TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É ALVENARIA ESTRUTURAL?

Por:   •  22/7/2022  •  Resenha  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

O QUE É ALVENARIA ESTRUTURAL?

No sistema construtivo de alvenaria estrutural, as paredes além de vedarem a estrutura, também possuem a função de receber as cargas da edificação e transferi-las à fundação, que por sua vez irá transmiti-las ao solo, dispensando a construção de vigas e colunas. É um processo construtivo no qual deve ser calculado e projetado meticulosamente por profissionais qualificados para garantir segurança e funcionalidade da edificação, já que a construção basicamente suportará seu próprio peso.

Diferente da alvenaria de vedação, nesse sistema construtivo as instalações elétricas e hidráulicas ocorrem juntamente com a fase de levantamento das paredes, pois as tubulações são passadas por dentro dos vazados maiores dos blocos estruturais. A localização das tubulações e os tipos de bloco que serão utilizados para saídas delas são especificados na planta da alvenaria estrutural.

VANTAGENS

Ideal para construções de baixa renda, condomínios residenciais de pequena altura (4 e 5 andares)

Também indicado para edifícios mais altos (10 a 20 andares), desde que haja materiais adequados e mão-de-obra qualificada nas proximidades

Menor desperdício de material e de mão-de-obra

Canteiro de obras limpo e com grande controle de todas as etapas de construção

Redução do tempo de execução, com redução de custo

DESVANTAGENS

Exigência de mão-de-obra mais qualificada (geralmente é necessário dar treinamento aos operários)

Baixa capacidade de absorver esforços de tração e flexão

A construção deve ser modulada, o que limita o projeto arquitetônico quanto às dimensões dos vãos e o posicionamento das paredes

Exigência do controle rigoroso em todas as etapas da construção (fiscalização intensa)

Sem possibilidade de modificação arquitetônica após completa a edificação

Existe uma certa limitação quanto a altura do edifício

Quebra de Página

TIPOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL

Com Blocos Estruturais Cerâmicos:

Os blocos cerâmicos proporcionam maior conforto térmico a construção, são mais leves e fáceis de manusear do que os blocos de concreto. Conferem uma facilidade no manuseio na obra, porém quebram com maior facilidade, gerando maiores perdas na construção, e consomem mais argamassa de revestimento.

Os blocos estruturais cerâmicos são comercializados com medidas padrões com alturas de 19 cm e largura de 14 cm, variando somente os comprimentos de acordo com o tipo de bloco e sua função na estrutura. Existem opções de meio bloco, bloco inteiro, bloco de amarração, canaletas, calhas e blocos para saídas de tubulações.

Com Blocos Estruturais de Concreto

Os blocos de concreto proporcionam melhor conforto acústico, quebram menos e utilizam menos argamassa na etapa de revestimento quando comparados aos blocos cerâmicos. Porém são mais pesados e não podem ser manuseados e utilizados em dias chuvosos, pois absorvem água com facilidade, causando alguns desconfortos e dificuldades no canteiro de obras.

Os blocos estruturais de concreto são comercializados com medidas padrões com alturas de 19 cm e largura de 14 cm, variando somente os comprimentos de acordo com o tipo de bloco e sua função na estrutura. Você encontra opções de meio bloco, bloco inteiro, bloco de amarração e canaletas.

COMPONENTES DA ALVENARIA ESTRUTURAL

Blocos estruturais: Componente básico da alvenaria estrutural, pode ser de cerâmica ou de concreto. A quantidade de blocos a ser utilizada é calculada a área da alvenaria da construção em m² descontando as áreas dos vãos das esquadrias e dividir pela área do bloco escolhido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com