TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conforto Ambiental

Por:   •  15/9/2017  •  Resenha  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 4

No livro Os Pilares da Terra, o escritor britânico Ken Follet descreveu, minuciosamente, a construção de uma catedral gótica no interior da Inglaterra no século XII. O fragmento do romance, a seguir transcrito, reflete o fascínio de Tom, o construtor, pela catedral: "Tinha trabalhado numa catedral uma vez -Exeter. No principio havia encarado aquele trabalho como outro qualquer. [...] Entretanto percebera depois que as paredes de uma catedral não precisavam ser apenas boas, mas perfeitas. Além de a catedral se destinar a Deus, a construção era tão grande que a menos obliquidade nas paredes, o mais ínfimo desvio do nivelamento absoluto, enfraqueceria fatalmente a estrutura."


[pic 1]

A partir do texto e da figura apresentados e considerando o sistema estrutural de uma catedral gótica conclui-se que:

I-   a principal diferença entre os arcos românticos e os arcos góticos está na forma pontiaguda desses últimos, que, além de introduzir uma nova dimensão estética, tem como importante consequência a redução dos empuxos dos arcos em cerca de 50%.
II- do ponto de vista estrutural, o gótico representou a passagem da estrutura pesada das catedrais românicas, para uma estrutura mais leve, na qual os esforços eram absorvidos por um sistema estrutural com base em abóbadas de berço localizadas logo abaixo do telhado.
III-  os arcobotantes têm uma superfície superior reta e uma superfície inferior curva, de modo que seus eixos quase retos seguem a linha dos empuxos da abóbada, enquanto sua forma levemente arqueada mostra como eles suportam seu próprio peso graças à ação do arco.
IV- as paredes resistiam tanto aos esforços verticais, quanto aos esforços horizontais gerados pelo vento, abóbadas e telhado, exigindo uma preocupação maior com o comportamento estrutural, o que foi um passo fundamental na transformação do conhecimento estrutural empírico em conhecimento científico.

É correto apenas o que se afirma em:

[pic 2]

I e IV.

[pic 3]

II e III.

[pic 4]

I e III.

[pic 5]

I, II e IV.

[pic 6]

II, III e IV.

Em uma estrutura treliçada, as cargas que a solicitam devem estar aplicadas em que pontos? Justifique.

Devem estar aplicadas diretamente sobre os nós da treliça, garantindo que as barras estejam totalmente comprimidas ou tracionadas, gerando uma estrutura mais econômica e esbelta.

No projeto para o Ginásio do Clube Paulistano de Paulo Mendes da Rocha e João de Gennaro em 1958, seis pilares de concreto dispostos regularmente em círculo apoiam uma marquise em anel circular com mais ou menos 12.50 m de largura e secção transversal trapezoidal. O vazio central interno possui outro sistema estrutural e tem cerca de 35 m de diâmetro.

[pic 7]

Fig. 1 - Foto Aérea do Ginásio

[pic 8]

Fig.2 - Cortes do Ginásio

Analisando a foto e os cortes do projeto acima podemos afirmar:

I)   O vão central é treliçado, suspenso por cabos presos aos pilares;

II)  A estrutura do vão central é apoiada na estrutura da marquise periférica;

III) A forma dos pilares não está relacionada com a estrutura do vão central;

IV) A solução estrutural usada na marquise poderia cobrir o vão central do ginásio; Somente estão corretas as afirmativas:

      [pic 9]

I e II

      [pic 10]

II e IV

      [pic 11]

I e III

      [pic 12]

II e III

      [pic 13]

I e IV

Pergunta

Explique o que se entende por concreto protendido, descrevendo sua atuação estrutural.

Resposta

Associação entre cabo e viga em que o cabo é previamente tracionado e quando liberado transmite ao concreto uma força de compressão pela aderência entre os materiais. Elimina ou reduz drasticamente as tensões de tração na estrutura.

Complete as lacunas: A associação de _________ ortogonais, denominada _________ espacial, é muito usada para coberturas, como por exemplo, aeroportos, rodoviárias, galpões industriais e ginásios esportivos, por ser uma estrutura muito leve e pouco deformável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (354.9 Kb)   docx (191 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com