TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FIM DA RELAÇÃO DE EMPREGO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Por:   •  21/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GESTÃO FINANCEIRA

ROSANA DA SILVA

O FIM DA RELAÇÃO DE EMPREGO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

  Sim, podemos considerar que existem uma diferença entre Justa Causa e Falta Grave, mesmo que em algumas citações sejam heterônimas, mas a legislação as veem como coisas distintas, até porque a demissão por justa causa está prevista na CLT. Podemos dizer que toda rescisão por justa causa é precedida por falta grave do empregado ou do empregador o que tonar impossível manter uma relação, mas nem toda falta grave é suficiente para permitir uma demissão por justa causa, pois se não tiver havido crime, ou falta leve com aviso prévio não pode configurar uma falta grave.

  No caso de desídia, vai de acordo com as regras da empresa, levando em consideração que um funcionário que não é comprometido com o seu trabalho pode prejudicar no andamento e desenvolvimento das tarefas da mesma. Algumas empresas tem como critério advertir o funcionário em caso de atraso, faltas, baixa produtividade, abandono do local de trabalho no horário do expediente. Se mesmo assim o funcionário continuar a cometer os mesmo erros, não levando em consideração os aviso prévios para mudança em seu comportamento, o empregador tem todo direito de demitir esse funcionário por justa causa, pois está amparado pelas leis da CLT.

  Em meio as situações acima citadas temos o profissional da empresa que é responsável por cuidar das rescisões de contrato de trabalho de seus colaboradores, esse funcionário ou empresário deve estar preparado, pois não é uma tarefa fácil, mas deve ser conduzida de maneira respeitosa.

 É importante que a empresa esteja firme em sua decisão, mesmo que a mesma seja por vários motivos além da justa causa, motivos esses que podem ser corte de pessoal, incompatibilidade de objetivos. Isso é importante para que o funcionário que irá lhe representar não tenha dúvida e haja sempre com profissionalismo e não com o coração, pois nesse caso os interesses da empresa devem falar mais alto. Também é muito importante que esse funcionário estude o caso e veja todos os direitos do demitido, pois em caso de erro, o empregado tem como buscar seus direitos por meios judiciais.

 Esse funcionário é de extrema confiança, portanto tem deve ser imparcial ao executar a função de demitir um colega ou um subordinado mesmo que isso possa lhe causar desconforto, pois faz parte da função que lhe foi atribuída levando sempre em consideração as leis que o amparam para tal.

 

https://www.diritto.it/a-falta-grave-no-contrato-de-trabalho/

https://www.significados.com.br/desidia/

http://vitalsmarts.com.br/como-lidar-com-a-dispensa-de-funcionario-de-forma-correta/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com