TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso do solo

Por:   •  14/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Uso do solo e o municipio

 O Governo (Estado) controla os possíveis abusos do poder individual e preserva o que deve ser de todos. função: expressar o desejo coletivo da sociedade.

Solo se for trabalhado com determinados instrumentos e receber certos benefícios, o solo se presta a fins produtivos. O solo da sociedade moderna PE usado para atender as duas finalidade: servir de suporte a produção ou servir de suporte ao consumo.

Atividades produtivas: resultam em objetos ou bens para uso ou troca, geram empregos e aumentam riqueza. Atividade de consumo: reprodução da vida do indivíduo ou da sociedade(comer, vertir-se).

Casa: consumo restrito. Rua consumo coletivo amplo.

Espaço rural brasileiro: densidade populacional baixa, densidade de ocupação do solo por edificações é mínima, bastante terra, solo livre. Aglomerados de pessoas e edifícios é escala pequena. Pouca distinção funcional nas sociedades locais. Atividades produtivas: setor primário da economia, são de natureza agrícola, pastoril, extração vegetal ou mineral, ou ação predatória. Uso do solo: voltado para necessidades de produção. Utiliza a maior parte da terra para produzir bens comercializáveis, e reserva uma seção para a lavoura de subsistência, para sustento da família.

Avanço dos esquemas empresariais em direção ao campo está-se liberando a mão de obra. Trabalhos perde terra, e está se assalariando, ou emigra.

Espaços urbanos: densidades altas. Tanto populações quanto edificações ocupam intensamente o solo. Áreas livres são raras, terra se faz escassa. Aglomerados: significativos em várias escalas. Atividades produtivas: no setor primário não são significativas; setor secundário (industrias) e terciários (comércio e prestação de serviços) da economia encontram na cidade seu lugar ideal.

Quanto maior a cidade, maior o grau de complexidade da economia e da composição da sociedade. 80% do solo:  consumo individual e coletivo. Cidade não produzem alimentos para sobrevivência da população.

Valor solo rural: quanto mais fértil, mais água, clima regular, valeria mais.

 Valerá mais a terra mais exclusiva, com menor numero de pessoas com controle. (monopólio).

Promover aumento das cidades: tornando mais densa a ocupação do solo urbano; expandindo a área urbanizada para além dos seus limites e transformando solo rural em urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com