TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 7

MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO - ARQUITETURA E URBANISMO [pic 1]

1° semestre 2020 -  Eliana Nunes

EXERCÍCIO 7 (trabalho individual)

valor: 0,5 pontos  nota:                                

ALUNO (A):                                                                 TURMA:                                  DATA:                              

  1. O que é DUREZA?
  1. Propriedade que identifica a resistência de um material à ruptura.
  2. Propriedade que identifica resistência de um material à uma deformação plástica localizada  (pequena impressão ou risco).
  3. Propriedade que identifica a deformação plástica suportada pelo material.
  4. Propriedade que identifica a resistência de um material à fratura, quando este trinca.
  5. Propriedade do material que caracteriza a quantidade de calor que é transferido por unidade de espessura e unidade de gradiente de temperatura.
  1. Indique:

- A escala que avalia a dureza das rochas:                 

- O índice que mede a abrasão superficial dos revestimentos cerâmicos:                                          

  1. Indique a afirmação errada sobre o SISTEMA DRYWALL.
  1. Fechamento ou divisória interna composta de estrutura de perfis leves de aço, placas de revestimento e miolo com material isolante térmico e acústico.
  2. O sistema Drywall é autoportante e resiste às cargas da edificação e não pode ser removido.
  3. A estrutura de perfis leves de aço do sistema drywall é de fácil montagem. Apresenta montantes verticais, apoiados nas guias horizontais inferior e superior.
  4. As placas de gesso acartonado são usados no revestimento da estrutura do sistema Drywall.
  5. O isolamento térmico e acústico deste sistema é feito com lã de PET, Lã de vidro ou Lã mineral.

  1. Qual o significado do nome ‘HIDRÁULICO’ do revestimento ladrilho hidráulico?
  1. Indica o material utilizado para a de produção das peças.
  2. Indica o processo de prensagem  individual das peças.
  3. Indica o processo de queima das peças nos fornos.
  4. Indica o processo de cura das peças feitas de cimento,  submersas em tanques com água.
  5. Indica o uso de moldes no processo de produção das peças.
  1. Identifique as ROCHAS NATURAIS, usadas nas BANCADAS DE COZINHA, que apresentam DUREZA ELEVADA e BAIXA POROSIDADE:
  1. Mármore Branco Champagne e Mármore Crema Valencia
  2. Silestone e Córian.
  3. Granito Cinza Andorinha e granito Amarelo Santa Cecília
  4. Granito Verde Ubatuba e granito Preto absoluto.
  5. Pedra São Tomé.
  1. Identifique os tipos de ACABAMENTO SUPERFICIAL (antiderrapante) dos GRANITOS usados em áreas externas:

_________________________  Acabamento semi-fosco realizado com rebolos abrasivos.

__________________________ Acabamento com aspecto rugoso e ondulado realizado à base de fogo para granito com espessura maior que 2,0cm.

_________________________  Acabamento com aspecto rugoso e uniforme obtido a partir de impactos  (martelo e ponteiro), para granito com espessura  maior que 2,0cm.

_________________________  Acabamento opaco obtido com o jateamento da chapa com areia ou granalha de aço.

  1. Identifique os tipos de ACABAMENTO DE BORDA para GRANITO e MÁRMORE: [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

                                      [pic 6]

______________              _____________              ______________             ______________          ______________

  1. Identifique os materiais.
  1.  Revestimento cerâmico que apresenta absorção de água elevada (maior que 10%) e baixa resistência mecânica. A base recebe acabamento vidrado ou esmaltado. As peças pequenas (ex. 15x15cm), geralmente quadradas, são usadas como revestimento de parede. O painel externo da Igrejinha de São Francisco, Pampulha foi realizado com este material.
  2. Revestimento cerâmico prensado com absorção de água quase nula (menor que 0,5%), alta resistência à abrasão e mecânica. As peças de fabricação industrial resultam: (a) mistura homogênea de argilas, caulim, fedspalto, quartzo, corante, aditivos; (b) processo de produção de alta tecnologia (moagem, compactação, prensagem, secagem, queima e retificação das peças). A peça pode receber polimento ou apresentar acabamento natural.
  3. Rocha magmática de grande dureza (~ 5 a 7 escala Mohrs). As placas deste material são usadas como bancadas de cozinha, revestimento de fachadas, revestimento de piso de áreas molhadas internas e externas. Quando usadas em áreas externas necessitam tratamento de superfície antiderrapante.
  4. Revestimento cerâmico que apresenta baixa absorção de água (0,5 a 3%). As peças (esmaltadas ou rústicas) apresentam variação de tamanho das peças sendo necessário usar juntas maiores no assentamento. São usados como revestimento de áreas internas (residenciais, comerciais, industriais) e externas (ex. pisos de passeios públicos).
  5. Rocha metamórfica com média dureza, baixa porosidade e alta resistência mecânica. É indicada para pisos de áreas secas internas, pois em área externas (sob o sol) esquenta bastante (tem alta condutividade térmica) e quando molhada é muito escorregadia. Predominam chapas nas cores verde, cinza, preta, ferrugem.
  6. Revestimento a base de granitina fundido no local ou pré-fabricado. É composto de grãos de minerais, cimento, areia, água e corante. Pode ter acabamento liso ou fulgê.
  7. Tipo de pavimentação de passeios realizado com rochas (ex. calcário e basalto) de formato irregular e pequenas dimensões, geralmente nas cores branco e preto. É usada como revestimento da Calçada de Copacabana. Esse tipo de pavimentação é uma herança das culturas árabe e romana, sendo muito usado em Portugal.
  8. Rocha muito resistente (variedade de quartzo). As placas podem ser translúcidas e receberem iluminação, irradiando luz no ambiente. O guarda-corpo do Museu de Arte da Pampulha é revestido com placas desta rocha.

3↓

4→

G

R

Ê

S

1↓

5→

 

 

 

 

 

 

 

 

6→

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2↓

 

7→

 

 

 

 

 

 

 

P

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8→

 

 

 

X

9→

 

 

 

 

 

 

 

10→

 

 

 

 

 

 

 

 

11→

 

 

 

 

 

 

 

12→

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13→

 

 

 

 

 

 

 

 

H

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14→

 

 

 

T

 

 

 

15→

 

 

 

 

 

R

 

 

 

 

 

  1. Pedra industrializada composta de resina acrílica e de minerais naturais (principalmente o alumínio). O material é sólido, homogêno, não poroso, inerte, com resistência térmica e ao impacto. Não se decompõe, pode ser termomoldade e translúcido. Usado em bancadas, bancos e mobiliário hospitalar.
  2. Revestimento cerâmico realizado com argila branca (caulim). As peças de pequena dimensão (ex. 2,5 x 2,5 cm; 5 x 5 cm) são  submetidas a duas ou três queimas e têm acabamento porcelanizado. As peças são agrupadas em placas, as quais são unidas por papel ou pontos de PVC para facilitar o assentamento. Têm resistência à manchas e produtos químicos; baixa absorção da água. Usadas como revestimento de áreas molhadas (banheiros, piscinas).
  3. Rocha metamórfica de grande beleza (constituída principalmente de calcita ou dolomita) com coloração mais uniforme e veios mais definidos e longos que o granito. Tem baixa resistência à abrasão (dureza ~ 3 a 4 escala Mohrs) não sendo indicada para áreas de alto tráfego. É mais porosa a penetração de líquidos (média absorção de água) e a produtos químicos. As placas deste material são indicadas para áreas internas (pisos, bancadas de banheiro, mesas). No Brasil são comercializados materiais de origem nacional, italiana e espanhola. Esta rocha também é muito usada em esculturas.
  4. Um dos fabricantes da pedra industrializada composta de pedra natural moída (fragmentos de rochas), resina e aditivos. Tem maior resistência à abrasão que granito; é impermeável e resistente a manchas. Permite restauração de áreas danificadas, mas apresenta baixa resistência ao calor e UV. A tecnologia de processamento desta pedra sintética foi desenvolvida na Itália nos anos 70 e 90.
  5. Revestimento de produção artesanal composto de cimento, agregados (areia, pó de mármore), água e corante. Apresenta camada pigmentada fundida na base da peça. É mais poroso que o revestimento cerâmico e deve ser impermeabilizado. Indicado para áreas internas secas.
  6. Rocha metamórfica com alta resistência à abrasão e baixa absorção de água, mas solta grânulos com facilidade. Muito usada em beiradas de piscina, pois é antiderrapante e atérmica (não retém calor e não sofre variações térmicas).  

15. Fragmentos de rocha ou minerais encontrados em cursos d´água. Muito usado em paisagismo e no jardim Zen.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (461.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com