TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Palácio de Cnossos

Por:   •  6/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.032 Palavras (13 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PALÁCIO DE CNOSSOS

Sorocaba/SP

2018

Sumário

INSTRODUÇÃO 1

História 2

Os Minoicos 3

Arquitetura 4

Construções 8

Escrita 10

Imagens do Palácio de Cnossos 12

REFERÊNCIAS 15

INSTRODUÇÃO

Nosso trabalho irá tratar-se do Palácio de Cnossos, onde iremos abordar a sua história, construção e arquitetura.

História

Não podemos nos referir ao palácio Cnossos, sem antes mencionar a ilha de Creta e por consequência a Civilização Menóica.

Situada ao sul do mar egeu, fica a ilha de Creta. Para os arqueológicos, “Egeu” não é meramente um termo geográfico; adaptaram-no para referir as civilizações que floresceram nesta área durante o segundo e terceiro milênio a.c, antes de ter se desenvolvido a civilização grega propriamente dita. Foram três, estreitamente ligadas e, contudo, diferentes: a de Creta, a das Áclades e a do continente grego. Cada uma foi dividida em três fases: arcaica, média e final, que correspondem, aproximadamente, á monarquias antiga, média e nova do Egito.

O povo de navegadores da região já aprendera a explorar recursos naturais – madeira, pedra minérios e argila para a cerâmica – para produzir artefatos variados. Possuindo esses bens e os produtos agrícolas, eles passaram a comerciar com o Egito e o Mediterrâneo, da qual receberam uma forte influência da mesopotâmia e um contato com o Egito.

Os primeiros habitantes de Creta cultuavam divindades naturais associadas às montanhas, árvores e animais (com destaque as cobras), além de flores, incluindo lírios e papoulas. Como não há cobras em Creta, acredita-se que esse culto era uma prática importada e provavelmente derivada da deusa súmerica Ea. Houve também outras importações como a corrida de touros que era um esporte súmerico;

Os Minoicos

Quase tudo que se tem conhecimento sobre a Civilização Minóica vem dos arqueólogos, que ainda hoje fazem descobertas. O que se tem conhecimento é que a Civilização Minóica aparece e desaparece tão abruptamente. Acredita-se que seu destino deve ter sido determinado por forças externas – mudanças súbitas e violentas que afetaram toda ilha – sobre as quais não se tem conhecimento.

A civilização recebeu seu nome de Minos, que pode ter sido o nome de um antigo rei ou simplesmente um título usado para um soberano. Da qual, os gregos posteriores criaram lendas associações ao Rei Minos, seu palácio e o labirinto de Cnossos, onde vivia o temido Minotauro – metade homem metade touro – que devorava rapazes e donzelas.

Por volta de 2000 a.c os Minoicos criaram não apenas o seu próprio sistema de escrita, mas também uma civilização urbana, centrada em vários grandes palácios. Pelo menos três deles, Cnossos, Festo e Mália. Quase nada sobrou, atualmente, desse súbito fluxo de construções em grande escala, pois todos os três palácios foram destruídos ao mesmo tempo, acredita-se por um terremoto, por volta de 1700 a.c. O palácio de Cnossos, foi cuidadosamente escavado e parcialmente restaurado por Sir Arthur Evans, na qual hoje suas tentativas de reconstrução são consideradas equivocadas; uma avaliação recente sugere que Evans encontrou, na verdade, um centro sagrado.

Após um século, outros palácios maiores surgiram nos locais dos antigos, mas tiveram o mesmo fim.

Arquitetura

O palácio de Cnossos, chamado de palácio de Minos, era o mais ambicioso, cobrindo uma vasta área em um sistema unificado com múltiplos pavimentos, que incluíram salões de rituais ou cerimoniais, deposito e aposentos conectados por longos corredores e escadarias, que ficou sendo conhecidos nas lendas gregas como “o labirinto do Minotauro”.

É possível que o palácio fosse arejado e com a sensação de amplitude pelo seu tamanho e suas áreas abertas. Seu interior ainda é elegante e surpreendente. Infelizmente suas colunas desapareceram por ser de madeira, mas temos conhecimento delas graças a pinturas e esculturas.

Nunca chegamos a descobrir quem foram os ambiciosos construtores que tiveram essas ideias. O único que temos conhecimento é Minos. A única afirmação é que eles não eram guerreiros, pois “temas militares são quase desconhecidos” na arte cretense.

É capaz que os palácios fossem “grandes centros administrativos e comerciais” por conta dos muitos aposentos destinados a escritórios, já que se pressupõe que as atividades religiosas fossem realizadas fora dali, pois havia um pequeno lugar provavelmente destinado a orações. Além disso é provável que “o rei fosse o chefe de uma aristocracia mercantil.

As reuniões sagradas eram realizadas em alguns lugares determinados como sagrados para seu povo, com isso grutas e bosques eram seu foco. Aparentemente seus deuses na realidade eram deusas, como a “da maternidade e da fecundidade”. Os minoicos não construíam templos de adoração.

Com isso não há esculturas grandes representando seus deuses. Já as esculturas pequenas são poucas e sem muito sentido.

A deusa das serpentes sugere que ela fosse a deusa da fecundidade e é possível que o estilo dela tivesse sido adquirido no estrangeiro. Alguns de seus detalhes sugere um parentesco com a arte mesopotâmia. Ela é datada do início do curto período (1600 a 1450 ac). Ela foi uma das poucas coisas que restaram após a catástrofe que destruiu os antigos palácios. Ao que parece, depois desse acontecimento “houve o que nos parece uma explosão de riqueza e um surto não menos notável de energia criadora”.

Nos antigos palácios haviam muitas cerâmicas nas quais haviam desenhos naturalistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com