TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LAYOUT CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

WILLIAN VICTOR SILVA BORBA CORDEIRO | GRR20202391

ATIVIDADE 2 – PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Questão 1

- Layout antigo:

[pic 1]

- Novo Layout:[pic 2]

Utilizando a norma NR-18 como base para desenvolver esse novo layout da execução de uma obra, podemos destacar alguns pontos de melhorias se comparado ao antigo modelo:

             - Impede a ociosidade de equipamentos/mão de obra: Numa construção civil é evidente que cimento, cal, areia e tijolos tem MUITA rotatividade. Realocando a areia, tijolos e a betoneira para o térreo o trabalho ficará muito mais efetivo, já que diminuirá o tempo de deslocamento e facilitará o descarregamento de uma nova leva desses itens. Podemos aproveitar a mesma oportunidade realocando o Corte e Dobra e o Aço para o subsolo. Além disso o aço no térreo está mais propicio a sofrer interferências externar como a oxidação, no subsolo tem mais proteção contra intempéries.

              - Também podemos percebemos uma melhor distribuição e organização das atividades e uso do espaço.

Questão 2)

Para fazer um bom projeto de instalações prediais é necessário tomar alguns cuidados, como fazer a compatibilização de todos os projetos de instalações do prédio, também deve-se prever a demanda tanto de água quanto de energia que o prédio irá utilizar. Além disso é importante utilizar materiais confiáveis para fazer as instalações e fazer a previsão de vida útil desses materiais, para que não ocorra nenhum problema mais tarde. Alinhado a isso como projetos de instalações prediais são complexos e podem trazer muito risco ou prejuízo se mal planejado, é totalmente necessário que o projeto seja feito com mão de obra de qualidade e especializada.

A compatibilização de projetos consiste em analisar todos os projetos que fazem parte de uma edificação para antecipar e eliminar possíveis interferências que seriam identificadas durante a execução, como uma viga e tubulação hidráulica se chocando no momento da execução da obra, por exemplo.

Com o BIM, a análise e verificação é feita automaticamente com o auxílio de um software que aponta quais são os problemas e interferências que estão acontecendo no projeto. Sendo assim, as soluções são encaminhadas até mesmo antes de começar a obra, já que é mais simples de resolver quando está no papel para depois levar para outros departamentos onde será discutido orçamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (642.1 Kb)   docx (607.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com