TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Urbanístico

Por:   •  7/3/2018  •  Bibliografia  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

 OBJETIVO DO ESTUDO: Formular reflexão crítica sobre a aplicação dos Instrumentos de Política Urbana expressos no Estatuto da Cidade

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM: Leitura sistemática dos textos indicados e produção de três fichamentos sobre os mesmos e a posterior comparação com a realidade de aplicação do Estatuto da Cidade em Uberaba.

avaliação da aprendizagem acontecerá pela construção de uma reflexão crítica consistente, usando como base a bibliografia indicada, sobre a aplicação dos Instrumentos de Política Urbana na cidade de Uberaba

10 Anos do Estatuto da Cidade:

A autora debate quando e de que forma o estatuto tem sido implementado no país, levando em principal questão a luta pelo direito à cidade e pelo direito à moradia.

Comenta-se sobre o movimento pela Reforma Urbana, criticando o modelo de urbanização excludente , que ao longo de décadas de urbanização acelerada, absorveu em poucas e grandes cidades sem integrá- los, pois este modelo,  prioriza a manutenção de altas taxas de acumulação, e exclui os trabalhadores da cidade.

É comentado sobre a regulação do solo urbano, no sentido de diminuir a transferência da renda e riqueza para os detentores do solo urbano e assim poder ampliar o acesso à terra urbanizada e bem localizada por parte do conjunto dos cidadãos e democratizar o acesso as oportunidades urbanas.

A autora também fala sobre o programa Minha Casa Minha Vida,  dizendo que é formulado como política industrial  e com grande apelo eleitoral  uma vez que  tem ignorado as conquistas  do direito à cidade, do direito à moradia e da cidadania, devido o financiamento diretamente para as construtoras,como estímulo à produção habitacional de mercado que se transformou em transferência de subsídios públicos.

A liberação de terra bem localizada também é comentado, dito que, tal ato é feito para empreendimentos e grandes negócios através das remoções forçadas ou da aplicação de instrumentos que constam no Estatuto da Cidade, como a Concessão Urbanística são já efeitos visíveis destas práticas, ou seja sempre para explorar ao máximo as possibilidades de sua valorização, sendo que essas leis são flexibilizadas e excepcionalizadas visando sempre investimentos

Ressalta-se a importância do crescimento econômico, da geração de empregos ,da valorização do salário porém a autora impõe que, se não houver uma política de enfrentamento da lógica corporativa e patrimonialista de gestão das cidades e um fortalecimento da regulação pública sobre o território , é muito provável que esses ganhos se tornem perdas no futuro.

No texto é ressaltado que a elite dominante sempre estabeleceu informalmente a ocupação e a organização do seu espaço, deixando as classes mais pobres para fora dos limites e muros da cidade, negando-lhe a cidadania, porém o que seria ideal, era a presença de projeto de cidade que contemplasse os interesses de todos e visasse ao bem comum

É comentado que no Brasil, em decorrência dessa herança cultural e apesar do Estatuto da Cidade, ainda se persiste em seguir os traçados, as linhas, os tipos de quadra, de praça, um único centro, a falta de destinação de espaços para as classes pobres e a total inexistência de normas na zona rural, tudo refletido nos novos Planos Diretores.

O autor comenta que  não existia e não existe preocupação em planejar espaços para as classes mais pobres e essas áreas baratas ou sem destinação, passaram a ser ocupadas pelos excluídos, surgindo as favelas em morros na quase totalidade das cidades brasileiras.

Ressaltando a presente cultura excludente e despreocupada com a maioria da população se reflete nas leis municipais, que não contemplam espaços, zoneamentos para os pobres e não permitem o parcelamento de áreas menores, com menor custo, que buscasse baratear o lote para as classes mais populares.

E conclui que o problema de exclusão de grande parte da população, do direito à cidadania, pois onde não há normas efetivas não há cidade.

É comentado sobre o conceito de cidade que abrange vários aspectos como histórico, social, ambientais, porém é dito que há muita disparidade e diversidade entre as cidades. Os conceitos ao longo do tempo mudam, porém o autor ressalta que no Brasil ainda há a tendência de tratar cidade como sinônimo de urbano e campo como sinônimo de rural.

É comentado sobre emancipações e idenficiação de núcleos urbanos, devido as analises das condições de território, quanto para a modificação de área rural para área urbana, pois criação de novos municípios e extensão de área urbana significa urbanização e em decorrência, extensão de serviços. Com isso o autor implica que o plano diretor é o instrumento previsto para regrar este conteúdo e como aproximação do urbano com o ambiental.

É comentado sobre a necessidade de planejamento integrado das funções urbano-ambientais em relação ao sistema viário, pois é dito que  as pessoas que vivem nos centros urbano precisam se locomover para vivenciar as demais funções da cidade, porem  com o conceito de esgotabilidade dos recursos naturais, a fim de adotar soluçoes que dialoguem com este problema, e a relação das distancias com que as pessoas tenham que se dirigir ao local com melhores equipamentos do que seu bairro.

É apontada a necessidade da discussão de outros modelos de cidade como, exemplo, o policêntrico, que preconiza a formação de vários centros de serviços, não os concentrando em local específico, procurando diluir a concentração

Em Uberaba, destaca-se, a implantação de  conjuntos habitacionais da cidade, representando um exemplo de política habitacional excludente, que contribuiu para a especulação imobiliária e para a formação de periferias urbanas de baixa qualidade.

Quanto a moradia na maioria das vezes, essas áreas estão localizadas nas margens da cidade e são mal servidas por equipamentos urbanos e comunitários e por transporte coletivo adequado, que é o caso da  macrozona de Estruturação Urbana, onde estão concentrados os mais recentes empreendimentos habitacionais de interesse social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com