TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Santa Efigênia

Por:   •  23/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

 A rua Santa Ifigênia é um importante logradouro do bairro Santa Efigênia, no centro de São Paulo, próxima das importantes esquinas da Avenida Ipiranga e Avenida São João, e também da estação de metro Júlio Prestes. Em nossa visita, pudemos observar o entorno como a  Avenida Rio Branco, onde as calçadas são mais confortáveis e espaçosas, possui alguns pontos de proteção contra as intempéries, porém é um local onde se encontra  à presença de pessoas em situação de rua, há presença de usuários de drogas o que torna o ambiente inseguro, mas também há presença  constante de pedestre pois possui um alto  fluxo de automóveis além de possuir  uma via principal com corredor para ônibus.

Na Rua Vitória o fluxo de pessoas e carros são maiores, há uma presença maior de comércios, e muitos carros estacionados, na Rua Santa Ifigênia o mesmo acontece, porem  a concentração de comércios é maior, a presença de  pedestres se intensifica nas  calçadas  da  Santa Ifigênia devido a  presença de ambulantes e vendedores de rua, contudo causando uma sensação de desconforto. Dentre os conflitos observados no local, um que se destaca é disputa por espaço nas calçadas, onde os pedestres correm risco andando entre os carros para evitar a caçada congestionada, gerando uma grande sensação de perigo, outro conflito é  questão de alguns edifícios tombados estarem em um estado ruim de conservação, porém  alguns edifícios , como o antigo Hotel Galeão foi totalmente restaurado de acordo  com órgãos Compresp e Condephaat.  Apesar da rua Sta. Ifigênia ser uma via pequena, o que mais atrapalha o seu fluxo  com certeza é a grande quantidade de carros estacionados no local, pois estes  locais possuem  grande potencial  para mobiliários urbanos de permanecia, o que tornaria o local bem mais agradável,

Na Rua Aurora o fluxo de pedestres e automóveis é menor, além de comércios,  possui  a base do Quinto DP da Policia Civil, o que torna o local mais seguro e confortável. Mesmo assim foi possível ver a grande presença de lixo em todo o perímetro, a falta de equipamentos urbanos, a iluminação precária, o que torna o local ainda mais perigoso a noite, pois a predominância de uso  é comercial, depois do  horário comercial todos os fluxos diminuem, o local se torna escuro, sujo e vazio com apenas algumas pessoas se encontram em situação de rua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com