TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Georges-Eugène Haussmann

Por:   •  11/12/2018  •  Resenha  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

Georges-Eugène Haussmann

Georges-Eugène Haussmann, mais conhecido como Barão Haussmannn (27 de março 1809 - 11 de Janeiro de 1891), era um prefeito do Departamento de Seine da França escolhido pelo Imperador Napoleão III, para realizar um programa massivo de renovação urbana de novas avenidas, parques e obras públicas em Paris que é comumente chamado de renovação de Paris por Haussmann. Os críticos forçaram sua renúncia por extravagância, mas sua visão da cidade ainda domina o centro de Paris.

Origens e início de carreira


Haussmann nasceu em Paris, em 27 de março de 1809, em Beaujon. Ele era neto de Nicolas Haussmann  (1759-1847), deputado da Assembléia Legislativa e Convenção Nacional, administrador do Departamento de Seine-et-Oise e comissário do Exército.

Ele começou seus estudos no Collège Henri-IV e no Lycée Condorcet em Paris, e então começou a estudar direito. Ao mesmo tempo, ele estudou música como estudante no Conservatório de Paris, já que era um músico talentoso.

Em 21 de maio de 1831, Haussmann iniciou sua carreira na administração pública; foi nomeado secretário-geral da prefeitura do departamento de Vienne, em Poitiers ; depois, em 15 de junho de 1832, tornou-se o vice-prefeito de Yssingeaux . Na sequência desse cargo, tornou-se vice-prefeito do Departamento de Lot-et-Garonne em Nérac em 9 de outubro de 1832; o Departamento de Ariège em Saint-Girons, em 19 de fevereiro de 1840; e o Departamento de Gironde em Blaye em 23 de novembro de 1841. Ele então se tornou o prefeito do Departamento de Var em Draguignan.em 24 de janeiro de 1849 e prefeito do Departamento de Yonne em 15 de maio de 1850.

Reconstrução de Paris

Luís Napoleão Bonaparte, sobrinho de Napoleão Bonaparte, tornou-se o primeiro presidente eleito da França em 1848. Em 1850, ele iniciou um ambicioso projeto para conectar o Louvre ao Hotel de Ville, em Paris, ampliando a Rue de Rivoli e criando um novo Parque, o Bois de Boulogne, na periferia da cidade, mas ele ficou exasperado com o lento progresso feito pelo prefeito em exercício do Sena, Jean-Jacques Berger. Napoleão fez Haussmann prefeito do Sena em 22 de junho de 1853, e em 29 de junho, o imperador deu-lhe a missão de tornar a cidade mais saudável, menos congestionada e maior. Haussmann ocupou este cargo até 1870.

A Avenue de l'Opéra , uma das novas avenidas criadas por Napoleão III e Haussmann. Os novos prédios das avenidas tinham a mesma altura e o mesmo projeto básico de fachada, e todos eram revestidos com pedras de cor creme, dando ao centro da cidade uma harmonia distinta.

Napoleão III e Haussmann lançaram uma série de enormes projetos de obras públicas em Paris, contratando dezenas de milhares de trabalhadores para melhorar o saneamento, o abastecimento de água e a circulação de tráfego da cidade. Napoleão III instalou um enorme mapa de Paris em seu escritório, marcado com linhas coloridas onde ele queria novas avenidas. Ele e Haussmann se reuniam quase todos os dias para discutir os projetos e superar os enormes obstáculos e oposições que enfrentavam ao construir a nova Paris.

A população de Paris dobrou desde 1815, sem aumento em sua área. Para acomodar a crescente população e aqueles que seriam forçados do centro pelos novos bulevares e praças que Napoleão III planejava construir, ele emitiu um decreto anexando onze comunidades vizinhas, e aumentando o número de bairros de doze para vinte, o que ampliou a cidade às suas fronteiras modernas.

Durante as quase duas décadas do reinado de Napoleão III, e durante uma década depois, a maior parte de Paris era um enorme canteiro de obras. Para trazer água fresca para a cidade, construiram um novo aqueduto para levar água limpa do rio Vanne, em Champagne, e um novo reservatório enorme perto do futuro Parc Montsouris. Estas duas obras aumentaram o abastecimento de água de Paris de 87.000 para 400.000 metros cúbicos de água por dia. Ele depositou centenas de quilômetros de canos para distribuir a água por toda a cidade e construiu uma segunda rede, usando a água menos limpa do Ourq e do Sena, para lavar as ruas e regar o novo parque e jardins. Ele reconstruiu completamente os esgotos de Paris e instalou quilômetros de tubos para distribuir gás para milhares de novas luzes de rua ao longo das ruas de Paris.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com