TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Ponte São Francisco Oakland Bay Bridge

Por:   •  20/4/2021  •  Artigo  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 11

Ponte São Francisco Oakland Bay Bridge

San Francisco – Oakland Bay Bridge

Resumo

A Ponte Bay Bridge São Francisco-Oakland, foi construída em 1933 e inaugurada em 1936, é uma ponte dividida em duas partes distintas, sendo o lado leste e oeste, tendo como conexão o túnel da Ilha de Yerba Buena. O custo total da obra foi de 77 milhões de dólares e foram classificados como segunda e terceira mais extensas pontes suspensas. Após a passagem de Loma Prieta em 1989, deu início a construção do novo lado leste, o qual teve um custo de mais de $ 6,5 bilhões, tendo em vista a utilização de inovações tecnológicas. Este artigo tem como objetivo geral a classificação da Ponte Bay Bridge conforme os onze itens segundo Osvaldemar Marchetti e adquirir conhecimento aprofundado a respeito da ponte em estudo.

Palavras–chave: Ponte. Yerba Buena. São Francisco. Oakland. Classificação.

Abstract

Bridge San Francisco Bay Bridge - Oakland, was built in 1933 and inaugurated in 1936, is a bridge divided into two distinct parts, being the east and west, having as a connection the tunnel of the Island of Yerba Buena. The total portfolio was $ 77 million and was ranked second and third more extensive suspension bridges. After the passage of Loma Prieta in 1989, the start of the construction of the New West Side, the cost of more than 6.5 billion dollars, was aimed at the use of technological innovations. This general article aims at classifying the Bridge Bay Bridge according to the eleven items according to Osvaldemar Marchetti and to gain in-depth knowledge about the bridge under study.

Keywords: Bridge. Yerba Buena. San Francisco. Oakland. Ranking.

  1. Introdução

 Segundo Peurifoy et al. (2015) foi inicialmente construída em 9 de Julho de 1933, sendo chefiada pelo engenheiro americano Ralph Modjeski e foi aberta em 12 de Novembro de 1936, seis meses antes da inauguração da Ponte Golden Gate.

A Ponte Bay Bridge contribui diretamente para o desenvolvimento econômico dos municípios que a interligam, está localizada no estado americano da Califórnia entre as cidades de São Francisco a Oakland. É formada por um complexo de pontes, sendo uma ligando São Francisco a Ilha Yerba Buena e outra partindo da Ilha a Oakland, ambas possuindo aproximadamente o mesmo comprimento.

Um abalo sísmico com nome de Loma Prieta ocorrido no dia 17 de Outubro de 1989, com magnitude 7,1 na Escala Ritcher que teve duração de 15 segundos, com isso um trecho do segmento leste veio a colapso e consequentemente a ponte veio a ser interditada por algumas semanas (PEURIFOY et al., 2015).

Conforme a revista Building The Bay Bridge: 1930s Vs. Today (2016) para que não houvesse a necessidade de interromper o fluxo de veículos durante a construção do segmento Leste a mesma foi construída paralelamente à antiga, como mostrado na Figura

1.1. O custo total do novo segmento passou do orçamento de $ 6.5 bilhões, considerando-a uma das mais caras.

[pic 1]

Figura 1.1 Construção do lado leste paralelo a antiga ponte.

Fonte: Real Estate Weekly (2011)

1.1. Objetivo Geral

Este artigo tem como objetivo geral a classificação da Ponte Bay Bridge conforme os onze itens segundo Osvaldemar Marchetti e adquirir conhecimento aprofundado a respeito da ponte em estudo.

  1. Material e métodos

A principal fonte de pesquisa, e serviu como base foi o livro Pontes de Concreto Armado (2008) de Osvaldemar Marchetti e utilizaremos como princípio os 11 itens de classificação que são eles:

  1. Segundo a extensão do vão:
  1. Vão com comprimento total até 2 m, são classificados como bueiros;
  2. Vão com comprimento de 2 m a 10 m, são classificados pontilhões;
  3. Vão com comprimento maior que 10 m, são classificadas pontes.

  1. Segundo a durabilidade:
  1. Pontes permanentes: são projetadas e construídas de forma que seja definitiva, até que tenha alguma intervenção nas condições da estrada.
  2. Pontes provisórias: são as construídas por um tempo determinado até que seja construída a ponte permanente, tem como serventia o desvio de tráfego.
  3. Pontes desmontáveis: também são construídas por um tempo determinado, porém estas podem ser recicláveis.
  1. Segundo a natureza do tráfego: É rotulado conforme a sua utilização, podendo ser: pontes rodoviárias, pontes para pedestres, pontes aqueduto, pontes mistas, pontes ferroviárias, pontes canal e pontes aeroviárias.
  2. Segundo o desenvolvimento planimétrico: Quando analisado a projeção do eixo da ponte no sentido horizontal, tem-se: pontes retas – ortogonais e esconsas e pontes curvas.
  3. Segundo o desenvolvimento altimétrico: Quando analisado a projeção do eixo da ponte no sentido vertical, tem-se: pontes horizontais ou em nível e pontes em rampa, retilíneas ou curvilíneas.
  4. Segundo o sistema estrutural da superestrutura: É definido conforme a sua estrutura, pode ser em vigas, em laje, em pórticos, em arco, pênseis ou estaiadas.
  5. Segundo o material da superestrutura: É classificado conforme o material para o processo construtivo e pode ser de: madeira, alvenaria, concreto armado, concreto protendido e aço.
  6. Segundo a posição do tabuleiro: É determinado conforme a colocação do segmento de toda a extensão da ponte é dividida em tabuleiro superior, tabuleiro intermediário e tabuleiro inferior.
  7. Segundo a mobilidade dos tramos: É considerado conforme a movimentação dos tramos, sendo ponte: basculante, levadiça, corrediça e giratória.
  8. Segundo o tipo estático da superestrutura: É caracterizado em isostática ou hiperestática.
  9. Segundo o tipo construtivo da superestrutura: É especificado conforme o método utilizado na construção dos tabuleiros é dividido em: in loco, pré-moldada, balanço sucessivo e aduelas ou segmentos.

2.1. Construção e inovação tecnológica

Determinou-se que uma ponte era necessária e que tal estrutura poderia se sustentar com pedágios, a construção da ponte Bay Bridge iniciou-se no dia 9 de junho de 1933, e inaugurada no dia 12 de novembro de 1936, sendo concluida 6 meses antes do previsto. A construção da mesma foi chefiada pelo engenheiro rodoviário, Ralph Modjeski. No vão oeste da ponte, foi o local onde houve o maior desafio para engenharia, pois teve que desenvolver novas tecnologias de fundação para a execução da obra. O custo total da obra foi de 77 milhoes de dolares, por serem de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (426.3 Kb)   docx (307.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com