TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rio Belém

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

3 PROCEDIMENTOS

        Todos os procedimentos foram seguidos e executado pelas Normas da ABNT – NBR 5738. Sendo assim, realizado pelo separo dos materiais, mistura na betoneira, tempo de cura e a quebra realizada na prensa eletro hidráulica.

        1ª etapa: São realizados a separação e pesagem de todos os materiais, brita, areia, cimento e água.

        2ª etapa: Fazer a distribuição na betoneira. Sendo primeiro a brita e metade da quantidade exigida de água. Deixar a betoneira batendo em torno de 3 minutos.

        3ª etapa: Em seguida vire toda a medida de cimento, sempre com a betoneira ligada, e deixe batendo por mais uns 5 minutos ou até ela se fundir com a brita.

        4ª etapa: Na sequência, vire a medida de areia e o restante de água e deixe batendo por mais 3 minutos ou até ficar com uma textura homogênea, sempre cuidando para que não grude no fundo e fique resíduos de materiais sem misturar com o restante.

        5ª etapa: Untar todas as formas cilíndricas com óleo, (neste caso foram usadas 4 formas, para fazer as quebras em diferentes dias), em seguida foi utilizado o slump test para medir a fluidez e consistência do concreto fabricado.

6ª etapa: Despejar o concreto em todas as formas untadas e em sequência fazer o adensamento com o vibrador, usado quando já depositado dentro das formas para corpos de prova.

7ª etapa: Quando todos os corpos de prova já foram finalizados eles são mantidos no gabinete para cura de corpos de prova. Os mesmos foram depositados dentro desse equipamento até serem rompidos na prensa hidráulica.

8ª etapa: Passado os primeiros 7 dias de cura é realizado a primeira quebra, passando primeiro pelo retificador (figura 1) e depois pela prensa (figura 2), realizando o rompimento dos corpos de prova para verificação da resistência de cada um deles.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Obs.: O processo da etapa nº 8 são realizados, mais 3 vezes entre 14, 21 e 28 dias. Finalizando assim todas as etapas de estudo do concreto.


4 EQUIPAMENTOS

Durante o processo de fabricação do concreto foram usados três principais equipamentos, demonstrados abaixo:

[pic 5]

Imagem: balança para controle da dosagem de componentes do concreto (brita, água, cimento e areia). Fonte: Dicionário da Engenharia.

[pic 6]

Imagem: betoneira para mistura dos componentes. Fonte: Dicionário da Engenharia.

[pic 7]

Imagem: conjunto para slump test, utilizado para medir a fluidez e consistência do concreto fabricado. Fonte: Dicionário da Engenharia.

[pic 8]

Imagem: vibrador de concreto, usado para adensamento do mesmo quando já depositado dentro das formas cilíndricas para corpos de prova. Fonte: Dicionário da Engenharia.

Após serem respeitados os prazos para rompimento dos corpos de prova já citados, foram utilizados os seguintes equipamentos em cada uma das quebras para teste de resistência:

[pic 9]

Imagem: retificador de corpo de prova, empregado para retirada de imperfeições na parte superior do cilindro de concreto. Durante seu uso, hidratou-se a superfície com água. Fonte: as autoras.

[pic 10]

Imagem: prensa eletro hidráulica, onde se realizou efetivamente o rompimento dos corpos de prova para verificação da resistência de cada um deles. Fonte: as autoras.

[pic 11]

Imagem: gabinete para cura de corpos de prova ainda não rompidos. Os mesmos foram depositados dentro desse equipamento até serem rompidos na prensa hidráulica. Fonte: as autoras.

5 RESULTADOS

        São realizados os cálculos para a determinação da resistência em que, cada um dos quatro corpos de prova apresentam resultados diferentes pelo  seu tempo de cura, sendo eles iniciados a partir de 7 dias, e decorrendo entre 14 dias, 21 dias e por fim 28 dias.

Efetua-se primeiramente a área da circunferência que possui a forma, dada pela fórmula de π x r², onde o raio se da por 50 cm, portanto obtém-se uma área de 7.850mm².

Em seguida, a área da forma é dividida pelas forças exercidas nas quebras dos corpos de prova para teste de resistência, respeitando o prazo de cura de cada uma delas, portanto:

  • 7 dias resultou em uma força de 287,20 kN.

7.850mm² / 287.220 N = 36,5 MPa.

  • 14 dias resultou em uma força de 271,20 kN.

7.850mm² / 271.200 N = 34,54 MPa.

  • 21 dias resultou em uma força de 283,43 kN.

7.850mm² / 283.430 N = 36,10 MPa.

  • 28 dias resultou em uma força de 287,73 kN.

7.850mm² / 287.730 N = 36,65 MPa.

CONCLUSÃO

Conclui-se que é imprescindível seguir a NBR 5738/2003 no que se diz respeito aos procedimentos para moldagem e cura de corpos de prova, para que se possa fazer a medição posterior da resistência do concreto e se obtenham os resultados esperados e também o Slump Test para que possa medir sua consistência e fluidez e avaliar se está adequado para o uso a que se destina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (448.6 Kb)   docx (338.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com