TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPINIÃO DA COBERTURA ONLINE SOBRE A DIVULGAÇÃO DA TAXA DE DESEMPREGO

Por:   •  8/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo de opinião da cobertura online sobre a divulgação da taxa de desemprego de mato grosso do sul.

O jornalismo online é conhecido pela velocidade das informações. O curioso aqui é que a TV morena divulgou primeiro. No dia 11/04, veiculou uma reportagem sobre o desemprego em mato grosso do sul  que já apontava a taxa de 7,4% sem citar a fonte desse dado em sua reportagem. Nos sites, essa notícia só começou a ser veiculada no dia 07/05, quando os portais Midiamax e correio do estado divulgaram suas reportagens com alguns dados diferentes.

No site Midiamax, o título apontava uma alta de 7,9% na taxa de desemprego no estado e citava o IBGE como fonte. Já no correio do estado, o título da reportagem chama a atenção do leitor para o fato de que, desde 2012 o desemprego no estado não se mostrava tão alto. No subtítulo, a taxa de desocupação apontada pelo portal foi de 6,1% também segundo o IBGE. Percebemos uma diferença considerável entre os dados dos dois sites que citam como fonte o mesmo órgão de pesquisa, sem falar nos dados da Tv Morena que não bateu com nenhum dos dois.

No dia 08/05, um dia depois da notícia ter sido transmitida pelos sites Midiamax e Correio do estado, o portal Campo Grande news publicou sua matéria mostrando a porcentagem na manchete de 63%, que seria o aumento da taxa de desemprego em relação ao mesmo período de 2014, e falando que isso afetava o comércio. Apesar de não citarem a fonte desse dado de 63%, ao longo da reportagem alguns dados da PNAD, pesquisa realizada pelo IBGE, são citados.

Interessante também é perceber que a matéria sobre o desemprego publicada pelo correio do estado, simpático ao atual governo, foi bem menor que a dos outros sites, e ainda trouxe um parágrafo final falando sobre o aumento do salário médio do sul-mato-grossense, que subiu 22%.

Tendo em vista que a única fonte citada pelos portais foi o IBGE, fica uma dúvida quanto a apuração dos dados, visto que nenhum dos dados apresentados pelos sites foi igual ao outro, nem ao da TV Morena.

Uma ferramenta que o jornalismo online oferece e que poderia resolver essa bagunça de dados, é o uso de um hiperlink com o site oficial da pesquisa.

A necessidade que o jornalismo online tem de ter que dar noticias quase instantâneas, acabou desgastando um pouco a credibilidade do meio, que não conseguiu mostrar uma matéria confiável, com dados confirmados, em nenhuma das coberturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (295.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com