TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Bíblico

Por:   •  4/4/2023  •  Monografia  •  19.942 Palavras (80 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 80
  •  Genesis                                                                                                                                                           .

O livro de Gênesis é o primeiro livro da Bíblia e conta a história do começo da criação, da humanidade, da relação entre Deus e a humanidade e da história dos patriarcas do povo de Israel.

O livro começa com a história da criação do mundo em seis dias e do primeiro homem e mulher, Adão e Eva. Em seguida, descreve a história de Caim e Abel, o dilúvio e a construção da Arca de Noé, e a torre de Babel.

O restante do livro de Gênesis é dedicado a contar a história dos patriarcas Abraão, Isaque, Jacó e José. Abraão é chamado por Deus para deixar sua terra natal e ir para uma terra que Deus prometeu dar-lhe e aos seus descendentes. Abraão tem um filho, Isaque, que por sua vez tem dois filhos, Jacó e Esaú. Jacó engana seu irmão mais velho, Esaú, e se torna o herdeiro da promessa de Deus para Abraão. Jacó tem doze filhos, um dos quais é José, que é vendido como escravo pelos seus irmãos, mas acaba se tornando governador do Egito.

O livro de Gênesis termina com a morte de José e a promessa de que Deus cumprirá suas promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó, que se tornarão uma grande nação.

  • Êxodo                                                                                                                         .

Êxodo é o segundo livro da Bíblia, no Antigo Testamento, que relata a história dos hebreus desde a escravidão no Egito até a sua chegada à Terra Prometida. O livro começa com o nascimento de Moisés e a ordem do faraó para matar todos os bebês hebreus do sexo masculino. Moisés é salvo e criado como um príncipe egípcio, mas foge para o deserto após matar um egípcio que estava maltratando um escravo hebreu. Lá, Deus aparece a Moisés na forma de uma sarça ardente e o chama para liderar os hebreus para fora do Egito.

Moisés retorna ao Egito e, com a ajuda de seu irmão Aarão, confronta o faraó para libertar os hebreus. As pragas divinas são lançadas contra o Egito, culminando na morte dos primogênitos egípcios na última praga. O faraó finalmente permite que os hebreus partam, mas logo se arrepende e os persegue com seu exército. Deus divide o Mar Vermelho para permitir que os hebreus escapem, mas afoga o exército egípcio quando tentam segui-los.

Os hebreus vagam pelo deserto durante quarenta anos, recebendo leis e instruções divinas de Deus através de Moisés, incluindo a entrega dos Dez Mandamentos. Eles enfrentam desafios, como a falta de água e comida, e se rebelam contra Moisés e Deus várias vezes. Finalmente, eles chegam à fronteira da Terra Prometida, mas são impedidos de entrar por causa da falta de fé e obediência. Moisés morre pouco antes da entrada na Terra Prometida, e Josué se torna o novo líder dos hebreus.

  • Levíticos                                                                                                                 .

"Levítico" é o terceiro livro da Bíblia, que contém uma série de leis e regulamentos que foram dadas a Moisés por Deus para o povo de Israel seguir. O livro começa com instruções para os sacerdotes, que eram responsáveis por realizar os sacrifícios e outras cerimônias religiosas no Tabernáculo. Também são apresentadas as leis sobre os sacrifícios, incluindo as ofertas pelo pecado, pelas transgressões e de gratidão.

Além disso, o livro estabelece as regras de pureza ritual, incluindo a dieta kosher e a proibição de ter relações sexuais durante a menstruação. São apresentados os regulamentos sobre a cura das doenças de pele, a limpeza da casa após uma praga e as leis para o dia da expiação, que era uma cerimônia anual para purificar o povo de seus pecados.

O livro também aborda questões sociais e morais, como a proibição de incesto, adultério e homossexualidade, e a obrigação de amar o próximo e tratar os estrangeiros com justiça. "Levítico" é considerado um livro importante para entender as leis e tradições judaicas e é usado como fonte de inspiração para a ética e a moralidade no cristianismo e no judaísmo.

  • Números                                                                                                                   .

O Livro de Números" é o quarto livro da Bíblia, que narra a jornada dos israelitas pelo deserto em direção à Terra Prometida, conforme liderados por Moisés. O livro começa com o censo do povo de Israel e a organização das tribos em acampamentos ao redor do Tabernáculo.

Ao longo da narrativa, o povo de Israel passa por uma série de desafios, incluindo rebeliões, castigos divinos, desobediência e lutas contra outras nações. Deus fornece orientações para Moisés sobre a construção da Arca da Aliança e outras peças do Tabernáculo, bem como sobre como os israelitas deveriam adorá-Lo.

O livro também inclui a história de Balaão, um profeta que foi contratado para amaldiçoar os israelitas, mas que acabou abençoando-os por ordem de Deus. Ao final do livro, Moisés envia espias para explorar a Terra Prometida, mas a maioria relata que a terra é habitada por gigantes e é inabitável. Como resultado, Deus condena os israelitas a vagar pelo deserto por mais 40 anos.

"O Livro de Números" é uma história importante pois, mostrando como Deus liderou Seu povo através de tempos difíceis e testes, e como o povo de Israel frequentemente falhou em obedecer e confiar em Deus. O livro também fornece informações valiosas sobre a organização da sociedade e das forças militares dos israelitas.

  • Deuteronômio                                                                                                        .

"Deuteronômio" é o quinto livro da Bíblia e significa "Segunda Lei", que é uma referência às leis e mandamentos que Deus deu a Moisés para que ele transmitisse ao povo de Israel. O livro começa com Moisés fazendo uma revisão dos eventos que levaram os israelitas a vagar pelo deserto, incluindo seus pecados e rebeldias contra Deus.

Moisés também relembra as leis e mandamentos que Deus havia dado a eles, e enfatiza a importância da obediência e do amor a Deus. Ele encoraja o povo a seguir os mandamentos de Deus, a ensiná-los a seus filhos e a colocá-los em prática em suas vidas diárias.

O livro inclui a descrição de várias leis e regulamentos, incluindo os Dez Mandamentos, leis sobre o culto, o dízimo e o jubileu, e as leis civis. Moisés também renova a aliança entre Deus e o povo de Israel, pedindo que eles escolham amar e obedecer a Deus em todos os aspectos de suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.5 Kb)   pdf (198.2 Kb)   docx (223.7 Kb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com