TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Necessidades

Por:   •  8/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE REFERENTE ÍTEM 1 AO 8

1. PRANCHA 1 - BRIEFING

- Referente ao perfil de cliente e organograma:

* A forma de escrita está confusa (corrigir):

Paulo Richter

Homem solteiro, 30 anos. Morador sem auxílio moradia, foi despejado de casa após perder o emprego. No momento precisa de um lugar para morar. Planeja constituir família futuramente, possui esperança de que a situação melhore. O mesmo participa do MST (Movimento Sem Terra).

William e família

William é casado com Amélia, o casal possui três filhos (Isa de 15 anos, Juan de 6 anos e Carol de 6 anos). A família divide a casa com os pais de Willian, e a avó. A privacidade da família está comprometida. A casa em que residem é cedida pela prefeitura, temporariamente. O pai de William (August), trabalha como taxista. A mãe de William (Maria), passa o dia em casa cuidando de sua mãe (vó de Willian), que é aposentada. Por motivo de não possuírem um lar definitivo, as crianças continuam estudando em uma escola muito longe de casa. Amélia está desempregada ajudando a sogra com os deveres de casa e a cuidar da avó de Willian. William tem medo de perder o emprego pois a empresa está fazendo cortes no orçamento.

- Continuar correção no CLIENTE MEZO

- Perfil de cliente macro está duplicado na prancha, verificar e apagar.

- Referente ao organograma, vejo que a cozinha também pode ser um local de trabalho. Pois muitas famílias de baixa renda fazem refeições (salgadinhos, doces...) para vender na rua.

- Referente à divisão da planta no organograma, analisar se não seria melhor já criar o organograma em um layout tipo estúdio, como o Barba está pedindo.

- Verificar a possibilidade de criar o título na prancha, por exemplo, antes de iniciar o perfil de cliente, colocar com letra maior na parte superior esquerda: “BRIEFING”.

- Verificar a possibilidade de criar uma barra inferior na prancha, para colocar o número da prancha e demais informações, em vez de usar um selo padrão. Como se fosse uma prancha de TCC mesmo. Segue imagem de exemplo:

-Nesta prancha notei esses itens para analisar e corrigir, de qualquer forma, levem em consideração os comentários do Barba, e foquem nisso.

2. PRANCHA 2/3/4 – ESTUDO DE CASO

- Referente ao estudo de caso, acredito que o que o Barba não gostou, foi exatamente o projeto que foi escolhido para estudo. O projeto que estamos fazendo se refere a uma habitação de interesse social (baixa renda), por isso, é necessário realizar um estudo de caso focado nesse tema. Tentem localizar um projeto de habitação social, no padrão do que o Barba está pedindo, tipo estúdio. Pode ser no Brasil ou fora do país, o importante é mostrar nesse estudo, um projeto que realmente funcione.

Como esse exemplo abaixo, tentem achar um projeto de habitação e mostrem no estudo como funciona e porque funciona, os pontos fortes do projeto, e como podemos usar no nosso projeto.

https://www.arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/4-conjuntos-habitacionais-que-exibem-qualidade-e-diversidade

http://blogaecweb.com.br/blog/conjuntos-habitacionais-recem-construidos-em-sao-paulo-atestam-a-importancia-do-projeto-de-arquitetura/

3. Prancha 5 – LEGISLAÇÃO

- Referente à esta prancha não tenho o que comentar, não parei para olhar a legislação a qual ocupa esse terreno. Mas o importante é garantir que vocês analisaram todos os itens conforme a LOT. Se possível (se sobrar tempo), da pra dar uma olhada no código de obras da cidade também.

4. Prancha 6/7 – ESTUDOS AMBIENTAIS

- Sobre o estudo de insolação, ventilação e ruído. Está OK, mas para ficar melhor eu colocaria o entorno do terreno junto, não só o terreno e as ruas confrontantes. E sim o entorno todo que couber na prancha. Por exemplo, se possui prédio ao redor do terreno, da pra fazer uma legenda de cores. Pintar os lotes onde tem apenas casa de uma cor, pintar os lotes onde tem prédio de outra cor, e os terrenos baldios de outra cor. A quantidade de prédios ao redor do terreno influencia no nosso projeto.

Por exemplo: se houver um prédio bem ao lado, esse prédio pode fazer sombra no nosso projeto, essa sombra faz a temperatura da nossa edificação diminuir (pode ser bom o ruim, depende da face que está fazendo sombra, a sombra faz a quantidade de luz diminuir (ruim, pois conforme a norma de desempenho, precisamos de % mínima de luz no ambiente privativo. Por isso, o entorno impacta muito mais do que imaginamos. Com prédios ao redor, a ventilação também muda, pois temos barreiras físicas ao redor da nossa edificação.

- Sobre o estudo de inundação, na legenda está escrito inundação 2 vezes, com cores diferentes. Especificar a diferença dessa mancha.

Neste estudo, verificar no SIMGEO, se não existe nenhuma tubulação passando dentro ou perto do terreno, lembrando que tubulação (esgoto, drenagem), gera uma faixa não edificável de 4 metros a partir da extremidade da tubulação. Essa tubulação, se tiver passando dentro do terreno, pode ser desviada, para isso é necessário um projeto aprovado pela SAMA e SEINFRA. Joinville é uma cidade onde passa rios, por isso, verificar se não passa nenhum rio tubulado próximo ao terreno, rios tubulados geram uma faixa não edificável de 15 metros. Sugiro incluir todo o entorno do terreno que couber na prancha.

Representar o rio próximo ao terreno e mostrar até onde vai a zona não edificável de 30 metros que inicia na margem no rio.

VERIFICAR SE EXISTE ESGOTO SANITÁRIO PASSANDO NA RUA, CASO NÃO TENHA, É NECESSÁRIO O USO DE ETE. Verificar com o Barba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com