TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conforto Ambiental

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ÁREA DE EXATAS E APLICADAS

UNOESC XANXERÊ

ÉLISSON BULLÉ

MAURICIO AMADORI

 PROPOSTA REFORMA DE RESIDENCIA UNIFAMILIAR

Xanxerê-SC

2018

ÉLISSON BULLÉ

MAURICIO AMADORI

 PROPOSTA REFORMA DE RESIDENCIA UNIFAMILIAR

Trabalho de elaboração de projeto para proposta de reforma de uma residência unifamiliar, apresentado ao curso de Engenharia Civil, na área de Ciências Exatas e Aplicadas, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como requisito final a conhecimento de projeto referência em conforto ambiental.

Professora Orientadora: Rejane Bolzan Lunkes

Xanxerê-SC

2018


IMÓVEL: Residência Unifamiliar

DADOS DA OBRA:              

  • Terreno de 15x30m;
  • Testada Oeste;
  • Vento Predominante Sudeste;
  • Topografia Plana.

DATA DE REFERÊNCIA:  outubro/2018

                                                                                                                                                       

OBJETIVO DO MEMORIAL:

                O presente memorial tem por objetivo descrever os materiais utilizados para uma melhor eficácia acústica e climática e também algumas propostas para um conforto excelente para os futuros moradores.

MEMORIAL DESCRITIVO:

  1. ESQUADRIAS

Nessa residência será utilizado esquadrias de alumínio para as janelas, o sistema é chamado de Thermal Break, onde consiste em eliminar a troca de calor entre o interior e exterior. Essa característica é alcançada pelo fato do acréscimo de um perfil poliamida acrescido de 25% de fibra de vidro, que se encontra entre os perfis de alumínio. Esse método é muito eficaz para a redução de ruídos e também em manter a temperatura, pois não há troca de calor.

[pic 1] [pic 2]

 

  1. VIDROS

        Será implementado nas janelas o vidro insulado, que basicamente é feito a partir de um sistema de envidraçamento que pode ter duas ou mais peças de vidro colocadas a um perfil de alumínio, duplamente vedada. Nessa obra irá ser realizada a mesclagem de vidro insulado com o sistema de esquadrias Thermal Break, que potencializa ainda mais a eficácia acústica e térmica. A câmara de ar colocada entre as peças de vidro proporciona o efeito isolante, auxiliando na vedação de ruídos, o que oferece mais conforto acústico ao ambiente.

[pic 3] [pic 4]

  1. PINTURA

        Irá ser feita a aplicação de tinta acrílica a base de água nas paredes externas da casa, mas o ponto que irá ajudar no conforto térmico, será o aditivo, que utiliza microesferas vitrocerâmicas revestidas (são esferas ocas e revestidas com nano polímeros, contendo vácuo em seu núcleo), que proporciona uma boa barreira térmica. Uma das vantagens mais relevantes além do conforto térmico é que esse aditivo pode ser misturado a qualquer tinta encontrada no mercado. O efeito produzido pelo aditivo é semelhante a uma garrafa térmica. É misturado na tinta em forma de pó.

[pic 5][pic 6]

  1. MADEIRA REFLORESTADA

        A madeira que será implementada a casa, tanto nas fabricações de componentes como tesouras, terças, caibros e nas caixarias de pilares e vigas terá sido proveniente de reflorestamento, ou seja, de árvores que foram plantadas já com a finalidade de serem extraídas, e novas árvores são plantadas no mesmo local de onde elas foram tiradas. As madeiras reflorestadas implantadas serão Pinus e Eucalipto.

[pic 7] [pic 8]

  1. CISTERNA VERTICAL

        O sistema de cisterna vertical que será aplicado na casa consiste em um reservatório de água para captação e armazenamento de água das chuvas e também água potável, não necessitará ser enterrada. Vertical, compacta e modular é ideal para pequenos espaços, fabricado em material plástico tem um peso muito alto e uma eficiência grande. O uso de bomba será dispensado pois essa água irá ser usada para lavagem de calçadas e para regar plantas então o posicionamento da cisterna já é necessário para o transporte da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (607.2 Kb)   docx (687.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com