TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Regimento Escolar

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução:

O Regimento escolar representa a forma de ser e viver da Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, dentro das normas legais vigentes. Devendo harmonizar-se com a política educacional do país, expressando a filosofia norteadora da ação da unidade escolar, constituindo-se de documentos que visa a legalidade aos atos escolares.

A Escola Estadual Dona Arabela Almeida Costa de Ensino Fundamental e Ensino Médio, pertence a rede estadual de ensino, essa localizada, a rua São Tomás de Aquino número 279 no bairro Vila Mariana, em Governador Valadares. Fundada conforme o decreto nº8.209 de 05 de março de 1965.

Caracterização:

Hodiernamente, a escola oferta o ensino fundamental do primeiro ao nono ano e o ensino médio na modalidade de ensino regular. A Escola, têm uma boa infraestrutura, composta de 11 sala de aula, uma biblioteca, sala de informática equipada e em funcionamento, secretária, sala de professores, refeitórios, quadra para atividades de educação física, pátio, banheiro feminino e masculino e um para crianças com deficiência física. Essa por sua vez, bem equipada e planejada, com boa ventilação para o acolhimento de 552 alunos, 54 funcionários tudo isso para atender toda a necessidade nos turnos matutino e vespertino com bom funcionamento.

Tendo em vista os princípios e fins da educação vocacional e os objetivos da educação básica à escola tem função social de possibilitar o desenvolvimento do educando de forma a assegurar-lhe a formação comum necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para o exercício consciente da cidadania e prosseguimento dos estudos e qualificação para o trabalho.

Atuação do Pedagogo:  

Organização pedagógica, tem como o objetivo de articular, coordenar e integrar o desenvolvimento do trabalho pedagógico na escola no acompanhamento do planejamento das ações. Possibilitando assim, um suporte ao docente para coordenar na busca de um ensino de qualidade, na integração dos docentes e alunos e seus familiares em torno de um eixo comum, o Ensino e aprendizagem.

O pedagogo tem como função também planejar, executar e coordenar: Cursos, atividades e programas internos e ou externos, de capacitação profissional, participação no conselho de classe e coordena-los.

O acompanhamento pedagógico é muito importante no controle da avalição das atividades escolares, bem como a distribuições de aulas e turmas, nas avaliações, evasão na inclusão, na relação família e escola.

 

Diário de observação de campo:

No período de 14/09 a 20/09 a semana escolar em movimento, virada da educação - MG 2018.

Tema: Educação para vida.

Responsáveis: Equipe gestora e funcionário.

Data: 14/09/2018

Atividade: Roda de conversa sobre a base nacional comum curricular.

Dando a explicação da base nacional curricular, dando esclarecimentos que são etapas que devem ser desenvolvidas pelo aluno na educação básica. Falando sobre os conteúdos que devem ser os mesmos independentes onde a criança ou jovem adolescente moram e estudam.

Tema: Educação para vida

Responsáveis: Equipe gestora e funcionários

Data: 17/09/2018

Atividade: Roda de conversa sobre a base nacional comum curricular.

Dando continuidade ao último dia, pelo fato de ser um tema bem extenso, a gestão escolar teve que procurar um vocabulário mais simples para a compreensão do aluno, para tirar suas dúvidas.

Tema: Educação Para vida

Data: 18/09/2018

Atividade: Palestra UFJF

Assunto: Direito a educação

Que a BNCC, tem como objetivo a garantir o estudante o direito de aprender um conjunto de habilidades comuns, tanto nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.  Tentando desta forma reduzir as desigualdades educacionais nivelando e elevando a qualidade de ensino. Assim, os estudantes desenvolvem habilidades, conhecimentos, atitudes e valores do mundo de trabalho para exercer a cidadania. Inserindo novos conteúdos aos currículos que estejam de acordo com a BNCC e também com a realidade local e de cada escola.

Tema: Educação para vida

Responsável: James Ramon, professor de dança

Data: 19/09/2018

Atividade: Palestra dança urbana

Esclarecimento através de vídeo sobre grande diferença cultural em que a dança aparece inserida em nossa sociedade. A dança urbana, também chamada dança de rua, que possuem movimentos detalhados, acompanhados e expressão facial, sua origem do Estados Unidos tem batidas fortes como a principal característica, sincronizados e coreografados.  

O objetivo da Semana Escola em Movimento proporcionar um momento de diálogo e reflexão no planejamento coletivo a fim de empreender neste ano focado duas frentes de trabalho no ensino fundamental e na reformulação do currículo de Minas Gerais. A partir das orientações da BNCC, considerando os seguintes eixos: Direito a aprendizagem, gestão democrática e participativa, fortalecimento do trabalho coletivo escolar e da comunidade.

 

Análise do Projeto Político Pedagógico (PPP)

A Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa integrante da Rede Estadual de Ensino iniciou-se como Grupo Escolar Dona Arabela de Almeida Costa conforme decreto nº 8.209 de 05/03/1965 e posteriormente Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, de acordo com a Lei Estadual nº 2.610 de 08/01/1972, com ensino de 1º a 4º Série do 1º Grau.

A extensão de 5º à 8º Série foi autorizada através da Resolução nº 5.815/86, publicada no Diário Oficial MG de 01 de fevereiro de 1986.

A escola atualmente oferta o ensino fundamental do 1º ao 9º ano, implantado pela Lei nº 11.274 de 2006 e ensino médio na modalidade regular regulamentado pela Resolução SEE/MG número 1.025/2007 e instrução SB/SEM número 01/08.

Ensino médio na modalidade de ensino regular contempla 5 turmas 6º ao 9º ano, 4 turmas 1º ao 3º ano do ensino médio e 5 turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino.

O Ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação de aprendizagem ou em situações emergenciais. O Currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos da criança e do adolescente, tendo como diretriz a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com