TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue a taxa de desemprego aberto. A seguir esclareça: “trabalhador desencorajado”

Por:   •  5/12/2016  •  Exam  •  3.595 Palavras (15 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 15

Faculdade do Maranhão – FACAM

Lista de Exercícios de Economia

Revisão de Conteúdo – 2016.2

1 – Conceitue a taxa de desemprego aberto. A seguir esclareça:

 “trabalhador desencorajado”;

  1. Como ela se comporta ao longo do ciclo econômico;

O A atividade  econômica de um país num determinado período influencia significativamente a taxa desemprego  que ele possuirá. A taxa desemprego tende  a reagir com certa defasagem ao ciclo econômico . Se a economia do PIB hoje, o desemprego demora um pouco para iniciar seu declínio..

 b) Como ela pode ser afetada pelos fenômenos do “trabalhador

Adicional” e “trabalhador desencorajado”;

O trabalhador adicional sugere que a taxa de participação  na força de trabalho secundários tem uma tendência contraciclica( isto é, se desloca oposto ao ciclo dos negócios); ele aumenta durante as expansões . A relação entre o ciclo de negocio e a taxa de participação na força de trabalho também surge por causa do efeito desencorajada. Esse efeito argumenta que muitos empregados acham que é impossível arrumar emprego durante a recessão e simplesmente desistem.

c) Como ela pode mudar sem alteração do estoque de desempregados.

2 – Defina Mercado de Trabalho. Apresente a classificação do desemprego, consoante a sua origem. Diferencie os tipos e exemplifique.

Mercado de trabalho: no qual se realizam a compra e venda de serviços de mão-de-obra,se estabelecendo salário e o nível de emprego.

Desemprego involuntário :ocorre quando o individuo deseja trabalhar à taxa de salario vigente no sistema econômico, mas não encontra ocupação;

Desemprego estrutural: Acontece quando o padrão de desenvolvimento econômico exclui uma parcela de trabalhadores do mercado de trabalho;

Desemprego friccional: surge em decorrência do processo dinâmico que caracteriza o mercado, no qual o sistema de informações sobre a oferta de vagas disponíveis no sistema produtivo é imperfeito;

Desemprego sazonal: ocorre devido à sazonalidade de determinados tipos de atividade econômica

3 – O que vem a ser Paradoxo da Parcimônia em Economia? Exemplifique.

Se a coletividade resolvesse poupar uma parcela maior de renda (consumir menos),acabaria por reduzir o nível de renda, caso os empresários mantivessem seus investimentos constantes.

4 – Quais razões que levam a coletividade a demandar ou reter moeda? Quais variáveis afetam essa decisão?

Demanda por moeda pela coletividade corresponde à quantidade de moeda que o setor privado não bancário retém , em média, seja com o público, seja no cofre das firmas, e em depósito á vista nos bancos comerciais.

Razões para retenção de moeda:

Por transações: pessoas e firmas precisam de moeda/dinheiro para transações do dia a dia,para alimentação,transporte e aluguel;

Por precaução: o público e as firmas precisam ter uma certa reserva monetária para fazer face a pagamentos imprevistos, ou atrasos em recebimentos esperados;

Por especulação:Para novos investimentos.  

5 – Se o Produto Interno Bruto – PIB brasileiro crescer em um determinado ano, deve-se esperar que a demanda por divisas cresça ou diminua? Justifique sua resposta.

Se o PIB Brasileiro crescer em um determinado ano, podemos entender que a renda da população interna aumentará, e com isso, aumentará o consumo. Como grande parte do que nós consumimos, tem insumos e/ou matérias primas importadas, crescerá a quantidade de importados, sem contar também que aumenta a quantidade de produtos de bens finais importados,sendo assim a demanda por divisas crescerá!

6– O que é inflação? Quais são suas causas prováveis?

Inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível de preço

Causas da inflação: emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo, demanda por produtos(aumento no concurso) maior do que capacidade de produção do país, aumento nos custos de produção (maquinas, matéria-prima ,mão-de-obra)dos produtos.

7 – Defina Produto Interno Bruto – PIB e Renda Nacional Disponível Bruta, indicando as principais diferenças entre esses agregados.

Produto Interno Bruto – PIB: produto total, independente da origem dos fatores da produção responsáveis por ele;

Renda Nacional Disponível Bruta(RNB) renda gerada por fatores de produção de propriedade dos residentes independentemente do território onde esse valor é gerado.

8 – Quais as fontes de crescimento econômico? Identifique no âmbito local e exemplifique. O crescimento decorre de variações na quantidade e na qualidade de insumos básicos; capital e mão-de-obra. Neste sentido as fontes de crescimento são as egintes:

- O aumento da força de trabalho

-Aumento do estoque de capital

-Melhoria na qualidade de mão de obra

-Melhoria na tecnologia

-Eficiência Organizacional

9 – Discuta o que se entende por taxa de ocupação. Mostre como medi-la.

Conhecida também por índice de emprego, é usada para medir a proporção da população economicamente ativa que , após certa idade, é empregada, indica o contingente de trabalhadores disponíveis e utilizados pelas firmas

10 – Defina inflação de demanda e inflação de custos.

Inflação de demanda: refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível.

Inflação de custo: provocada por aumentos de custos, diminuindo a oferta agregada.

11 – Indique as causas da inflação brasileira, segundo as correntes:

a) Neoliberais;

b) Inercialistas;

c) Cepalistas.

a) Neoliberal:

R: Durante todo o período de 1964-1973, o diagnostico para as causas da inflação brasileira utilizava a linha de pensamento econômico ortodoxa/neoliberal, que atribuía ao excesso de demanda, associado ao desequilíbrio das contas públicas, a responsabilidade pelo processo inflacionário.

O principal mecanismo de política econômica de combate à inflação para essa corrente estava na redução da demanda agregada, com a redução dos gastos do governo (e a consequente redução do tamanho de Estado), com uma política salarial restritiva e controle da oferta monetária.

b) Inercialista:

R: Os pressupostos teóricos dessa teoria eram os de que a economia brasileira se encontrava altamente indexada, ou seja, todos os negócios, contratos etc. eram os firmados com base num índice que procurava garantir a correção monetária dos valores envolvidos. Dessa forma, todos os aumentos de preços da economia, gerando um processo automático de realidade da inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (240.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com