TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o Regimento Escolar (Gestão educacional)

Por:   •  26/7/2017  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Câmpus Londrina

DISCIPLINA: GESTÃO EDUCACIONAL

26.JUN.2017

O regimento escolar

Gestão Escolar

Antes de descrever sobre, primeiramente conceitua-se e explica-se sobre o regimento escolar. É a constituição da escola. Nesse documento devem constar regras que norteiam e regulam a estrutura e o funcionamento escolar, além de definir a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar e estabelecer direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. É o Regimento Escolar, o legitimador e legalizador dos atos escolares, consoante legislação vigente. É o resultado do pacto celebrado entre todos que fazem a escola, visando a normatização das relações, direitos e deveres. Visa fortalecer a autonomia da escola numa perspectiva democrática, além de assegurar os princípios filosóficos e político-pedagógicos que norteiam a prática educativa escolar, garantindo-lhe as suas especificidades pedagógicas e administrativas.

Esse regimento é autônomo pois expressa o projeto educativo da escola, construído coletivamente, permitindo que ela expresse sua identidade sem perder de vista a legislação e as diretrizes e políticas educacionais nacionais e estaduais.

Para a sua elaboração é necessária a colaboração e participação de todos os segmentos da comunidade escolar, através de assembleia, com a finalidade de discutir e deliberar conteúdos que comporão o Regimento, que por sua vez deve ser atualizada. Por meio de revisão e atualização dos dispositivos do seu Regimento, de modo a acompanhar o dinamismo das ações desenvolvidas, através de emendas regimentais que devem ser aprovadas pelos colegiados escolares.

De acordo com o vídeo “O regimento escolar – gestão escolar” disponível no youtube, as principais características do documento são: flexibilidade, terminologia adequada, clara e precisa, deve estar adequado a sua finalidade dependendo das necessidades e demandas, deve estar compatibilizado com a legislação vigente municipal, estadual e federal, deve estar atualizado com a experiência pedagógica e educativa, e como objetivo maior, a emancipação coletiva, estando também atento às mudanças escolares.

De acordo com a entrevista pelo vídeo, o regimento interno da escola em questão foi elaborada por funcionários internos do colégio, sem a atuação dos pais e responsáveis. Como é feita a classificação do nível de um indivíduo para a entrada do colégio, a avaliação do aluno no decorrer do período letivo, são alguns dos itens que compõe o regimento.

Identificação, objetivos gerais e finalidade da escola, gestão administrativa e normas de convivência, direitos e deveres dos integrantes escolar, formas de avaliação escolar, organização da vida escolar, espaço comunidade-escola, dar respostas às demandas pela comunidade, devem ser descritos no regimento.

O Regimento escolar, basicamente é, ou deveria ser, o espelho da escola, para que dê subsídios para um bom andamento da própria escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com