TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DO PSICÓLOGO NO BRASIL

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  1.363 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH)

ANA CAROLINA AVELAR MENDES

FELIPPE ARAUJO DE SANTANA

JÉSSICA GONÇALVES RODRIGUES

HISTORIA DA PSICOLOGIA MODERNA:

história da psicologia no Brasil (resumo)

PROFESSORA: RENATA FLEXA

Belo Horizonte

2015

O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DO PSICÓLOGO NO BRASIL (FERNANDA MARTINS FEREEIRA, ANDRÉ PEREIRA NETO, 2003)

O traço distintivo deste artigo reside no fato de ser amparado no referencial teórico da Sociologia das Profissões (Bonelli, 1999).

A partir destas ideias, apresentamos uma proposta de periodização da história da prática profissional do psicólogo no Brasil dividindo-a em três momentos: pré-profissional (1833-1890), a profissionalização (1890/1906-1975) e o profissional (1975). Para psicologia ter se tornado uma profissão que conquistou sua autoridade, autonomia e o monopólio de seus serviços no mercado de trabalho atual, vamos falar sobre a dimensão histórica do processo de profissionalização. (Pereira Neto, 2001).

Primeiro Período pré-profissional (1833-1890) que teve início do século XIX, onde não havia no Brasil uma psicologia propriamente dita, com terminologia própria, um conhecimento definido ou uma prática reconhecida.

Mas com a vinda da Família Real, em 1808 e a independência em 1822, foi criado órgãos oficiais de transmissão e elaboração do conhecimento, como cursos superiores e sociedades científicas, em 1833 com a criação dos cursos de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro trouxeram novos ares na saúde constituindo sinais de novos tempos.

Na faculdade da Bahia a preocupação principal era aplicação da psicologia nos problemas sociais, como na Higiene Mental e Psiquiatria Forense; na faculdade de medicina do Rio de Janeiro o interesse estava voltado para a relação da psicologia com a neuropsiquiatria e neurologia (Pessotti,1988).

Segundo período chamado de profissionalização (1890/1906-1975), obteve dois campos de conhecimento que contribuíram para profissionalização da psicologia no Brasil: a educação e a medicina. Primeiramente a psicologia aproximou- se da educação, incluindo a disciplina de psicologia nos currículos das Escolas Normais (Soares, 1979), dando início ao processo de institucionalização da psicologia no Brasil. Em relação à medicina, a institucionalização  se materializou em 1923,com  a criação de um laboratório de psicologia experimental dentro da Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro (R.J.),dirigida por Gustavo Riedel, com atividades de testagem e psicoterapia, ambas acompanhavam a lógica da filosofia positivista predominante naquela época.

CAPITALISMO DEPENDENTE E A PSICOLOGIA NO BRASIL DAS ALTERNATIVAS À PSICOLOGIA CRÍTICA (FERNANDO LACERDA JR. 2013)

A Psicologia emergiu no Brasil no século XX, “mergulhada” na ditadura militar e na supremacia da elite brasileira. Regulamentada em 1962, sete anos antes da instauração da ditadura, a psicologia associou-se diretamente ao alto palo da sociedade. Associação esta, realizada para demonstrar ao governo em vigor que a Psicologia não era uma ameaça à ordem social.

Durante todo o período ditatorial, a Psicologia, assegurou não só a permanência da hegemonia capitalista e o domínio da classe alta, como também assegurava que esse pensamento fosse distribuído e confirmado pelas camadas baixas da população. Na década de 80, as orientações teórico-metodológicas predominantes era a Psicanálise, a análise do comportamento e abordagens Fenomológicas. Nesse sentido, a Psicologia era usada para o controle do comportamento de massas durante todo o período de militância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com