TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cuidados ao se utilizar a madeira na construção

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 10

ESTRUTURAS DE MADEIRA - CUIDADOS AO SE UTILIZAR, CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E MECÂNICAS E PRODUTOS COMERCIAIS

1 INTRODUÇÃO

A madeira é, provavelmente, o material de construção mais antigo dada a sua disponibilidade na natureza e sua relativa facilidade de manuseio.

Comparada a outros materiais de construção convencionais utilizados atualmente, a madeira apresenta uma excelente relação resistência/peso. Além disso, possui outras características favoráveis ao uso em construção, tais como facilidade de diversos produtos industrializados e bom isolamento térmico.

Por outro lado, a madeira está sujeita à degradação biológica por ataque de fungos, brocas etc. e também à ação do fogo. Além disso, por ser um material natural apresenta inúmeros defeitos, como nós e fendas que internferem em suas propriedades mecânicas. Entretanto, estes aspectos desfavoráveis são facilmente superados com o uso de produtos industriais de madeira convenientemente tratados, em sistemas estruturais adequados, resultando em estruturas duráveis e com características estéticas agradáveis.

Sendo assim, serão apresentados no presente trabalho os cuidados que se deve ter na utilização da estrutura de madeira juntamente com suas características físicas e mecânicas. Como é possível encontrar a madeira em diversas formas de comercialização, serão apresentados os principais produtos comerciais desse material, além de exemplos do emprego da estrutura de madeira nas construções.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Cuidados ao usar estrutura de madeira

A madeira está sujeita à degradação biológica e também à ação do fogo. Além disso, por ser um material natural apresenta inúmeros defeitos, como nós e fendas que internferem em suas propriedades mecânicas. Entretanto, estes aspectos desfavoráveis são facilmente superados com o uso de produtos industriais.

2.1.1 Umidade

Pelo fato de a madeira absorver umidade com mais facilifade nos cortes transversais que nos cortes longitudinais, deve-se dar atenção especial à proteção dos topos das peças. Isso pode ser feito através de mais demãos de cobertura nos topos bem como através da pregação de tábuas nos topos das peças.

O uso da madeira na umidade apropriada significa ausência de complicações de contração no futuro. A madeira deve ser seca até atingir a umidade média que terá em serviço.

Para isso, deve-se saber o teor de umidade recomendado. Em regiões mais secas o teor de umidade inicial deve situar-se entre 7% e 10%. Para fechamento externo, estrutura do telhado, da parede e do piso, o teor de umidade deve estar entre 10 e 16% na maioria das regiões do país.

Existem dois meios para determinação do teor de umidade: pelo uso de medidor elétrico ou pelo método da diferença de massa. O uso do medidor elétrico é, sem dúvidas, mais simples e rápido, além de permitir a determinação sem cortar a peça de madeira. O método da diferença de massa é mais preciso para determinação do teor de umidade. O procedimento envolve o corte de pequenas amostras que são pesadas e depois secas em estufa. Após isso, o teor de umidade é calculado pela fórmula:

Onde: Tu= teor de umidade

Tu= 100 (Mu -Ms) / 100 Mu= massa úmida

Ms= massa seca em estufa

Após a madeira ser utilizada com seu teor de umidade correto de acordo com a região empregada, as peças ainda necessitam de cuidados, pois a madeira seca absorve umidade não apenas pelo contato direto com a água, mas também de outras fontes negligenciadas. Ela pode absorver umidade na forma de vapor do ar saturado ou através do contato com concreto, alvenaria ou solo úmidos. Além disso, como muitos outros materiais da construção, a madeira absorve a umidade nela condensada, assim como a água da chuva ou neve que tenham penetrado nas juntas, gretas ou fendas.

A proteção da madeira contra a umidade geralmente requer que:

 Ela seja mantida fora do contato direto com o solo e água;

 Haja circulação de ar em áreas úmidas;

 As faces expostas sejam protegidas com tintas, vernizes ou outros tipos de cobertura.

2.1.1.1 Evitar contato com o solo

Cuidado especial deve ser tomado para a proteção da madeira ao contato direto com o solo, mesmo em construções temporárias. Cuidado e atenção no projeto, nos detalhes e na seleção do material podem eliminar a necessidade futura de substituições frequentes de peças tais como vigas, barrotes e soleiras.

Uma prática recomendável é o uso de madeira tratada à pressão quando esta ficará em contato com alvenaria ou com o solo.

É também recomendado o uso de barreiras impermeáveis sobre as superfícies do solo sobre as quais há peças de madeira, e o uso de filmes impermeáveis entre a alvenaria, o solo e as peças, para que a umidade não passe para a madeira.

2.1.1.2 Outras precauções

É importante também manter as partes próximas às paredes livres de plantas, pois estas podem propiciar a retenção de umidade que favorece o apodrecimento.

 As extremidades das tábuas devem ser protegidas para que se evite a penetração de umidade e a consequente deterioração das peças.

 As bordas das portas e janelas devem ter detalhes construtivos das molduras adequados para se evitar a penetração de água ou ar úmido.

 Deve-se garantir a qualidade das juntas entre as peças de madeira. Isso de faz com uma boa carpintaria. As juntas devem ser bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com