TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MANUAL LUMINOTÉCNICO PRÁTICO

Por:   •  10/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUITETURA E URBANISMO

Discentes: Beatriz Caroliny Carvalho

Disciplina: Instalações Elétricas

MANUAL LUMINOTÉCNICO PRÁTICO

• Fluxo luminoso

Fluxo Luminoso é a radiação de uma fonte luminosa, entre limites de onda, medir por lúmens (lm), medida de acordo com sua tensão nominal.

• Intensidade Luminosa

Sua unidade de medida é a candela (cd). É a intensidade do fluxo de uma fonte emitida, por uma faixa de luz, em uma determinada direção. Uma candela é a intensidade luminosa de uma fonte de luz de um lúmen em um ângulo.

• Iluminância

Representada em lux (lx), ela indica o fluxo luminoso de uma fonte de luz que bate sobre uma face localizada à uma distância desta fonte. É a quantidade de luz dentro de um lugar, e pode ser medida com um aparelho, o luxímetro. Para conseguir um conforto visual, é necessário certo nível de iluminação, conforme Norma.

• Curva de Distribuição Luminosa

Fica responsável por indicar se as lâmpadas ou luminárias estão fazendo a correta distribuição da luz pelo ambiente. A curva é exibida nas coordenadas polares (cd/1000 lm) para diferentes planos, e faz registro da distribuição luminosa das lâmpadas, e com isso podemos avaliar a luminária pelo seu grau de ofuscamento, além de indicar as peças certas para cada tipo de ambiente.

• Luminância

Representada pela unidade de medida em cd/m. Conhecido como medidor de intensidade de luz refletida em certa direção. E descreve a quantidade de luz que ultrapassa ou é emitida de certa superfície.

• Características das Lâmpadas

As lâmpadas são diferentes entre si, não apenas pelo Fluxo luminoso, como também pelas diferentes potencias que consomem. É preciso que saiba quantos lúmens são gerados por watt absorvidos para poder comparar as lâmpadas, e isso é conhecido pela Eficiência Energética.

Para um parâmetro foi estipulado o critério de Temperatura da Cor (Kelvin) para classificar a luz. Assim como o metal, passa da cor vermelha até a branca, quanto mais branca, é a maior temperatura da cor, próximo a 6500 k, luzes amareladas são lâmpadas incandescentes, próximo a 2700 k.

As modificações de cor dos objetos iluminado sob fontes de luz diferentes podem ser identificadas por meio de outro conceito, a Reprodução de Cores, e de sua escala qualitativa Índice de Reprodução de Cores (RA ou IRC).

Quanto maior a diferença de cor do objeto iluminado em relação ao padrão, é menor seu IRC. E assim se esclarece o fato de lâmpadas de mesma temperatura de cor possuírem IRC diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com