TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neoclassicismo

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho trata-se de apresenta a definição e características marcantes do movimento artístico do neoclassicismo que surgiu na Europa, no final do século XVIII, destacando as informações históricas do que foi o período que buscou resgatar os padrões gregos e romanos do estilo clássico com o intuito de transmitir harmonia através da simplicidade na construção.


Neoclassicismo

O neoclassicismo teve maior destaque na arquitetura e na pintura, também é conhecido como academicismo que se originou no final do século XVIII e começo do século XIX na Europa, essencialmente na França. Este período também foi marcado pelo inicio do racionalismo que destacou as ideias do iluminismo buscando atender a mensagem de caráter político.

Esse estilo foi um paradoxamo do rompimento com o classicismo e teve o intuito de retomar os padrões gregos e romanos dos princípios da antiguidade clássica, tentando trazer o equilíbrio nas decorações dramáticas da tradição barroca e rococó. Indo assim um pouco contra esses estilos onde as características eram os temas religiosos, excessos decorativos em suas obras, sendo mais presente no barroco e atribuições de ornamentos onde era presente nos dois estilos.

E tentando assim retomar algo referente à antiguidade clássica com equilíbrio, harmonia das proporções, simplicidade nas formas, deixando de lado o luxo desnecessário. Assim uma bela obra de arte somente seria perfeita na medida em que buscasse o caminho que os gregos e artistas romanos tinham criado.

Nas artes as posições das esculturas eram bastante semelhantes as gregas e romanas. E na arquitetura pode ser notado a racionalidade objetiva nas edificações, com uma construção simetrica e geometrica que buscam exibir um modelo referente as edificaçoes do renascimento italiano.

Jacques Louis David foi considerado um dos principais pintores neoclássicos do Governo Revolucionário, tendo como exemplo a sua obra que representa a morte de Marat (Figura 1), um dos líderes da Revolução Francesa. Outro importante pintor do neoclassicismo foi Jean Dominique Ingres um dos alunos de David. Suas obras eram marcadas pelo domínio técnico, precisão e clareza, como por exemplo, a Banhista (Figura 2) composta por uma composição simples demonstrando este domínio.

[pic 1]

Figura 1: A morte de Marat por Jacques Louis David

Fonte: Página Pinterest

[pic 2]

Figura 2: A Banhista de Valpinçon por Jean Auguste Dominique Ingres

Fonte: Página Pinterest

Na escultura buscavam-se inspirações de estatuas gregas no passado que possuísse harmonia das proporções, regularidade das formas e serenidade da expressão. Entre os escultores principais esta Antonio Canova que retratou personagens contemporâneas, sendo considerado o escultor exclusivo da família Bonaparte. A utilização do mármore branco proporcionava ideia de pureza nas obras com extrema perfeição com rigor. As formas serenas transmitiam calma, serenidade, frieza, respeitando movimentos e posições reais do corpo.

As características marcantes desse período estão na conciliação da estética estrutural e formal clássica com a utilidade de novos sistemas na construção, materiais tradicionais e modernos como o mármore, granito, madeira, ladrilhos cerâmicos e ferro fundido com baixo custo, tendo maior funcionalidade.

O neoclassicismo possuía um sistema construtivo simples com linhas ortogonais, formar regulares, uma geometria simétrica com volumes corpóreos e maciços, utilizando uso de abóboda de berço ou de arestas, utilização frequente de cúpulas, colunas (dórica, jônica e corintian) com entablamentos e frontões triangulares.

As plantas sendo organizadas de forma simétrica e geométrica com uma forma retangular baseado no quadrado, círculo e triângulo, tendo uma preocupação funcional do espaço para melhor distribuição.

Um exemplo desse estilo Gliptoteca de Munique na Alemanha, projetado por Leon Von Klenze que utilizou na fachada da construção ordem jônica, sendo considerada mais adequada a um museu do que a dórica, outros elementos decorativos são os nichos para estatuas, seu interior sendo totalmente independente do exterior deixando claro que seu estilo grego se adéqua apenas a fachada e a forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (225 Kb)   docx (334.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com