TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Município de Parintins

Por:   •  12/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

Problema existente

O município de Parintins a alguns anos sofre com a não disponibilidade de uma infraestrutura portuária, por enumeras vezes a cidade teve seu porto interditado pelos órgãos competentes, ocasionando dificuldades no trânsito de pessoas, bens e mercadorias através de seu principal meio de transporte: o hidroviário.

Determinação da situação

Parintins é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. É o segundo município mais populoso do estado, com 116 439 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021.

O transporte fluvial na cidade é muito comum. A cidade conta com um grande e movimentado porto, que é considerado o segundo maior do estado e o maior do interior em movimentação de passageiros e que atende a quase toda a região Norte. O Porto de Parintins localiza-se na costa do Rio Amazonas, na zona central da cidade de Parintins e atende os estados do Amazonas, Pará, Rondônia e áreas do Norte do Mato Grosso. As embarcações que fazem linha atualmente para o município em direção à capital do estado ou vice-versa são: Navio Parintins I, Navio Coronel Tavares, Navio Novo Aliança, Navio Oliveira V, Navio Tavares e Navio Leão de Judá II. Ambas fazem duas viagens por semana, sendo uma no trecho Parintins - Manaus e outra no trecho Manaus - Parintins. Também servem ao município embarcações que tem como destino final de suas viagens ou municípios do estado do Pará, ou que são oriundas de municípios paraenses e tem como destino final a capital do Amazonas, que fazem escala no município para embarcar ou desembarcar cargas e passageiros.

Nos últimos anos, tem crescido no município o mercado das lanchas rápidas que tem como destino a capital do estado ou a municípios vizinhos, tanto do estado do Amazonas quanto do estado do Pará. É um serviço requisitado geralmente por quem quer evitar as demoradas viagens de barco pela região ou por quem quer desfrutar de um serviço de bordo semelhante ao do transporte aéreo, pagando mais barato. As lanchas que fazem linha do município para Manaus, são: Ajato Aliança, Saphira, Estrela de Nazaré, Paris, Expresso Fernanda, Agatha Fernanda e A Noiva II, além de outras que fazem escala no município e que tem como destino final municípios do Estado do Pará ou são oriundas do estado vizinho tendo como destino final a capital do Amazonas. A viagem de lancha, de Parintins a Manaus dura cerca de 8 a 10 horas, subindo o Rio Amazonas (contra em média 22 a 24 horas de barco), e de Manaus a Parintins dura cerca de 6 a 8 horas, descendo o Rio Amazonas (contra em média 16 a 18 horas de barco).

apresenta deficiência em infraestrutura portuária, dificultando o trânsito de pessoas, bens e mercadorias pelo transporte hidroviário, sendo a principal forma de transporte do município, que não dispõe de estradas intermunicipais. Esta situação é consequência da interdição do porto da cidade, que não apresenta estrutura adequada para prestar estes serviços.

Diagnóstico da situação

Apresentação de soluções

  1. Avaliar a estrutura portuária da cidade;
  2. Realizar a reforma da estrutura;
  3. Efetuar a liberação do porto para as atividades.

Estabelecimento de prioridades

  1. Localizar espaço adequado para a realização das atividades portuárias;
  2. Inspecionar a estrutura do porto;
  3. Realizar a reforma;
  4. Avaliar o resultado da obra, seguida da liberação do porto.

Definição de objetivos

  1. Localizar espaço adequado para a realização das atividades portuárias;

Para que a população não seja prejudicada por realizar transportes de bens, mercadorias e pessoas em locais inadequados ou de precariedade, deve-se providenciar uma estrutura temporária para a realização dessas atividades, de forma que se mantenha a qualidade dos serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com