TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DE VIZINHANÇA E IMPACTO AMBIENTAL:

Por:   •  16/9/2019  •  Artigo  •  4.915 Palavras (20 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

IMPACTO DE VIZINHANÇA E IMPACTO AMBIENTAL:

Estudo de caso no bairro Loteamento Alto da Glória localizado na cidade de Sinop-MT

NEIGHBORHOOD IMPACT AND ENVIRONMENTAL IMPACT:

Case study in the allotment Alto da Glória neighborhood located in the city of Sinop-MT

Gustavo Benetti¹, Juliane Soares Ancel², Kaique Doná³

Resumo: Este artigo tem como objetivo elencar os impactos de vizinhança, atividades e alterações antrópicas  onde foi implantado o Loteamento Alto da Glória. Para alcançar os objetivos, primeiramente foi realizada uma entrevista com alguns moradores sobre o que poderia atrapalhar ou ajudar na vida dentro do bairro. Além do uso de ferramentas de georreferenciamento, Sistema de Informações Geográficas (SIG), com a obtenção das imagens do início do ano de 2004 e do final de 2018, desta forma encontrar as variações no uso do solo da região e os valores de área desmatada, solo exposto, construção e agricultura. Tratando se de um bairro com atividades mistas foi possível concluir que a porcentagem de solo exposto diminuiu bastante, construções aumentaram timidamente e as atividades agrícolas cresceram significativamente. Outros problemas elencados por moradores como a falta de passarelas na travessia BR-163 e a falta de horários flexíveis do transporte público apareceram durante a entrevista.

Palavras-chave: Impacto de Vizinhança, Alterações Antrópicas; Sistema de Informações Geográficas.

Abstract: This article aims to illustrate the impacts of neighborhood, activities and anthropic changes where Alto Alto da Glória was implemented. To reach the goals, an interview was first held with some residents about what could disrupt or help life within the neighborhood. In addition to the use of georeferencing tools, Geographic Information System (GIS), obtaining the images from the beginning of the year 2004 and the end of 2018, this way to find the variations in the land use of the region and the values ​​of deforested area, exposed soil, construction and agriculture. When dealing with a neighborhood with mixed activities, it was possible to conclude that the percentage of soil exposed decreased significantly, buildings increased timidly and agricultural activities increased significantly. Other problems listed by residents such as the lack of walkways on the BR-163 crossing and the lack of flexible public transport timetables appeared during the interview.

 

Keywords: Neighborhood Impact, Anthropogenic Changes; Geographic Information System.

1 Introdução

Sinop pertence ao estado de Mato Grosso, fica aproximadamente 500km da capital Cuiabá, é uma cidade localizada ao longo da BR 163. É considerado um município forte que cresce a cada dia e exerce fundamental importância no desenvolvimento do Norte do estado.

O bairro Loteamento Alto da Glória localiza-se as margens da BR 163 com uma distância de 15km do centro da cidade.

Em 2001 foi instituído por meio da lei federal número 10.257 que o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) quando definido por lei municipal, contemplar os efeitos do empreendimento ou atividade na qualidade de vida da população da área e suas proximidades e análises quanto o adensamento populacional, equipamentos urbanos, geração de trafego e demanda de transporte público, patrimônios culturais e naturais, entre outros requisitos mínimos.

O objeto de estudo referido, trata-se de uma localidade de referência do município conforme imagem 1, por se tratar de um bairro as margens da BR-163 e ser o primeiro contato urbano do sentido sul-norte a cerca de 15km de distância em relação ao principal acesso ao centro.

1Pós-graduando em Cidades e Construções Sustentáveis, UNEMAT, Sinop MT, Brasil, gustavobengcivil@gmail.com

²Pós-graduando em Cidades e Construções Sustentáveis, UNEMAT, Sinop MT, Brasil, julianeacel@hotmail.com

³Pós-graduando em Cidades e Construções Sustentáveis, UNEMAT, Sinop MT, Brasil, kaiqueddeng@gmail.com

[pic 2] [pic 3]Escala 1 cm: 4 km

Imagem 1: Bairro Alto da Gloria em Sinop MT

Google Earth Imagens 2018

Sendo assim, trata-se de um importante delimitador urbanístico da cidade e possui uma vizinhança predominante da agricultura, com pouco potencial de integração das atividades desenvolvidas no local.

O EIV, assim como o Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA), são espécies de Avaliação de Impactos que utilizam como base os princípios da precaução e da prevenção, os quais auxiliam a Administração Pública na tomada de decisão sobre a instalação de certos empreendimentos no território brasileiro.

É obrigatório a disponibilidade pelo órgão público responsável, os documentos integrantes do EIV a todos indivíduos interessados. (BRASIL, 2011)

Para prever e identificar os tipos de impactos ambientais são elaborados os Estudos de Impactos Ambientais (EIA), com o objetivo de amenizar aqueles que são negativos e potencializar os que trazem vantagens, por meio de alterações no projeto da empresa.

Na engenharia civil existem programas tecnológicos capazes de auxiliar nos métodos de avaliação dos impactos ambientais, conhecendo que a implantação de um bairro influencia diretamente e indiretamente ao meio ambiente.

Este artigo tem como objetivo elencar os impactos de vizinhança, os impactos ambientais e dimensionar o desflorestamento dessa região entre os anos de 2004 e 2018.

 2 Fundamentação Teórica

2.1 Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)

Todo tipo de obra repercute em seu entorno, trazendo consequências negativas ou positivas para a vizinhança. O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) trata de uma análise dos efeitos produzidos pela ocupação e da área que circunscreve a mesma (Schvarsberg, Martins, Cavalcanti, 2016).

Realizar um estudo de EIV é uma forma de garantir ordem urbanística e uso social equilibrado com a regulamentação do plano diretor. Tratando se assim da inclusão da população urbana com os interesses de determinado empreendimento (Schvarsberg, Martins, Cavalcanti, 2016).

Segundo a Lei nº 10.257 de 2001, que regulamenta as diretrizes principais da política urbana, o EIV tem destaque ao analisar o adensamento populacional, equipamentos urbanos e comunitários, uso e ocupação do solo, tráfego e transporte público, ventilação (fluxo de ventos) e iluminação, além do patrimônio cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (495.3 Kb)   docx (900.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com