TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso de Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  14/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

       [pic 2] 

Curso de Arquitetura e Urbanismo

HISTÓRIA DA ARQUITETURA II -

Prof. Dr. Carlos Edinei de Oliveira

Equipe de Trabalho: (Digite os nomes completos da equipe de trabalho. Sempre serão formadas por quatro acadêmicos. As equipes de trabalho serão determinadas pelo professor.)

PORTFÓLIO V

Regras para digitação e envio do Portfólio

As respostas das atividades, quando necessárias deverão ser digitadas em fonte Arial 11, espaço entrelinhas 1,5 e o portfólio deverá ser encaminhado apenas por um membro da equipe para o e.mail carlosedinei@unemat.br . O portfólio será realizado em sala de aula.

Avaliação do Portfólio

Cada portfólio terá o valor de 0 – 10,00. Os acadêmicos serão avaliados individualmente, mesmo na construção coletiva do portfólio. Caso o acadêmico deixe de realizar a produção individual, ele não será avaliado, entende-se que ele não participou da produção coletiva do trabalho. Não serão aceitos portfólios individuais. Os acadêmicos serão avaliados conforme participação em sala de aula. Os portfólios serão realizados em sala de aula.

PORTFÓLIO V – PARTES A e B

Conteúdo

ESTRUTURALISMO E PÓS-ESTRUTURALISMO

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

PARTE A

ESTRUTURALISMO E PÓS-ESTRUTURALISMO

Referência básica para realizar as atividades da Parte A

SKTRICKLAND, Carol. Arquitetura comentada: uma breve viagem pela História da Arquitetura.  Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. p.146-147.

ESTRUTURALISMO NA ARQUITETURA : Arquitetura Estilo Tendências. Disponível em: isour.com/pt/structuralism-in-architecture-28616/#:~:text=Estruturalismo%20é%20um%20movimento%20na,em%20meados%20do%20século%20XX.&text=“Estruturalismo%20é%20um%20paradigma%20teórico,ou%20estrutura%20maior%20e%20abrangente.”. Acesso em 01 set. 2020.

SANCHEZ, Renata Latuf de Oliveira. Estruturalismo e Pós-Estruturalismo: Diálogos entre Cinema e Arquitetura. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 6 – Ed. 1 – set.nov. 2012.

1.QUESTÕES PROBLEMAS PARA ANÁLISE. (Não precisa responder apenas para reflexão).

a. Arquitetura e Participação do usuário

b. Influência do projeto como fator de mudança social

2. PARA LEITURA

O estruturalismo é inspirado nas investigações do antropólogo Lévi-Strauss sobre relações entre as estruturas que regem os processos culturais e consiste na análise de grandes sistemas, examinando as relações e funções das mínimas partes envolvidas.  (FONTE:  A LIÇÃO magistral de arquitetura de Herman Hertzberger. Disponível em: https://pt.slideshare.net/mackenzista2/hermann-hertzberger.Acesso em: 01 set. 2020).

Ao longo de sua vida, o arquiteto holandês Jaap Bakema (1914-1981) procurou transmitir aos seus alunos e colegas a noção do que ele chamou de "espaço total", "vida total" e "urbanização total". Em sua visão, o projeto arquitetônico tinha que ajudar a tornar as pessoas conscientes do ambiente maior a que pertencem e em que operam. A arquitetura não poderia ser desvinculada do urbanismo, estava relacionada com a estrutura mais profunda da sociedade. Sua conceituação de arquitetura foi baseada em programa e processo e colocou as relações sociais e visuais no centro, o que trai sua adesão ao estruturalismo como expressado na revista holandesa em que ele era editor, juntamente com Van Eyck e Hertzberger e ao Team 10, do qual ele mesmo foi uma das principais vozes. Ao mesmo tempo, Bakema expandiria o legado do movimento holandês De Stijl e do funcionalismo holandês. Em particular, seu conceito de espaço e continuidade espacial é derivado do De Stijl. Sua abordagem diagramática ao projeto arquitetônico e organização programática, bem como a linguagem arquitetônica elementar de seus projetos foram elaborações da tradição funcionalista holandesa.

FONTE:  HEUVEL, Dirk van den Estruturalismo: O mais recente de arquitetura e notícia. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/tag/estruturalismo. Acesso em: 01 set. 2020.

3. ATIVIDADES  

3.1. Sobre a arquitetura estruturalista, pesquise e assinale com X o que pode ser atribuído ao pensamento de arquitetura de Herman Hertzberger:

(     ) acreditava que o papel do arquiteto não era fornecer uma solução completa, mas fornecer uma estrutura espacial a ser preenchida pelos usuários.

(     ) foi um dos primeiros arquitetos que produziu soluções arquitetônicas com a participação do usuário.

(      ) é criticado pela deselegância das fachadas de seus edifícios, porque está mais interessado na operação e no interior dos edifícios que projeta do que na estética das fachada.

(  ) produziu edifícios com fachadas atraentes - como Waternet, em Amsterdã, uma transformação em sua arquitetura.

(     ) projetou vários edifícios escolares em sua carreira, muitos deles premiados.

(     ) nascido em 1932, é um arquiteto holandês contemporâneo de destaque e respeitado teórico.

3.2. Veja o site https://pt.slideshare.net/mackenzista2/hermann-hertzberger e escreva dez considerações sobre os projetos de Escola de Herman Hertzberger.

3.3. Leia o texto: ESTRUTURALISMO NA ARQUITETURA : Arquitetura Estilo Tendências. Disponível em: isour.com/pt/structuralism-in-architecture-28616/#:~:text=Estruturalismo%20é%20um%20movimento%20na,em%20meados%20do%20século%20XX.&text=“Estruturalismo%20é%20um%20paradigma%20teórico,ou%20estrutura%20maior%20e%20abrangente.”. Acesso em 01 set. 2020.

Após leitura, responda as questões:

  1. O que é o Movimento do Estruturalismo na Arquitetura?
  2. O antropólogo Claude Lévi-Strauss observou: “Não acredito que ainda possamos falar de um estruturalismo. Houve muitos movimentos que alegaram ser estruturalistas”. Essa diversidade também pode ser encontrada na arquitetura. No entanto, o estruturalismo arquitetônico tem uma autonomia que não cumpre com todos os princípios do estruturalismo nas ciências humanas. Na arquitetura, as diferentes direções criaram imagens diferentes. Neste artigo, duas direções são discutidas. Às vezes, estas ocorrem em combinação. Explique-as:
  3. Quando o estruturalismo na arquitetura e no planejamento urbano teve suas origens?
  4. Escreva sobre o manifesto do movimento estruturalista.
  1. Leia o artigo a seguir e respondas as questões que segue:

SANCHEZ, Renata Latuf de Oliveira. Estruturalismo e Pós-Estruturalismo: Diálogos entre Cinema e Arquitetura. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 6 – Ed. 1 – Set.Nov. 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com