TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Artigo: “Simulação virtual da construção de ponte pelo método de lançamento incremental.”

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Análise de Artigo:

“Simulação virtual da construção de ponte pelo método de lançamento incremental.”

(Martins, O. P.; Samapio, A. Z. – Instituto Superior Técnico, ICIST – Lisboa)

a) Quais as metodologias adotadas pelos autores no artigo;

O artigo se trata da simulação visual da construção de uma ponte em concreto executada através do método de lançamento incremental. Tal método consiste em troços sucessivos do tabuleiro (peças do caixão da ponte que são unidas mutuamente) sobre os aparelhos de apoio nos pilares, possibilitando sua chegada à outra extremidade do vão. A realização da simulação tem como principal objetivo a formação em Engenharia na área de Pontes. A modelagem da construção baseada no viaduto Itztalbrücke propicia, aos alunos, uma compreensão satisfatória sobre aspectos do método, já que retrocessos, avanços e repetição de detalhes (através de um menu de eventos) são possíveis em qualquer ponto. A escolha dos Softwares utilizados - Eon StudioTM, da EON Reality , AutoCad e 3ds Max da AutoDesk -permitiu conciliar as licenças já obtidas anteriormente pelo IST (Instituto Superior Técnico) com a qualidade gráfica visivelmente satisfatória, permitindo uma elucidação mais conveniente aos alunos.

Após o término da modelagem da ponte, equipamentos e dispositivos nas posições adequadas, o mesmo é exportado para o programa Eon Studio. O software possibilita a inserção de ambientes (céu, horizonte, piso e diferentes amplitudes do curso da água), além da capacidade do acesso online ao ficheiro criado com uma reduzida dimensão final (4 mb).

As diversas texturas dos elementos utilizados foram aplicadas ao projeto através do 3ds Max, por possuir grande variedade em relação aos materiais (madeira, concreto, equipamentos hidráulicos e elementos metálicos) e oferecer controle sobre as cores, brilhos e rugosidades dos respectivos materiais.

b) Qual a importância das simulações na aplicação do artigo;

A união de cada especificidade dos softwares e o método de demonstração (como a aproximação da câmera em momentos de visualização de detalhes e, em seguida, o afastamento da mesma, contextualizando-os na obra), permite uma melhor compreensão dos alunos, visto que é possível a focalização de aspectos não compreendidos inicialmente.

O modo de apresentação também proporciona interesse por parte do utilizador, já que tal processo construtivo chama atenção por suas etapas e complexidade.

c) Como a simulação de fenômenos físicos pode melhorar o trabalho de engenheiros;

Os possíveis erros na construção, viabilidade, acessibilidade e adaptação aos fenômenos físicos dos ambientes e materiais podem ser previstas através das simulações, prevenindo desde uma futura insatisfação dos clientes e utilizadores do espaço até um eventual acidente.

Perdas excessivas de materiais também podem ser minimizadas, visto que os elementos da construção já estão dispostos no projeto da maneira mais adequada, evitando consideravelmente possíveis alterações após o término dos elementos e reduzindo a geração de entulho – porquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com