TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Designer Famosos

Por:   •  23/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 10

Jean Prouvé

Jean Prouvé era um metalúrgico francês, arquiteto e designer autodidata. Le Corbusier designou Prouvé um construtor, misturando arquitetura e engenharia. A principal conquista de Prouvé foi transferir a tecnologia de fabricação da indústria para a arquitetura, sem perder as qualidades estéticas.

Zanini de Zanine

Natural do Rio de Janeiro, Zanine conviveu em um meio muito influente na área do Designer por conta de seu pai Zanine Caldas, foi com ele que teve o primeiro contato com esse meio, graças a ele que ele se tornou designer.

Zanine foi estagiário de Sérgio Rodrigues, profissional que conhecia desde pequeno. Zanine vê o trabalho como um hobby divertido e o design como um casamento entre a arte e a tecnologia em benefício do ser humano, Zanine transita criativamente entre projetos em grande escala e o desenho voltado para o móvel-arte.

Um dos projetos conhecidos do Zanine e a cadeira de plantas de moedas, que além de serem charmosas são de materiais recicláveis. Zanine ganhou o premio de Designer do Ano em 2014.

Carlos Bratke

Nascido em São Paulo em 1942, seguiu a mesma carreira do pai, o arquiteto Oswaldo Arthur Bratke, se formou na Universidade Mackenzie em arquitetura e urbanismo e pós-graduou em Planejamento e Evolução Urbana na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Dentre seus principais projetos estão escolas, edifícios comerciais, conjuntos habitacionais e instalações industriais espalhados por São Paulo, Carlos também projetou em Israel, México, Uruguai e EUA. Inventor dos contornos futuristase reluzentes das torres de aço e vidro da Barrin.

Alvar Aalto

Nascido em 1898 na Finlândia, foi pioneiro do design e da arquitetura moderna, Aalto se formou em 1921 na Universidade de Tecnologia de Helsinki, um grande influente da arquitetura moderna escandinava. Além de arquiteto ele atou nas áreas como o projeto de mobília, tecidos, cristais, entre outros.

Ficou conhecido por ser um arquiteto moderno orgânico por reutilizar madeiras em seus edifícios. Recebeu diversos prêmios, como a Medalha Príncipe

Eugênio, em 1954; a Medalha de Ouro do RIBA (Royal Institute of British Architects) e a Medalha de Ouro do American Institute of Architects, em 1963. Alvar é conhecido mundialmente como um grande arquiteto finlandês.

l

Eero Saarinen

Nascido em 1910 na Finlândia, filho do arquiteto finlandês Eliel Saarinen, emigrou para os Estados Unidos em 1923 onde se formou em arquitetura na Universidade de Yale. Foi o pioneiro entre os arquitetos a adotar linhas e formas esculturais em seus desenhos que realçavam as características de cada projeto. Em 1937, trabalhou com Charles Eames, que o levou ao desenvolvimento de uma série de móveis vanguardistas, premiados várias vezes no MOMA. Eero ficou conhecido pela famosa cadeira Tulipas mais conhecida como cadeiras Saarinen, no designer Eero tentou cria-la com o intuito de não conter pés, pois ele abominava as pernas das cadeiras, a cadeira ficou conhecida como tulipa pois o formato do encosto da cadeira lembrava a curvatura da pétala da flor.

Dieter Rams

Nascido em 1932, na Alemanha, estudou arquitetura na Escola de Wiesbadene também cursou carpintaria, Dieter acreditava em um designer simples e funcional onde deveria ser durável, ficou conhecido pelos dez princípios do designer

1. É inovador - As possibilidades de evolução não estão, de forma alguma, esgotadas. O desenvolvimento tecnológico sempre oferece novas oportunidades de designs originais. Mas o design imaginativo sempre se desenvolve em paralelo com a avanços tecnológicos, nunca pode ser um fim por sim próprio.

2. Faz um produto ser útil - Um produto é comprado para ser usado. Ele tem que satisfazer não apenas o critério funcional, mas também o psicológico e estético. Um bom design enfatiza a utilidade de um produto enquanto exclui qualquer coisa que poderia prejudicá-la.

3. É estético - A qualidade estética de um produto integra a sua utilidade porque produtos são usados todos os dias e têm um efeito nas pessoas e seu bem-estar. Apenas objetos bem executados podem ser bonitos.

4. Ajuda a entender o produto - Ele esclarece a estrutura do produto. Melhor que isso, ele pode fazer com que o produto expresse claramente sua função fazendo uso da intuição do usuário. No melhor dos casos, ele é auto-explicativo.

5. É discreto - Produtos que atendem a um propósito são como ferramentas. Eles não são objetos decorativos nem obras de arte. Seu design deve, desta forma, ser neutro e contido, deixando espaço para a expressão do usuário.

6. É honesto - Ele não faz um produto parecer mais inovador, poderoso ou valioso do que ele realmente é. Ele não tenta manipular o consumidor com promessas que não serão cumpridas.

7. É durável - Ele evita estar na moda e assim nunca parece antiquado. Diferente de um design da moda, ele dura muitos anos - mesmo na sociedade descartável atual.

8. É meticuloso - Nada deve ser arbitrário ou ao acaso. Cuidado e precisão no processo de design demonstram respeito com o consumidor.

9. É ambientalmente correto - O design tem uma importante contribuição com a preservação do meio ambiente. Ele economiza recursos e minimiza a poluição física e visual ao longo do ciclo de vida do produto.

10. É o menos design possível - Menos, porém, melhor - porque ele se concentra nos aspectos essenciais, e os produtos não são carregados com detalhes não essenciais. Retorno à pureza, retorno à simplicidade.

Dieter, apostava em criação sustentável, um dos principais objetos dele e o famoso toca-fitas chamado SK-4. Dieter influenciou Jonathan Ive, o designer da grande empresa Apple.

Vladimir kagan

Nascido em 1927, na Alemanha, formou na universidade de Columbia em nova York, Kagan nasceu na Alemanha mas teve que sair por conta da guerra nazista, o que o levou para os Estados Unidos. No inicio Kagan só fazia pinturas e esculturas mas se apaixonou por arquitetura e designer, uma das grandes personalidades do design do século XX. Kagan e um graned nome de referencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com