TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONFORTO AMBIENTAL

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CONFORTO AMBIENTAL I

Paraiba do Sul– RJ

2018

[pic 2]

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CONFORTO AMBIENTAL I

Curso de Arquitetura e Urbanismo

3ªPeríodo – Noturno

Prof.: Marcos Vinicius Rosário

Alunas:Stephany A dos Santos Castelano,Larissa Santana Campos Costa,Lucas de Almeida Rosa,Maria fernanda Martins de Paula Thomaz,Lavínia Oliveira Leonel.

Paraiba do Sul– RJ

201

RESUMO

Conhecer e compreender o projeto desenvolvido pelo arquiteto Sidônio Porto para a sede administrativa da Petrobrásem Vitória –ES ,num total de 110 mil metros quadrados construídos, que ocuparão 30% do terreno de 101 mil metros quadrados, um projeto de grande importancia em questão da sutentabilidade como veremos nesse trabalho.

SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (SI)

SUMÁRIO

1        ‘INTRODUÇÃO        5

2        IMPLANTAÇÃO E OCUPAÇÃO        6

3        ORIENTAÇÃO        7

4        PLANTA BAIXA        9

5        ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS        10

6        TOPOGRAFIA        16

7        CONCLUSÃO        18

8        REFERENCIA        19

        

  1. ‘INTRODUÇÃO

O projeto da sede de unidades da Petrobras em Vitória está entre os edifícios adeptos da arquitetura bioclimática, tem como orientação os preceitos básicos que norteiam a construção dos chamados edifícios verdes. Dentro de um cenário que defende a eficiência energética das edificações o projeto traz em destaque as proteções térmicas das fachadas, os sistemas de energia renovável, alem da criação de zonas sombreadas. O projeto desenvolvido expressa a preocupação da empresa com o respeito ao meio ambiente. No topo da lista de companhias brasileiras que se importa com a questão da sustentabilidade, a estatal vem procurando aplicar essa orientação em suas novas unidades.O projeto foi escolhido em concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Os edifícios serão agrupados conforme suas funções, e estarão envolvidos por praças com espelhos d’água e grandes áreas verdes, que vão contribuir com a manutenção do microclima. Também visando à sustentabilidade, o projeto propõe a implantação de um terraço-jardim na cobertura do auditório e de coletores de energia solar para o aquecimento da água. Alem disso haverá reservatórios para captação de parte da água pluvial recebida pelas coberturas dos edifícios, podendo essa ser utilizada para irrigação das áreas verdes e reposição nas torres de arrefecimento.

  1. IMPLANTAÇÃO E OCUPAÇÃO

[pic 3]

Implantação

O projeto da sede da Petrobras esta localizado na região da praia do Canto, e devido a sua topografia e vegetação privilegiada, o projeto iniciou-se com o estudo de implantações das edificações do local, com o objetivo de não acabar com a vegetação mais valiosa, concentraram as edificações mais densas nas áreas onde não havia esse tipo de vegetação, a fim de manter as árvores mais antigas e de maior extensão já existentes no local, o que futuramente trouxe benefícios para a área da edificação, pois as árvores mantidas formaram uma espécie de cinturão verde ao redor dos edifícios, ajudando na parte do sombreamento do local.

No processo de implantação foram realizados inúmeros procedimentos de suma importância para a execução do projeto, como a analise do impacto no trafego urbano, o que ajudou nos congestionamentos, as zonas de circulação de área sombreada, o desempenho das fachadas, esses procedimentos foram de suma importância, que ganharam lugar nos estudos voltados para o uso racional de energia e água.

  1. ORIENTAÇÃO


Os edifícios serão agrupados conforme suas funções, ficarão situados ao longo dos eixos norte/sul e leste/oeste, abraçado por praças com áreas verdes generosas e espelhos d’água, que vão ajudar na manutenção do microclima. Com cerca de 1000 metros quadrados, a praça norte terá áreas de estar e centro de eventos. Na praça central, que ligará o edifício do CRV ao do CPD, servirar como ponto de encontro e será o coração de toda a concepção. Tendo uma característica formal e programática, o auditório também se tornará elemento dinamizador dessa praça. Parcialmente coberta, a praça sul será a ligação entre o conjunto e a torre a ser construída posteriormente, pela continuidade das ruas arborizadas que se estenderão ao longo de um espelho d’água. Também pensando na sustentabilidade do empreendimento, sugere-se a implantação de um terraço-jardim na cobertura do auditório e de coletores de energia solar, para fazer o aquecimento de água, na ponta do volume dos refeitórios. Esse projeto ainda prevê reservatórios para parte da água pluvial recebida pelas coberturas dos edifícios. Essa agua poderá ser utilizada na irrigação das áreas verdes e reposição nas torres de arrefecimento. A empresa que foi contratada para os estudos de conforto térmico, a Ambiental Consultoria, evidenciou que as fachadas leste e oeste estarão mais sujeitas à incidência solar, ao mesmo tempo que a sul receberá menor insolação e a norte ocupará posição intermediária.

Graças a um trabalho em equipe, envolvendo profissionais de várias áreas, possibilitou que essas condicionantes fossem avaliadas na fase de desenvolvimento dos projetos. Por consequência, ambientes que terão maior número de pessoas trabalhando ficarão próximo das faces menos ensolaradas, que ganharão os maiores vãos. Sendo assim, os banheiros, copas, depósitos e circulações verticais estarão localizados perto das fachadas leste e oeste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com