TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Pontes Pênseis Artigo Ponte Pensil

Por:   •  31/3/2017  •  Artigo  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 3

Pontes Pênseis

1 Definição

Ponte pênsil é uma ponte suspensa que possue o tabuleiro contínuo sustentado por vários CABOS METÁLICOS interligados a dois cabos maiores apoiados em suas TORRES DE SUSTENTAÇÃO,onde são ancorados em Suas extremidades.Os cabos que comprimem as torres de sustentação são aquelas que transferem os esforços de compressão para as fundações, mantendo assim o equilíbrio estático da estrutura.

[pic 1]

Por isso são aquelas que possibilitam os

maiores vãos sobre rios, lagos, etc. Portanto quando sujeita a

grandes CARGAS DE VENTO, apresenta movimentos do

tabuleiro que podem tornar o tráfego desconfortável e até

perigoso e, por esta razão exige-se que o tabuleiro seja

projetado com grande RIGIDEZ à torção para minimizar esse

efeito.

2 COMPONENTES ESTRUTURAIS

Vigas treliçadas: elementos longitudinais contraventados

transversalmente que servem como suporte e distribuem as cargas

provenientes de veículos, ideal para pontes suspensas por cabos, porque possuem grande rigidez a força de flexão e torção.

Além disso servem como elementos integrantes do sistema lateral, assegurando a ESTABILIDADE AERODINÂMICA da estrutura; permitindo a passagem de ventos pelos mesmos, sem que este sofra OSCILAÇÕES que causem danos estruturais graves.

[pic 2]

Cabos principais:um grupo de fios paralelos que suportam as vigas treliçadas, elas são responsáveis por transferir as suas cargas para as torres principais, servindo assim como elementos transição.

[pic 3]

TORRES E PENDURAIS: Torres principais são elementos intermediários entre a superestrutura e a fundação que suportam os cabos principais, onde transferem os seus carregamentos para a fundação.Já os pendurais são elementos intermediários entre a viga treliçada e o cabo Principal.Elas fazem a passagem entre a carga absorvida pelas vigas e assim continuamente até os fios de aço ancorados.

[pic 4]

[pic 5]

Ancoragens: São blocos de concreto, que ancoram os cabos Principais que Servem como apoios finais para ponte.

[pic 6]

3 PONTE PÊNSIL DE SÃO VICENTE

Esta ponte pênsil está localizada no município paulistano de São Vicente que liga a ilha ao continente de Japuí, onde inicialmente a mesma foi projetada com o objetivo de escoar as águas e dejetos humanos para a ponta do morro de Itaipu visando evitar a propagação de doenças; porém afim de aumentar e facilitar a mobilidade urbana, a ponte também oferece o tráfego de automóveis e passagem de pedestres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (543.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com