afeta diretamente nesse contexto, além da escassa aplicabilidade dos equipamentos urbanos – mal distribuídos e inadequados, gerando conflitos, desgastes e acidentes.

        Com o aumento do trânsito nas cidades, caminhar e andar de bicicleta se apresentam como um dos meios mais rápidos e sustentáveis para enfrentar essa problemática, visto que as pessoas que optam pelo uso do automóvel perdem muito tempo no deslocamento diário a depender da distância.

        Quando falamos de eficiência urbana o termo se relaciona principalmente com questões físicas do espaço público, que são cruciais para a qualidades do percurso do pedestre. Várias características são responsáveis de tornar este ambiente mais agradável ao pedestre, como as dimensões do espaço, a presença ou a falta de árvores, as condições das pavimentações, a quantidade de iluminação, e a presença de comércio e serviços. Fora que os espaços públicos têm que ser pensados de uma maneira a se tornar confortável para todos os tipos de pessoas com acessibilidade a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com