TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Final do Período Medieval foi marcado pelo início do Mercantilismo

Por:   •  20/11/2017  •  Seminário  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

O final do Período Medieval foi marcado pelo início do Mercantilismo. Com essa nova organização econômica o comércio passar a ser um dos maiores focos da cidade. Aos poucos a população abandona o campo e adota a cidade, em busca de melhores oportunidades de trabalhar e em busca de bens oferecidos pelo comércio. Também é marcado pelo início das Grandes Navegações, que foi possível graças aos avanços feitos na indústria naval. Com isso a Inglaterra consegui estabelecer um comércio com o Oriente que até então era feito por terra pela Ásia.

O Mercantilismo e as Grandes Navegações proporcionaram ao Reino da Inglaterra um fortalecimento econômico das cidades e permitiu que os rei Edward III e Henry V financiassem suas tentativas de conquistar a França durante a Guerra de Cem Anos.

Outro evento importante desse período foi a Guerra das Duas Rosas. Foi uma disputa entre a família Lancaster e York pelo trono da Inglaterra. Os conflitos resultaram em problemas financeiros para a população, enfraquecendo ainda mais o poder do rei Henry VI. O conflito teve fim quando o rei filiado a família Lancaster, Henry VII, se casou com Elizabeth de York, iniciando assim a dinastia Tudor que durou até 1603.

Esse período resultou para Londres um grande crescimento populacional, que passou de 50 mil habitantes em 1500, para 200 mil habitantes em 1600. Esse aumento gerou na cidade um alastramento de pragas e doenças constantes resultantes da má higiene e ocupação desordenada feita pelos novos moradores.

ERA TUDOR

O reinado da família Tudor se inicia em 1485 quando Henry VII assume o trono com a ajuda da família Lancaster. Seu reinado é marcado pela restauração e estabilidade política da Inglaterra. Seu sucessor, Henry VIII, diferentemente do seu pai, teve um governo com inúmeras turbulências religiosas.

Buscando tomar as terras que pertenciam a Igreja Católica dentro do território Inglês e também para acabar com os privilégio que a Igreja tinha, começa a tomar várias medidas. Uma delas foi a dissolução dos monastérios, que através de processos administrativos e jurídicos, os monastérios, conventos e confrarias, que ao todo eram mais da metade da área de Londres, foram dissolvidos.A dissolução dos monastérios foram redistribuídos grandes quantidades de terra para os ricos, resultando em um boom de construção secular. A construção de igrejas já tinha sido deixado de lado um pouco antes da reforma inglesa.

Edifícios cívicos e universitários aumentaram cada vez mais no período.O uso do tijolo era algo de raridade exótica e cara no incio do período, mas durante, se tornou muito amplamente utilizado em muitas partes da Inglaterra, mesmo para edifícios mais modestos, restringindo gradualmente métodos tradicionais, como madeira, pau-a-pique, enxaimel para as classes baixas até o final do período.

        Henry VIII, após ter seu pedido de casamento com a sua segunda esposa negado pelo Papa, casa-se contra a vontade de Igreja Católica e é excomungado. Em 1534 ele sela o rompimento com Roma e se declara como única cabela suprema da Igreja dentro do território Inglês.

        Com isso as casas religiosas passaram a pagar ao trono pela sobrevivência, e muitas foram tomadas pela City Livery Company.

Quando Henry VII morre, o trono é assumido por Edward VI em 1546 e seu governo foi marcado por um período de regência, devido a sua menor idade, e também por problemas econômicos e revoltas populares. Em 1553 Edward VI morre e sua irmã Mary assume o trono depois de derrubar Lady Jane Grey (que assumiu alegando que por causa de preferências religiosas Mary não poderia assumir). Ela é lembrada pela restauração do Catolicismo Romano na Inglaterra.

        Após a morte de Mary, Elizabeth assume o trono. Elizabeth I foi a quinta e última monarda da dinastia Tudo a assumir o poder na Inglaterra. Seu primeiro ato foi estabelecer a Igreja Protestante Inglesa, da qual ela se tornou governadora suprema.

        Ela creia diversas leis, entre elas a English Poor Laws com o objetivo de prover assistência as comunidades de rendas mais baixas.

        Arquitetura Tudor

        O estilo de arquitetura Tudor é o desenvolvimento final da arquitetura medieval na Inglaterra, durante o Período Tudor e mais adiante. Seguiu o estilo perpendicular e foi substituído pela arquitetura elisabetana em edifícios residenciais e sem qualquer pretensão de moda, o estilo Tudor se manteve no gosto Inglês.

O arco de quatro centrado, agora conhecido como Arco Tudor, era uma característica. Durante os reinados de Henry VIII e Eduardo VI, muitos artistas italianos chegaram na Inglaterra, seus elementos decorativos podem ser vistos em Hampton Court, Layer Marney Tower, Sutton Place e em outros lugares. No entanto, no reinado seguinte de Elizabeth I, a influencia do Maneirismo do Norte, derivados de livros era mais forte.

Renascimento Inglês

Foi um movimento cultural e artístico na Inglaterra no final do século XV até o começo do século XVII. Ela está associada com o renascimento europeu, que surgiu na Itália no século XIV. Como na maior parte do resto da Europa, a Inglaterra viu pouco destes desenvolvimentos, até mais de um século depois. O começo do renascimento Inglês é considerado no ano de 1485 quando a Guerra das Duas Rosas termina e inaugura a dinastia Tudor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com