TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Legado dos Povos Indígenas

Por:   •  11/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

O legado dos povos Indígenas

Antes de começarmos, vale a pena ressaltar que antes da chegada dos portugueses, os povos indígenas já se habituavam no território brasileiro, sendo as primeiros populações

Após a chegada dos portugueses, a população indígena tem diminuído dramaticamente sobrando: “mais de 240 povos indígenas que somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas”. Mesmo sobrando uma pequena parte dos povos indígenas logo após a conquista e dos portugueses, os índios conseguiram deixar um legado incrível da sua cultura, incluindo a arte, os esportes, a arquitetura, a culinária, a agricultura e o nosso rico e único folclore brasileiro.

Se pararmos para refletir, adquirimos muitos hábitos comuns dos indígenas, tais como ter vontade de andar descalço, é uma sensação ótima quando andamos descalço em casa após um dia exaustivo no trabalho. Atualmente é comum ver muitos alunos tirarem seus chinelos e ficarem descalços na UF também haha.

Tem um outro costume adquirido muito popular entre os mais velhos, a de descansar e dormir em redes, consideram isso revigorante, menos a nova geração, optam por algo mais reconfortante.

E uma das maiores contribuições foram as palavras indígenas incorporadas atualmente, tais como: Pernambuco, Paraná, carioca, Curitiba, Piauí, caju, jacaré, tatu, jaguar (o carro inglês), Abaeté(Homem De Respeito), abacaxi (fruta cheirosa, rescendente), canoa( é uma embarcação a remo), Ipê(árvore de singelas flores amarelas), pipoca (grão de milho que se arrebenta em flor por efeito da torra)...

Hoje em dia comemos várias coisas da cultura indígena, como a mandioca (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o peixe, paçoca e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi), frutas (cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).

Faziam cerimônias e rituais com muita dança e música. Era comum pintarem o corpo nestes eventos e hoje em dia adaptamos isso para nossos eventos em teatros e festas, como a festa junina, sem o ritual, é claro hehe

Um hábito comum e incrível entre os indígenas é a de dividir quase tudo que possuem, inclusive os alimentos, nos ensinaram a ter um pouco mais de humanidade.

Tratavam as doenças com ervas da natureza e posso estar sendo um pouco equivocado agora, mas as benzedeiras presentes em nossa sociedade agora vieram dos povos indígenas e centenas de pessoas creem em seus ensinamentos e curas.

Por isso sempre recorremos ao pó de guaraná (ajuda no cansaço físico e mental), ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma ferida ou mal-estar.

Anexos

Figura 1: Arte Indígena (Foto: O Globo - Divulgação/Leo Zulluh)

Figura 2: Jogos Indígenas (Foto: Jornal do Tocantins)

Figura 3: Bolo de Mandioca (foto: Gshow)

Referências Bibliográficas

<https://www.jornaldotocantins.com.br/blogs/jogos-indígenas/jogos-indígenas-1.967417/jogos-indígenas-terão-25-modalidades-de-esporte-1.968952>,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com