TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS DE UM EIXO DE REVITALIZAÇÃO CULTURAL

Por:   •  11/7/2017  •  Artigo  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 11

BENEFÍCIOS DE UM EIXO DE REVITALIZAÇÃO CULTURAL

Caroliny Vaz[1]

Marlete Turmina Outeiro[2]

Bruno Soares Martins[3]

RESUMO

Este Artigo tem como objetivo a observação, a análise e a compreensão da dinâmica e benefícios que um Eixo de Revitalização Cultural, enquanto requalificação urbana e da paisagem, pode induzir a uma melhoria na qualidade de vida e relações sociais entre os indivíduos. Este estudo contribui para a percepção relacionada à propostas de promoção cultural dentro da cidade de Pato Branco e a importância desta associação para a formação dos indivíduos, e como a arquitetura pode proporcionar esta dinâmica entre os cidadãos e os espaços culturais, que muitas vezes deixam de ser valorizados. Estudaremos a percepção da qualidade dos espaços atrelados à revitalização urbana, enfatizando os aspectos positivos que esta forma de intervenção pode gerar, criando a interação do homem com o meio e como esta dinâmica pode contribuir para uma nova visão na construção do lugar. Assim, os arquitetos e urbanistas, ao planejar intervenções no espaço urbano, deverão conhecer os aspectos locais, para que a partir das informações coletadas, possa projetar os lugares da cidade, visando à salvaguarda dos aspectos culturais já consolidados. (CHOU; ANDRADE, 2005). O trabalho é fundamentado na metodologia de revisão bibliográfica, buscando diversos autores para a formulação de uma visão crítica e analítica sobre o assunto abordado. Como resultado, temos que a integração entre cidade, população e cultura pode ser uma boa prática, onde a inclusão da população nos meios sociais pode ser de grande êxito, potencializando a satisfação dos indivíduos em interagir na formulação dos espaços e promoção da cultura local.

Palavras chave: Projeto Urbano. Cultura. Integração Social. Revitalização Urbana.


1 INTRODUÇÃO

        A ideia de Revitalização nos faz lembrar de ações e medidas que são propostas com o objetivo de revalorizar uma determinada área, requalificando socialmente seu caráter. O crescimento acelerado das cidades resulta, muitas vezes, em um crescimento sem planejamento urbano, e com isso os espaços começam a presentar problemas, desvalorização de algumas áreas e supervalorização de outras, acarretando, em certos pontos, o abandono ou marginalização por parte da população.

Essa degradação dos espaços não é incomum, as áreas da cidade passam a ser substituídas por outras, que oferecem atrativos para o consumo e investimento. Em alguns casos, as regiões centrais são deixadas de lado e a atenção é dirigida a outras áreas. Para esses casos é que a revitalização vem como solução. (BEZERRA; CHAVES, 2014).

Destarte, relacionando estes fatores à cidade de Pato Branco enquanto referencia regional, é visto que como um todo que a cidade apresenta alguns incentivos de melhorias na qualidade da paisagem e urbanidade, no entanto os espaços votados à promoção da cultura nem sempre ganham ênfase, muitas vezes sendo deixados de lado, ou não recebem espaços adequados para a devida disseminação e importância.

Com base nessa realidade, levantou-se uma idealização importante, onde a diversidade cultural e espacial pode e deve ser melhor valorizada, pois toda região, ou cidade tem seu potencial cultural digno de propagação e conhecimento, por parte dos seus cidadãos ou mesmo visitantes de passagem.

Neste sentido, esse projeto pode contribuir na elaboração de formas de melhoria da disseminação da cultura na cidade e em conjunto promover a revitalização urbana adequada, respeitando os aspectos locais já consolidados. Além disso, podendo tornar-se um estimulador para uma nova visão da integração cultural, contribuindo para o desenvolvimento de uma melhor relação sociocultural na cidade. Pode contribuir também, para uma melhor conscientização das pessoas em relação aos problemas sociais que desequilibram nossa sociedade, como o preconceito, a marginalização dos espaços e das pessoas, o desemprego e o analfabetismo, partindo do estimulo a um maior contato nas ações culturais.

A Revitalização Cultural relaciona o processo de requalificação e evolução urbana, considerando a cultura, as atividades socioeconômicas, e as relações sociais da população local, o diferencial é a proposição de elementos culturais ao longo do eixo, que objetivam promover a cultura local e maior integração popular, tanto entre os espaços e os indivíduos, quanto sobre os indivíduos entre si próprios, criando novas relações socioculturais.

Nesse estudo optou-se desenvolver o tema por meio da pesquisa bibliográfica, com a busca de um entendimento fundamentado do assunto, sendo consultados, artigos científicos, livros, e material disponibilizado na internet.


2 O CENÁRIO DA REQUALIFICAÇÃO URBANA E CULTURAL

Historicamente diversas intervenções têm ocorrido nas áreas centrais das cidades, induzindo a melhoria estética ou em busca de renovação urbana. Mas essa renovação vem alterando a dinâmica dessas áreas exigindo altos investimentos, sobrepondo sua função com interesses imobiliários, onde o foco deveria ser a qualidade de vida do cidadão. (BEZERRA; CHAVES, 2014). Chou e Andrade discorrem e seu artigo que:

O patrimônio cultural está inscrito na malha urbana de cada localidade. Assim, inúmeras intervenções tem buscado valorizar, quando não resgatar e restaurar, estes espaços e edificações que o compõe como produtos culturais do lugar. [...] as intervenções têm transformado as paisagens urbanas de acordo com as demandas e características locais. (CHOU; ANDRADE, 2005, p. 1).

Os espaços culturais são tomados como um exemplo de participação popular, onde acontecem a promoção de diversos tipos artes e meios de manifestações culturais individuais ou coletivas, que proporcionam a descontração, valorização, reconhecimento, prazer e, ao mesmo tempo, conscientizam a população de que frente a espaços públicos a classe socioeconômica não deve ser segregadora, e que sim o lazer é um direito de todos. (SILVA; LOPES; XAVIER apud PINTO; PAULO; SILVA, 2012).

Nas sociedades tradicionais, os indivíduos não podiam escolher como passariam o tempo livre ou as atividades que gostariam de praticar enquanto momento de descanso, dando margem a uma vida alienada e desinteressada em relação aos espaços da cidade. Sendo que não se deve pensar que apenas a educação popular seja o problema, pois as cidades não têm oferecido espaços de lazer suficientes para que todos possam usufruir das manifestações culturais existentes. (PELLEGRIN, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com