TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL PAISAGISMO

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.129 Palavras (21 Páginas)  •  1.470 Visualizações

Página 1 de 21

1 INTRODUÇÃO

Este memorial tem o objetivo de descrever previamente as peças paisagísticas presentes no projeto aqui tratado. Buscamos mostrar como foram dispostas as peças e como e quais serão os demais elementos paisagísticos implantados. Consideramos que o projeto de paisagismo não só se integra harmoniosamente com o de arquitetura como também se caracteriza como um importante complemento para a criação de todo o conjunto, garantindo uma unidade estética entre ambos. A estrutura vegetal que define o projeto será apresentada, codificada e quantificada nas pranchas do projeto executivo.

2 DIRETRIZES DO PROJETO

O objetivo do Projeto de Paisagismo são para melhoria das condições de conforto do cliente, organizar e estruturar os espaços livres projetados, com a finalidade de criar condições para a sua apropriação, por meio do lazer e da sua socialização. O Projeto de Paisagismo tem como diretriz a manutenção e/ou recuperação da vegetação existente assim como atender aos pedidos do cliente de uma forma á deixar o ambiente organizado e bem projetado. Interferindo e alterando a paisagem, amenizando a ação da natureza e as condições criadas pelo ambiente construído, tais como a insolação. Iremos aproveitar a topografia natural do terreno com a implantação de equipamentos adequados.

3 PROGRAMA DE NECESSIDADES

O programa de necessidades de acordo com o que o cliente pediu é um paisagismo clean, estilo clássico, com formas Geométricas, linhas retos. E plantas que dessem cor á fachada sem fugir do tradicional. Ela pediu para que usássemos a palmeira existente e criássemos uma solução para entrada de serviço para ter mais privacidade ao local. Na parte dos fundos sugeriu a criação de uma área de lazer com redario e deixasse projetada a piscina.

Para não ter locomoção de objetos existente ela queria que deixássemos e criássemos um paisagismo para contemplar com a pedra existente no local.

3.1 ESTILO JARDIM

Jardim Clássico

De acordo com as descrições que o cliente nos passou o estilo de jardim no Clássico Formal, é facilmente reconhecível, pois tem um equilíbrio rígido e formal, um desenho geométrico, e usa bastante a topiaria como elemento decorativo de suas sebes e cercas vivas.

A decoração é clássica e inspirada na Renascença Italiana. O jardim delineia um ambiente quase teatral e dramático, como esculturas clássicas. Os recipientes de plantas são vasos de cerâmica trabalhada e bem acabada, muitas vezes em feitio de urnas ou ânforas.

4 LOCALIZAÇÃO

Este projeto será realizado na residência unifamiliar. Localizado no Bairro Paiaguás, Avenida Doutor Hélio Ribeiro, S/N condomínio Bosque dos Ypês, quadra 8 casa 8.

5 TERRENO

O terreno possui uma dimensão de 520,32 m². A casa possui 150 m², contudo o restante será utilizado para a jardinagem e área de lazer para o cliente. A topografia do terreno é plano o que facilitará na composição do projeto.

6 VEGETAÇÃO EXISTENTE

As vegetações existentes na casa são:

GRAMA - NÃO DEFINIDA

02 UNID MOREIA - Dietes iridioides

3 UNID BUXINHO - Buxus sempervirens

3 UNID ORQUIDEA BAMBOO - Arundina graminifolia

1 UNID PALMEIRA IMPERIAL

ÁRVORE- VEGETAÇÃO NATIVA DO LOCAL

7 LEVANTAMENTOS FÍSICOS DA ÁREA

7.1 ESTUDO SOLAR

Imagem01: Sol das 8h

Imagem02: Sol das 9h

O sol da manhã atinge a lateral esquerda da edificação, sendo assim a área de lazer e o ponto de interesse principal recebem toda a incidência do sol benéfico. Podemos então locar o redário em uma posição em que o sol da tarde não o deixasse desconfortável pra uso.

Imagem 03: Sol das 15h

Imagem 04: Sol das 15h

O sol da tarde incide na fachada principal da edificação, por isso escolhemos duas espécies de palmeiras para ajudar a bloquear um pouco a sua incidência e dar privacidade para a área de serviço. O restante das espécies foi escolhido pensando na insolação forte de Cuiabá, portanto todas elas resistem ao sol pleno.

7.2 IMAGENS LOCAL IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

Imagem 05: Jardim da Entrada. Imagem 06: Fotos da Fachada .

. Imagem 07: Lateral da casa/ fundos. Imagem 08: Fundos da casa.

8 DESCRIÇÃO DO PROJETO IMPLANTADO

8.1 PAISAGISMO DA ENTRADA

Imagem 09: Jardim de entrada.

Na fachada, a forração é foi feita com grama do tipo Esmeralda. Foram aplicadas três acessos, uma para pedestre e duas para carros e. A entrada para pedestres é feita por caminhos de Piso permeável drenante. Utilizamos na parede esquerda por Orquídea Bambu. E seguindo os caminhos na parte direita temos balizadores para deixa-los iluminados. Com eles, será possível fazer um passeio nesse local mesmo durante a noite, pois tudo ficará ainda mais belo e agradável. Os balizadores para jardim possuem o objetivo de iluminar, porém, de forma delicada e clássica que é o estilo que adotamos. Entre os caminhos de pedestre e Automóvel utilizamos três Palmeiras Imperial.

Já a entrada para automóveis é feita por Piso permeável drenante, fizemos uma só composição, que dá acesso à garagem para dois carros. A garagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com