TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo do mapeamento dos vazios urbanos de salvador

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 2

B)Quais os objetivos do mapeamento?

Esse trabalho tem como objetivo utilizar uma metodologia para formação de de uma base de dados que contenha o mapeamento dos vazios urbanos do município de Salvador-Bahia visando dar suporte técnico para implementação de projetos de Habitação de Interesse Social(HIS). Além de mapear áreas desocupadas, o objetivo central inclui a qualificação destas áreas e seleção das áreas mais adequadas para desenvolvimento de projetos de HIS.

Para atingir esses objetos foram utilizados Sistemas de Informações Geográficas e técnicas de análise espacial.

Um Sistema de Informação Geográfica (SIGou GIS - Geographic Information System, do acrónimo/acrônimo inglês) é um sistema de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

Informações contidas: Mapeamento de áreas desocupadas – VAZIOS URBANOS

Qualificação dessas áreas e a sua hierarquização(das mais adequadas para o desenvolvimento do projeto de habitação de interesse social)

A administração municipal necessita das informações colhidas a respeito dos vazios urbanos para estudo da compatibilidade das áreas para implantação da HIS. O resultado desse projeto de mapeamento forneceu a administração municipal uma base de dados geográfica que permite a tomada de decisões ágeis, imprescindíveis para o gerenciamento de uma cidade em constante transformação como Salvador. Os dados foram arranjados de tal maneira que podem ser visualizados em vários mapas, o que se tornou um importante subsidio para implementar politicas publicas habitacionais de interesse social.

A modelagem cartográfica foi muito útil principalmente na classificação da hierarquização dos vazios.

Sem tecnologias associadas aos Sistemas de Informação Geográficas seria quase impossível a realização de um estudo dessa natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com