TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÃNICA & PRODUÇÃO

Por:   •  28/1/2021  •  Artigo  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Estadual do Maranhão

CENTRO DE CIÊNCIAIS TECNOLÓGICAS –CCT

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÃNICA & PRODUÇÃO

CURSO: CFO – BOMBEIRO MILITAR

DISCIPLINA: Higiene e Segurança do trabalho.          

ATIVIDADE:  2ª e 3ª Prova.  DATA: 13/11/2020

NOME/CÓDIGO: Abisaer Lima Lago Júnior / 20180069080; Ítalo Ramon Januário / 20180069189; José William Silva Sousa / 20180109810; Mariana Aparecida Frazão Branco / 20180069053.

2ª PROVA

  1. Qual a finalidade da segurança do trabalho?

Segurança do Trabalho é um conjunto de práticas de prevenção quem tem por finalidade proteger o colaborador de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho, proporcionando um ambiente laboral saudável, a fim de que tenha condições de executar suas tarefas da melhor forma possível. Podemos definir Segurança do Trabalho como todas as medidas que são adotadas em empresas visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e, assim, proteger a integridade do profissional no ambiente de trabalho. Dessa forma, ele terá melhores condições de realizar suas atividades, sentindo-se protegido.

  1. Defina ambiente de trabalho.

Sabendo que ambiente é um termo com origem no latim ambĭens, que significa “que rodeia”, refere-se ao entorno que rodeia os seres vivos, condicionando as suas circunstâncias vitais. Ele é formado por diversas condições, tanto físicas como sociais, culturais e económicas. O trabalho, por sua vez, é a medida do esforço que realizam as pessoas. Trata-se da atividade produtiva que um sujeito leva a cabo e que é remunerada através de um. Portanto, ambiente de trabalho é todo espaço, físico ou abstrato, que, ao interagir com o trabalhador, influencia-o de maneira positiva ou negativa, alterando o seu estado físico, psíquico e social. Todo ambiente de trabalho é composto por um conjunto de fatores interdependentes.

  1. Que fatores influenciam o ambiente de trabalho? Fale de cada um.

Fatores meteorológicos e topográficos: a atmosfera atua como meio de propagação da poluição do ar e como agente de difusão dos poluentes; ventos: a direção e velocidade é muito importante, pois estes fatores são predominantes para diluição das substâncias emitidas e aumentam os riscos em trabalhos em alturas; temperatura do ar e a temperatura dos gases emitidos: influencia na diluição dos gases poluentes e diminuem o conforto no local do trabalho; umidade relativa do ar: influencia no ambiente de trabalho na formação de neblinas, dificultando a dissipação dos agentes poluentes ou pela baixa umidade que pode dificultar a respiração. Fatores emocionais: levar problemas pessoais para o ambiente de trabalho; presenteísmo: funcionário presente sem condições de produzir nada; condições de relacionamento no ambiente do trabalho. Riscos ambientais: físicos, as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como ruídos, vibrações, pressões anormais, entre outros; biológicos, bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros; químico, substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, entre outros.

  1. Insalubridade e periculosidade são tratadas nas NR’ s 15 e 16 respectivamente. Comente cada uma.

Condições insalubres são as definidas como condições acima dos limites de tolerâncias para condições como ruído, calor, radiações, vibrações, frio e outras especificadas nos anexos de I a XIV da NR 15. Como essas condições afetam diretamente a vida dos trabalhadores eles recebem remunerações relacionadas as mesmas. As atividades e operações perigosas seguem a mesma linha, porém definidas na NR 16, nos anexos de I a V, sendo exemplos: substâncias inflamáveis, explosivas, radioativas, operações com exposição a roubos e outras espécies de violência física, energia elétrica e motocicletas.

  1. Na NR 5, tratamos da CIPA. Descreva esta NR e qual a função da CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA – temo fim de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho visando conciliar o trabalho e a constante preservação da vida e saúde do trabalhador.

  1. Descreva a NR3.

A NR 3 faz referência ao embargo ou interdição que implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina, equipamento ou obra e representa uma medida de urgência aplicada em caso de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.


         3ª PROVA.

  1. Descreva a importância e como elaborar um mapa de risco.

O mapa de risco é uma representação gráfica em planta baixa, possuindo uma visão de todos os ambientes de uma empresa, com os tipos e graus de risco existente em cada local. Dessa forma, o mapa de risco é representado por meio de círculos e cores, para que possa indicar corretamente cada informação. O tamanho do círculo representa o grau (a intensidade) do risco, podendo ser: pequeno, médio e grande. A cor mostra a natureza do risco, podendo ser: verde (riscos físicos), vermelho (riscos químicos), marrom (riscos biológicos), amarelo (riscos ergonômicos) e azul (riscos de acidentes). Segundo a Norma Regulamentadora 5 (NR 5), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem a função de elaborar o mapa de risco. Deve-se realizar o levantamento de cada área para representar os riscos no mapa. É importante que haja legenda no mapa para facilitar o entendimento.

  1. Descreva doenças ocupacionais.

São doenças que adquiridas ou produzidas por meio do exercício de uma função dentro das condições estabelecidas para o trabalhador. Um indivíduo que sofre ou desenvolve uma doença ocupacional possui todos os direitos que uma pessoa que sofreu um acidente de trabalho. As causas desses tipos de doenças devem ser analisadas tanto por trabalhadores quanto por empregadores, buscando a melhoria das condições de trabalho. Assim, deve-se tentar ao máximo evitar que tais casos aconteçam para que se preserve a estruturas de saúde e segurança no ambiente de trabalho. Ao se notar evidências de desconforto físico e mental do trabalhador, deve existir acompanhamento médico o mais rápido possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com