TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Barroco História

Por:   •  27/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.213 Palavras (13 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

A crise nos valores que configuraram o período Renascentista se tornou o ponto chave para o crescimento de um novo estilo artístico, onde a tentativa de unir ideais extremamente distintos e o intuito de disseminar novamente ideias teocêntricas trouxeram uma nova configuração de pensar e de se expressar. O Barroco nasceu com sua exuberância e grande apreço por detalhamento decorativo, suntuoso e com o ar dramático que o período exigia, com componentes que questionavam a rivalidade entre o material e o espiritual.

Por ser um estilo que trouxe grande carga de detalhes repletos de grandiosidade, durante muito tempo foi considerado algo exagerado, bizarro e que não seguia as regras e proporções anteriormente estabelecidas, sendo assim o termo barroco era dirigido para tudo o que fugia do padrão e que era visto como irregular, sendo essa visão algo que se manteve pelos críticos de Johann Winckelmann a John Ruskin e Jacob Burckhardt, onde até o fim do século XIX o estilo foi visto como algo que causava estranheza e era considerado grotesco. Tal perspectiva sofreu mudanças apenas quando Heinrich Wölfflin trouxe à tona seu estudo Renascença e Barroco (1988), momento em que o contorno pejorativo que rondava o termo deu lugar a uma designação sobre o estilo em si e uma fundamentação consistente foi dada às características que ele possuía.

Acompanhado de olhares julgadores durante muito tempo, ainda assim o estilo Barroco trilhou uma caminhada significativa e trouxe consigo as características distintas marcadas pela observação diferenciada diante das influências que teve e fixou seu espaço diante de um período turbulento permeado de mudanças e novas configurações sociais e culturais.

2 O PERÍODO BARROCO

Tendo seu pontapé inicial na Itália o barroco tomou proporções significativas, sendo o estilo artístico que trouxe à tona as tensões que ocorriam entre meados do século XVI e XVIII em um contraste tomado pela batalha existente entre a fé e a razão, ele se disseminou e atingiu países católicos da Europa e da América, posteriormente sofreu modificações e alcançou áreas protestantes e parte do Oriente.

Assim como o Renascimento — o estilo que o antecedeu —, teve suas influências fundamentadas na arte da Antiguidade Clássica, no entanto diferenciou-se consideravelmente ao tentar buscar unir a atração pelo que é terreno e a salvação dada pela fé, sendo estes valores considerados extremamente contraditórios. Com características distintas do estilo renascentista, este que procurou exibir essencialmente o antropocentrismo e a racionalidade existente através da austeridade, equilíbrio e harmonia, o barroco trouxe junto a si dramaticidade exacerbada, contrastes fortes e dinamismo ao tentar unir a dualidade de uma contradição.

O período em que o Barroco nasceu foi marcado por crises políticas e religiosas, sendo o século XVI o momento em que ocorreu a Reforma e a Contrarreforma, nesse meio a Igreja Católica buscava sem sucesso retomar a força que os ideais teocêntricos possuíram antes do Renascimento. Sendo assim, com o intuito de evitar ainda mais a expansão das ideias oriundas do protestantismo, a Igreja procurou reafirmar suas convicções através da arte.

Imagem 1 – Massacre de São Bartolomeu, obra de François Dubois

Fonte: Globo Educação.

No meio político a consolidação da monarquia absolutista e o crescimento de uma poderosa classe média também contribuíram para a disseminação da arte barroca, visto que surgiram palácios grandiosos que buscavam mostrar a luxuosidade e o poder existente no estado centralizado, além do mercado de pinturas altamente consumido pela classe média da época.

Outro fator importante e de grande impacto no Barroco foi o desenvolvimento que a ciência teve nessa época junto a busca por explorar a Terra, visto que através disso as ideias sobre a insignificância humana perante o mundo ampliaram drasticamente e então se mostrou como o homem era algo diminuto em relação ao meio.

Imagem 2 – Tempestade no Mar da Galileia, obra de Rembrandt

Fonte: Isabella Stewart Gardner Museum.

3 ETIMOLOGIA

A etimologia da palavra “barroco” não é exata, todavia, existem algumas especulações sobre sua origem e significado. Segundo Lokotsch, citado por Antenor Nascentes em seu Dicionário Etimológico, barroco vem do árabe burka, que significa terreno com areia, barro e pedras. Porém, alguns etimologistas acreditam que sua origem se deu a partir da palavra grega “barros”, cujo significado é “pesado”, já outros apontam que a mesma surgiu do italiano “barocchio” que significa “engano” ou “fraude”.

Contudo, a versão mais pertinente indica que a origem e significado da mesma tenha aparecido na língua portuguesa a partir da versão em espanhol “berrueca” ou do francês “baroque”, que teriam sido evoluções do latim verruca, na qual significa “verruga” ou “irregular”. Na língua portuguesa, sobretudo, a palavra barroco diz respeita a uma pérola de forma irregular e desde o século XVII tal palavra aparece com essa definição no dicionário da língua portuguesa. E já no século XVII a palavra “barroco” começara a ser associada a tudo que era irregular extravagante ou desigual.

4 CONHECIMENTO

No contexto atual de mudanças se juntaram a religião, a filosofia moral e as ciências, na tentativa de melhor estudar a adaptabilidade por parte dos indivíduos em meio a um contexto agitado e incerto, bem como pesquisar a natureza e motivações do ser humano, a fim de que o conhecimento resultante fosse usado para fins práticos definidos, como por exemplo, a melhor doutrinação religiosa e o melhor manejo das massas pelas elites.

A busca pelo autoconhecimento, para conhecimento do íntimo de todos os homens, revestido a um caráter tático, racional e utilitarista, em busca de dominar a natureza do e o ambiente social como maior facilidade, um procedimento que ficou explícito, por exemplo, na obra dos poetas Corneille e Gracián, dizendo que o homem era um microcosmo, e ao dominar-se se tornava mestre do mundo. Esse autoconhecimento possibilitava ainda que se fizessem previsões sobre tendências e comportamentos futuros, individuais e coletivos, aproveitando oportunidades e evitando desgraças. Nesse sentido, a cultura barroca foi essencialmente pragmática e regulada pela prudência, considerada no período a maior das virtudes a serem adquiridas.

Nessa pesquisa do ser humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com