TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve Resumo Sobre o Livro " O fim dos empregos"

Por:   •  21/10/2019  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

No livro " O Fim dos empregos" de Jeremy Rifkin, ele apresenta um nova visão sobre o futuro. O autor fala que o mundo está entrando em uma nova fase. Ele chama essa fase de '' a terceira revolução industrial''.

Rifkin diz que é o resultado do avanço e surgimento de novas tecnologias. Principalmente, no que tange a tecnologia para substituir os seres humanos em seus trabalhos. Com este grande avanço da tecnologia, nota-se que os computadores e maquinas veem tomando o lugar dos seres humanos, sendo mais rápidos e econômicos, pois o trabalho de uma maquina equivale a mão de obra de três trabalhadores, as vezes, ate mais. Dessa forma os empregadores preferem investir em maquinários, pois sabe que será mais barato do que um trabalhador de fato.

O autor também questiona se a humanidade está preparada para essa ''nova era'' das maquinas. O desemprego aumenta na proporção em que a evolucão, não só tecnológica, cresce. A substituição da mão de obra uma humana é cada vez mais evidente, muitas maquinas fazem todo ou parcialmente o trabalho que, anos atrás eram de pessoas reais. Embora novos empregos estejam sendo criados, a remuneração será inferior e esses empregos temporário. As empresas então investem em maquinas de softwares avançado que possibilita uma produção mais rápida com menos funcionários.

Rafkin afirma que ser humano vai se tornar menos importante no processo de produção. Com o aumento dos encargos trabalhistas, o homem vai se tornar ''caro'' e as maquinas mais ''baratas'' a longo prazo.

As grandes empresas estão se reestruturando, para que o antigo gerenciamento não faça parte dos novos modelos de empresas. Treinando seus funcionários de maneira diferente e melhor, reduzindo e simplificando os processos de produção e de distribuição e dinamizando a mesma. Para que sua produção seja mais eficaz, com menor numero de funcionários.

Nesse momento, sabe-se onde está o maior problema com essa ''nova revolução industrial'' que o autor tanto cita. O que mais está e será afetado nesse processo é a classe trabalhadora.

Com empregos diminuídos e as maquinas substituindo os trabalhadores, os mesmos terão que arrumar alguma fonte de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com