TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOBILIÁRIOS URBANOS

Por:   •  14/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

MOBILIÁRIOS URBANOS

A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, diz que o termo mobiliário urbano é “todos os objetos, elementos e as pequenas construções integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitária ou não, implantada mediante autorização do poder público, em espaços públicos ou privados”.

Conclui-se que mobiliário urbano são equipamentos de uso público, instalados no meio urbano, para diferentes tipos de uso, sendo voltados para o uso da população. Não há regras para definir o que seja um mobiliário urbano, isso é definido por cada município, mas entre eles os mais comuns são: ponto de ônibus, postes, telefones públicos, lixeiras, entre outros.

Os elementos do mobiliário urbano sempre são algo marcante nas principais cidades do mundo, sendo elementos que completam a paisagem urbana e que proporcionam identidade visual para a cidade.

A IMPORTÂNCIA DO MOBILIÁRIO URBANO

Segundo uma matéria divulgada na revista Cidades do Brasil, mobiliário urbano é um dos assuntos que mais preocupa as prefeituras municipais. Destaca-se a importância dos elementos formais do mobiliário urbano, contribuindo para revelar a identidade da cidade. Os maiores exemplos disso são as cidades do Rio de Janeiro e de Curitiba, tendo equipamentos urbanos como característica da cidade.

Uma questão importante de ser levanta são os grandes problemas que o mobiliário urbano sofre nas cidades brasileiras. Sempre estão presentes problemas como falta de manutenção, problemas com a depredação, mas o que realmente é visível é a variedade de padronização desses elementos devido à constante mudança de governo, quando cada um desses governantes adota um estilo diferente de padronização dos equipamentos. (SEBASTIANY, 2011)

O principal vilão é a falta de planejamento, que apresenta a má distribuição dos mobiliários urbanos, criando ausências e até mesmo em alguns casos, excessos dos elementos; que podem se tornar obstáculos para pessoas portadoras de necessidade e até mesmo proporcionando poluição visual. (SEBASTIANY, 2011)

O mobiliário urbano vem sendo considero de muita importância para a formação de uma paisagem urbana harmônica para a cidade, proporcionando identidade como visto no item anterior.

A revista Cidades do Brasil, traz em sua matéria sobre mobiliários urbanos, a importância da harmonia dos elementos e a cidade, onde os objetos devem se integrar com a paisagem urbana.

“eficiência no desempenho das suas funções reais e simbólicas, adequação climática e cultural, bem como facilidade de leitura, são os aspectos básicos do que chamamos de mobiliário urbano. Designação que engloba desde objetos „habitáveis ou micro arquiteturas (tais como abrigos de ônibus, banheiros públicos, quiosques, cabines de segurança) até tratamento de calçadas, placas de sinalização, relógios públicos e outros”.

(Jorge Mario Jáuregui- Arquiteto)

Esse ponto de vista, segundo Jáuregui, torna a definição de um conjunto de elementos de mobiliários urbano a parte do desenho da paisagem urbana. A revista Cidades do Brasil ainda destaca um pensamento de dele sobre a harmonia no contexto urbano.

“hoje, a cultura do espaço urbano exige, quando se pensa em espaço público, que a introdução de qualquer novo elemento ou o redesenho dos existentes, contemple a complexidade do fato urbano. As novas exigências de conforto no uso da cidade devem estar baseadas numa também nova interpretação de três fatores básicos: a racionalidade, a emotividade e a funcionalidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (551.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com