TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REGIMENTO ESCOLAR/PPP E SUA UTILIZAÇÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  26/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

I

 

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1    INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2   RELATO DAS  LEITURAS OBRIGATÓRIAS.........................................................4

3   CONHECER O REGIMENTO ESCOLAR/PPP E SUA UTILIZAÇÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO ESCOLAR, COMO DESTAQUE PARA ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA( DIRETOR, COORDENADOR PEDAGÓGICO)........................................6

4    CONHECER A ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA( DIRETOR, COORDENADOR PEDAGÓGICO), A ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO DA ESCOLA E ETAPAS DO PROCESSO PEDAGÓGICO E/ OU ADMINISTRATIVO.......................................................................................................8

5   PLANO DE AÇÃO.................................................................................................10

6   CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................11

 

 REFERÊNCIAS  .......................................................................................................12

 1.   INTRODUÇÃO

        O presente relatório tem a finalidade de enriquecer a trajetória acadêmica da aluna Ereni do Nascimento, do Curso de Pedagogia-Licenciatura, e proporcionar á ela vivências construtivas, crescimento pessoal e profissional, através de um plano de trabalho elaborado com muita dedicação, proporcionando um roteiro á ser seguido, para que o estágio de Gestão Educacional e Espaços não Escolares sejam concluídos com sucesso.

          A análise e estudos dos diversos materiais disponibilizados, assim como o conhecimento adquirido através dos vídeos expostos, colocados no plano de trabalho curricular para realização de etapas foi de extrema importância e relevância para que o acadêmico pudesse desenvolver essa fase crucial desse curso de graduação.

        O texto disponibilizado para acesso e estudo do acadêmico, é um artigo que possui a concepção e pensamento da área educacional, que expõe a realidade que do enfoque na educação, além de adicionar diversos conhecimentos a respeito do assunto estudado para realização da prática do estágio, assim como perguntas e respostas relacionadas aos assuntos norteadores do campo da educação, também a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), no âmbito da Gestão escolar, e atuação da equipe diretiva, além de um plano de ação.

           Ao finalizar esse relatório foi possível contemplar com carinho e compreensão, além de aprimorar as habilidades e conhecimentos sobre esta etapa tão marcante na educação que é a Gestão Educacional.

2.  RELATO DAS  LEITURAS OBRIGATÓRIAS

           O presente artigo trás como objetivo analisar e apresentar as possibilidades de atuação do Pedagogo, e permitir alguns esclarecimentos que se fazem necessários de modo preliminar, sobre a temática desta formação, também abordam a educação formal, não formal e informal, bem como suas definições, e o papel social da prática pedagógica presente para além da docência e do ambiente escolar, refletindo sobre sua atuação como profissional.

          Criado em 1939, o curso de Pedagogia tem como princípio a educação de crianças nos anos iniciais, também a gestão educacional.  Como atribuição inicial, o curso recebeu a denominação de “estudo da forma de ensinar”. Tinha também a denominação de “técnicos em educação”, estes assumiam concursos com funções de administradores, planejadores de currículos, entre outras, mas nenhuma delas envolvia a sala de aula. Após alguns anos, o método de formação profissional passa por algumas reformulações.  

          Para atuar como licenciado era preciso mais um ano de formação prática, só depois de concluir essa etapa o aluno poderia atuar como professor. Após a reforma universitária de 1968 e o parecer CFE n. 252/69, as formações se unificaram e hoje em dia o curso tem a duração de quatro anos, as atividades práticas já estão dentro dos anos de formação.

          Com a crescente ampliação de escolas, a necessidade de professores capacitados para essa função aumenta significativamente. Uma reforma curricular nos cursos de graduação é exigida, pois, como a demanda aumenta, o profissional formado nessa área precisa desempenhar e se mostrar capacitado para atuar nas diversas áreas tanto administrativas, dentro do espaço escolar, como nas de formação do conhecimento científico.

         O objetivo central do curso de Pedagogia hoje é a formação de profissionais capazes em exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares.

          Evidencia-se, então, que Pedagogia não é um curso apenas, é um campo que compõe conhecimento científico. O profissional dessa área realiza tarefas educativas na formação e construção da humanidade, portanto, o pedagogo amplia seu campo de conhecimento em duas vertentes: a escolar e a não escolar. Segundo Pimenta (2011), o campo educativo é amplo e abrange diferentes modalidades nos mais diversos meios, como na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política, na escola.

          Atualmente, está evidente que para o indivíduo ser inserido no meio social e cultural se faz necessário o processo educativo. Portanto, percebe-se aqui que a prática pedagógica vai muito além do que apenas à docência escolar. A atuação do pedagogo, portanto, vai muito além dos espaços escolares, ele está presente em qualquer área extraescolar que exija a transmissão e assimilação de conhecimento. Em todos os ambientes o pedagogo atua para além de técnicas escolares ensinadas na graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com