TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOTIVOS DO ORDENAMENTO URBANO

Por:   •  8/11/2018  •  Resenha  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

1. OS MOTIVOS DO ORDENAMENTO URBANO

O texto cita que entre o período de 1830 a 1850 a preocupação urbanística moderna dá os passos iniciais, usando como base os defeitos existentes nas mesmas, procurando resolver por bases técnicas e higienistas. Foi nesse período que as primeiras leis sanitárias são criadas, para que em cima delas possa ser construído o nosso atual e complicado edifício de legislação urbanística. Logo, buscando controlar e resolver alguns aspectos da cidade industrial foram inseridos outros aspectos para que gradativamente outros setores fossem ampliados. Porém, devido as dificuldades políticas, estes métodos de intervenção não chegam a compor um sistema homogêneo resultando na não inserção em todo o organismo urbano. Nisso, alguns que conseguem visualizar a problemática da cidade industrial continuam procurando remediar esses inconvenientes, partindo dos habituais canais administrativos especializados, ou apenas criticam radicalmente a sociedade liberal que a produziu.

Só com a revolução de 1848, houve a interrupção de ambas linhas de pensamentos. Pode-se citar como consequências importantes dessa revolução nos países europeus foram levar ao poder um regime de direita conservadora de novo tipo: Napoleão III na França, Bismarck na Alemanha, os novos tories dirigidos por Disraeli na Inglaterra, onde efetuam uma série de reformas. Dentro desse novo ciclo de reformas, a urbanística desempenha um papel de transformação dos mais eficazes instrumentos de poder, especialmente na França. A partir desse ponto, podemos considerar o nascimento do que podemos nomear de urbanística neoconservadora, à qual se deve a reorganização das cidades europeias.

O objetivo principal da reformulação urbana idealizada por Haussmann para Paris, é o de liberar a malha urbana para facilitar manobras militares. A grande transformação da cidade ocorre em um terço do tecido da cidade sobre a ideia da grande expansão, sendo assim, tem um interesse direto na execução de grandes obras públicas em Paris.

2. OS TRABALHOS DE HAUSSMANN

Ao se instalar no Hôtel Ville, Haussmann reorganizar os serviços técnicos obedecendo aos critérios modernos, chamando para dirigi-los alguns engenheiros de primeira linha, já experimentados em seus cargos passados. Suas obras podem ser divididas em cinco partes: A primeira são as obras viárias, onde o núcleo medieval é cortado em todos os sentidos: Haussmann sobrepõe a malha viária da antiga cidade a uma nova com ruas largas e retilíneas formando um sistema coeso de comunicação entre as estações ferroviárias e os principais centros. Para evitar a demolição dos monumentos mais importantes, são criados anéis ao redor destas obras conectadas por perspectivas viárias. As construções ao longo das ruas são disciplinadas. Adiciona-se a obrigatoriedade de proporcionar um requerimento de construção e os trabalhos de edificação devem ser levados em conta dentro do quadro das transformações técnicas e administrativas que serão citados adiante.

Em segundo lugar são os trabalhos realizados diretamente pela Administração ou demais entidades públicas: Cabe à administração a inserção de edifícios públicos novos nos bairros novos e nos velhos submetidos a “transformações”: escolas, hospitais, prisões, escritórios administrativos, bibliotecas, colégios e mercados. Para a construção de edifícios militares e pontes fica a cargo do e estado. Napoleão ocupa-se pessoalmente do problema e executa um primeiro complexo de casas populares na Rue Rochouart na Cité Napoleon. Financia mais dois complexos em Batignolles e em Neuilly.

As outras categorias aparecem quando Napoleão encarrega-se pessoalmente do problema e executa um primeiro complexo de casas populares na Rue Rochouart na Cité Napoleon, e depois financia mais dois complexos em Batignolles e em Neuilly. A concepção de parques públicos: Paris possuía apenas parques construídos durante o Ancien Regime : Jardim das Tulleries, o de Champs Elysee, o Champs de Mars e Luxemburgo. Napoleão e Haussmann iniciam : Bois de Boulogne e Bois de Vincennes para classes operárias.

As instalações foram as: François Eugene Belgrand, projetou novos aquedutos e estações de elevação de água no Sena, iluminação é ampliada, novas redes de esgoto e a construção de um novo cemitério.

3. A POLÊMICA EM TORNO DA OBRA DE HAUSSMANN

As duvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com