TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENÁRIO ECONÔMICO

Por:   •  13/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO FORMAÇÃO PROFISSIONAL SENAI DE NOVA PRATA

PEDRO ARIEL SILVEIRA ZERASNIEWIKS

SAPZ II

NOVA PRATA

2019

CENÁRIO ECONÔMICO

A economia muito instável faz com que todos os consumidores segurassem um pouco a ansiedade e comprassem menos. As oscilações consideráveis dos indicadores foi o que deixou todos os comerciantes tensos e empresários investirem menos. Para isso, varáveis tornam-se importantes para nortear um cenário econômico.

A inflação é a perda de valor do dinheiro resultante de um aumento generalizado nos preços da economia. Este aumento de preço quando se torna parte das expectativas dos agentes econômicos (empresários, trabalhadores, famílias e empresas), pode tomar proporções catastróficas sendo acelerado e resultando em hiperinflação, como ocorreu no Brasil há algumas décadas. Para isso, deve-se definir uma taxa de juros, a qual o objetivo é impactar diversos aspectos da economia, que por sua vez irão impactar a inflação diretamente como a taxa de juros, crédito e taxa de câmbio.

Além disso, um aumento da produção aponta que mais valor está sendo gerado, que as pessoas estão consumindo mais e consequentemente também há mais postos de trabalhos para serem preenchidos. Quando a produção cresce além do suportado pela estrutura econômica, temos a inflação por conta do aumento de demanda nos recursos produtivos, que não estão disponíveis para todos, resultando em aumento de preços. Num cenário econômico, para que a economia possa crescer sustentável e sem inflação, os responsáveis que permitem ampliar esse crescimento são os novos investimentos por conta do governo e empresas.

Diante disso, o cenário econômico positivo é aquele em que, as taxas de juros impactam a inflação para que ela não suba, ademais, quando a produção esteja equilibrada com o mercado, para que não haja aumento de produtos fora do nível estabelecido. Nessa circunstância superestimada, a probabilidade desse cenário acontecer é baixa, pois os índices atuais do Brasil estão longe do esperado para se tornar positivo.

CENÁRIO ECONÔMICO NEGATIVO

O cenário econômico é decorrente das variáveis citadas no texto anterior, o qual estimava uma economia positiva. Nesse âmbito, tudo seria bom para desenvolvimento do país, mas e se fosse ao contrário?

Sabe-se que a inflação está diretamente ligada a taxas de juros e as produções das empresas, quando se tem um aumento da taxa significativa, temo um aumento da inflação, subindo assim o preço dos produtos, consequentemente surgiria uma crise, pois as empresas não teriam suporte financeiro adequado para todos os funcionários.

Umas das consequências seria o desemprego. Com essas baixas, os empresários e investidores, deixariam de investir, e a economia deixaria de crescer e ficaria lenta. As poucas transações de dinheiro no país fariam com que o mesmo não conseguisse se mantiver em desenvolvimento e estaria sempre lutando contra dívidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com