TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corredor Transbrasil

Por:   •  21/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.933 Palavras (16 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

O BRT TransBrasil será uma importante conexão da Baixada Fluminense (vias alimentadoras) e o centro do Rio de Janeiro. O projeto básico está concluído. O edital de licitação das obras tem previsão de contratação das obras para 2012. O TransBrasil terá 4 terminais de integração e 28, com distância média entre elas de 1.350m. Com a implantação dos corredores, a velocidade operacional dos ônibus será maior. No trecho de implantação do Corredor TransBrasil a velocidade atual dos ônibus é de 23km/h, mas existe a expectativa que o corredor passará a operar a 36km/h

Trecho 1 - Aeroporto Santos Dumont – Av. Presidente Vargas (trecho com nove estações e um terminal)

Trecho 2 - Av. Francisco Bicalho (trecho com duas estações)

Trecho 3 - Avenida Brasil – Cajú a Coelho Neto (trecho com catorze estações e dois terminais) Ligação BRT TransBrasil – TransCarioca; iv) Acesso ao Terminal Missões; v) Acesso ao Terminal Margaridas;

Trecho 4 - Avenida Brasil – Coelho Neto a Deodoro (trecho com três estações e um terminal)

Previsões

O Governo Federal anunciou a liberação do financiamento para a execução da obra, orçada em R$ 1,3 bilhão. A previsão é de que as obras durem 36 meses. O corredor terá 32 quilômetros, com quatro terminais, 28 estações e 15 passarelas. A expectativa é de que sejam atendidos 900 mil passageiros por dia, sendo o BRT que provavelmente terá maior demanda entre todos já projetados e implantados no mundo.

Fazem ainda parte do projeto mais de 30 mil metros quadrados de pontes e viadutos, o alargamento das pistas laterais da Av. Brasil entre de Irajá e Guadalupe e a construção de um mergulhão de acesso ao Aeroporto Santos Dumont, preservando o patrimônio paisagístico do Aterro do Flamengo.

Modal TransBrasil

Serão criados quatro terminais (terminal Deodoro, terminal Margaridas, terminal Trevo das Missões, terminal Santos Dumont); onde a população terá acesso aos ônibus alimentadores. O terminal de Deodoro servirá para acesso dos BRTs, tanto da Transbrasil quanto da TransOlímpica e também com a linha férrea. Saindo do terminal Deodoro os BRTs passarão por um viaduto extenso com mais de 500 metros até a avenida brasil. Onde serão feitas quatro vias (duas vias por sentido) exclusivas para os BRTs, sem paradas, ou seja, não haverá sinalização, o que ira facilitará o transporte de 900 mil pessoas por dia que é o estimado.

Barros Filhos não possui pista local por isso serão feitos os alargamentos das pistas para que possam ser colocadas pistas locais, e onde houver a necessidade de viadutos eles serão implantados.

Figura 2 – Terminal Deodoro.

O terminal Margaridas será implantado para fazer a ligação das linhas que venham da Dutra, possuirá 100.000m² e terá duas alças (uma de subida e uma de saída) para os BRTs.

Figura 3 – Terminal Margaridas

Na altura Rio-Juiz de fora será implantado o terminal Trevo das Missões que fará a ligação das linhas que vierem da rodovia Washington Luiz.

Figura 4 – Terminal das Missões 

Na entrada para ilha do governador haverá a ligação dos BRTs da TransCarioca, pois será feita uma estação da Transbrasil em baixo de um dos viadutos onde contém uma estação da TransCarioca. Onde as pessoas terão como ter acesso aos dois aeroportos.

Figura 5 – Ligação das estações TransBrasil/TransCarioca

No trecho caju será onde haverá maiores mudanças. Na subida e descida da ponte Rio-Niterói, terá que demolir o viaduto, e ele será feito mais aberto e farão alças onde passarão os BRTs. Outros veículos que vierem pela pista central terá que passar por um mergulhão que será construído e sairá na pista Avenida Brasil (de frente ao inca).

Figura 6 – trecho do Caju 

Na Francisco Bicalho haverá quatro faixas e duas estações (duas faixas e uma estação a cada lado do córrego), uma ponte fará a ligação dos sentidos das estações.

Figura 7 – Trecho Av. Francisco Bicalho Figura 8 – Estações BRT Av. Francisco Bicalho

Será demolido um viaduto a baixo próximo a uma linha férrea pra que seja criado um viaduto paralelo ao existente (viaduto dos marinheiros), até chegar à Presidente Vargas onde será usada a mesma tecnologia, pois existe o canal. Figura 9 – Trecho Av. Presidente Vargas

Na Primeiro de Março passarão as pistas do BRT no meio, e uma pista local por sentido para dar acesso aos automóveis.

Ao chegar à presidente Vargas o BRT fará uma curva para que possa se posicionar no meio da via e seguirá até o aterro onde será feito um mergulhão de acesso para o terminal Santos Dumont. No terminal Santos Dumont as pessoas poderão pegar alimentadores que irão pra zona sul.

Figura 10- Trecho Aeroporto Santos Dumont

De Deodoro até a Candelária serão feitas 25 estações; para que essas estações sejam feitas serão utilizados os candeeiros ou parte das pistas laterais.

As passarelas terão modificações; elas serão mais largas e terão as bilhetagens já no início das passarelas.

O trecho de maior acesso que se da inicio a via Dutra ate à rodoviária Novo Rio, e nelas terão 14 estações centrais, no trecho não haverá sinalização.

Empreiteiras

A Secretaria municipal de Obras publicou, nesta quarta-feira, no “Diário Oficial” o resultado da licitação do lote 2 do corredor expresso Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro do Rio, ao longo da Avenida Brasil. O trecho vai do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com