TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Natural lighter

Por:   •  12/4/2019  •  Resenha  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

Conforto Ambiental

Tiago Azevedo de Jesus

Capitulo 6: Ventilação Natural

No Brasil a maioria das capitais necessita de ventilação natural como principal estratégia bioclimatica, principalmente as regiões norte e nordeste. A ventilação natural só é eficiente quando a humidade esta entre 15% a 75% em temperaturas de 27° C a 32° C e fatores como: topografia, vegetação e edificações podem alterar a intensidade e direção dos ventos e assim como o sol pode ser desejável no verão e indesejável no inverno.

A varias maneiras de se mensurar o vento uma delas é a rosa dos ventos, que representa o tratamento estratégico dos dados de vento em uma determinada região, geralmente indica direção, velocidade e ocorrência dos ventos predominantes em uma região ao longo de todo o ano. Esses dados são coletados em locais abertos (ex: aeroporto, estações meteorológicas) longe das áreas densamente ocupadas e para corrigir a velocidade dos ventos e feito um calculo que leva em conta a rugosidade da edificação e a altura das aberturas em edifícios ou a altura da cumeeira em casas até dois pavimentos, além da velocidade media obtida dada pela rosa dos ventos.

Depois de corrigir a velocidade do vento, deve-se calcular o coeficiente de pressão do vento, que é a analise quantitativa do afastamento entre as edificações e a medida dos ângulos de incidência do vento nas aberturas. Outras variáveis a serem consideradas é a área útil da ventilação, área onde é permitida a passagem do vento, e o fluxo de ar,  que é o ar que atravessa um ambiente que pode ser ventilação cruzada ou unilateral, o fluxo pode e reduzido com a utilização de barreiras interpostas como a tela de mosquito ( o material utilizado pode interferir na porcentagem de redução do fluxo do vento).

Na hora de fazer a implantação de uma edificação é indispensável se pensar na ventilação, o vento predominante no verão deve ser explorado para resfriar os ambientes  quando necessário, as perdas de calor são dadas pelo quadrado da redução da intensidade do vento incidente. O uso de vegetação também pode influenciar na direção, intensidade, velocidade e fluxo do vento, além da vegetação a outros tipos de barreiras. A ventilação cruzada é feita basicamente por duas aberturas em paredes diferentes e um certo conhecimento sobre a orientação dos ventos nos períodos desejáveis.

 Outra estratégia para a utilizar ventilação natural são: lanternims que retira calor que fica acumulado na cobertura através da ventilação cruzada (as aberturas devem ter telas de proteção contra insetos. peitoril ventilado permite a entrada de ar abaixo da abertura, o ar que entra pode sair através de lanternims, mastardas ou torres de ventilação. Mansardas: também conhecidas como agua furtada é uma boa opção de ártico ocupado. Captadores de vento é utilizado para levar ventilação natural para os ambientes. torres de ventilação: torres que se utilizam do efeito chaminé onde existe uma tomada no ambiente que praticamente aspira o ar externo para compensar a diferença da pressão provocada pela saída de ar quente.

Elementos direcionadores e filtrantes de ventilação natural: beiral pode direcionar o fluxo de ar para o interior, a platibanda aumenta a zona de pressão anterior a janela aumentando também o fluxo de ar para o interior, elementos como venezianas também podem direcionar o fluxo de ar nas edificações.

Capitulo 7: Propriedades térmicas dos elementos construtivos.

A eficiência térmica nas edificações esta ligada aos seus materiais construtivos. fechamentos opacos e transparentes: em superfícies opacas a troca de calor ocorre do ambiente mais quente pro mais frio, para impedir ou diminuir essa transferência de calor, pode ser utilizados elementos de isolamento térmico como lã de vidro, isopor e concreto celular, outro fator importante é a inercia térmica e a cor do material que pode refletir ou absorver uma maior quantidade de radiação solar. Nas superfícies transparentes ocorrem as três formas básicas de troca de calor: condução convecção e radiação, o principal problema das superfícies transparentes e o controle da captação da radiação solar, dependendo do tipo de vidro a absorção da radiação solar pode chegar ate 90%, a quantidade de calor adquirida tem relação direta com o tamanho da abertura e a orientação, quanto maior é a abertura maior é a absorção do calor, entretanto, quanto menor for a abertura menor será a entrada de luz natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com