TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Por:   •  21/4/2017  •  Monografia  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

Aspecto Físico: Aparentemente é uma criança ativa, gosta de brincar, correr, e se comunica muito bem com seus pais e amigos.

Perceptual: É uma criança agitada, percebo que quer realizar várias atividades ao mesmo tempo (brincar, correr, se alimentar e assistir televisão).

Cognitivo: Apesar de ter somente dois anos, é uma criança inteligente, tudo que perguntam para ela, ela responde com a maior facilidade e naturalidade. Assimila cores, reconhece alguns números e as letras do seu nome.

Linguagem: Fala todas as palavras, porém com um português ainda incorreto, por conta de sua idade.

Personalidade: Possui personalidade forte, não muda suas opiniões e com pessoas desconhecidas é parcialmente tímida.

Social: Se dá bem com sua prima que por sinal tem a mesma idade, mas quando não conhece a criança demora um pouco para se interagir.

OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O processo de construção das estruturas é contínuo e gradual, mas possibilita a distinção de fases ou estágios diferenciados no desenvolvimento. Cada estágio se caracteriza por determinadas estruturas de conjunto que integram as anteriores e constituem a preparação para as subsequentes.

Embora possa haver uma variação na idade em que diferentes pessoas atingem cada estágio, sua ordem sequencial se mantém sempre a mesma, porque cada um é necessário à construção do seguinte.

As estruturas que caracterizam os estágios se incorporam ou se integram nos estágios seguintes, formando uma nova organização, qualitativamente diferente da organização anterior, mas conservando as estruturas anteriores a título de subestruturas.

Cada estágio inicia por um período de preparação antes de atingir o período de efetivação ou de equilíbrio. Durante o período de preparação, as estruturas características do estágio encontram-se em processo de formação e organização. Este período, também chamado de transição, se caracteriza pelo desequilíbrio e pela utilização das novas estruturas juntamente com as estruturas anteriores. Aos poucos, a desorganização vai sendo superada pela organização das novas estruturas em um todo mais estável e equilibrado e é justamente esta a característica do período de efetivação ou de equilíbrio.

Podemos distinguir quatro estágios no desenvolvimento cognitivo do ser humano: sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR

A principal característica do estágio sensório motor, anterior a toda e qualquer forma de representação, é a inteligência prática, isto é, a possibilidade de solucionar problemas práticos pelas ações.

Logo após o nascimento do bebê, seus reflexos vão sendo ativados no contato com o ambiente.  Esse exercício serve para consolidá-los e provocar sua transformação. O reflexo perde sua rigidez inicial e, adaptando-se às situações externas, transforma-se em esquema.

Esquema é tudo o que é generalizável em uma ação, tudo o que pode ser repetido e transposto para outras situações. É o que há de comum nas diversas repetições e adaptações de uma mesma ação.

Os esquemas também tendem ao exercício que serve para consolidá-los e, à medida que vão sendo aplicados aos mesmos objetos, vão se coordenando entre si, constituindo sistemas de esquemas cada vez mais complexos, mais equilibrados e com maior possibilidade de assimilar uma gama cada vez mais ampla de objetos.

Segundo La Taille (2003), Piaget usa a expressão "a passagem do caos ao cosmo" para traduzir o que o estudo sobre a construção do real descreve e explica. De acordo com a tese piagetiana, "a criança nasce em um universo para ela caótico, habitado por objetos evanescentes (que desapareceriam uma vez fora do campo da percepção), com tempo e espaço subjetivamente sentidos, e causalidade reduzida ao poder das ações, em uma forma de onipotência" (id ibid). No recém nascido, portanto, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos, por exemplo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com