TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Objetivo Acústico no Espaço Urbano

Por:   •  9/6/2016  •  Dissertação  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo acústico no espaço urbano: Evitar interferência de fontes de ruído sobre o projeto e cuidar para que ele não seja fonte de ruído para o entorno.

Ferramentas utilizadas:

- Mapas de ruído

- Zoneamento no projeto

- Zoneamento urbano:

  • Hierarquização de vias (fluxo e velocidade)
  • Legislação urbana

- Período diurno e noturno

Barreiras acústicas: isolamento acústico dos ruídos aéreos urbanos feito por meio de elementos arquitetônicos que promovem a queda da intensidade sonora. Pode ser feita através de muros, paredes, taludes, ou até mesmo elementos naturais da própria topografia local.

Dois aspectos importantes: redução da captação sonora pelo ouvinte e intensificação sonora na região voltada para a fonte.

A utilização de materiais absorventes pode amenizar a energia sonora, e a sua forma pode direcionar os raios, evitando que se direcionem para locais onde pode causar o incomodo sonoro.

Para que uma barreira sonora seja eficiente, deve-se considerar sete pontos:

- A frequência dos sons: são eficazes para os sons de alta frequência (pois tendem a refletir). Já os de baixa frequência, tende a causa difração no topo da barreira acústica.

- Proximidade da fonte ou do receptor: quanto mais próximo de ambos, melhor será sua eficiência.

- Altura do elemento utilizado: quanto mais alta a barreira, melhor.

- Massa da estrutura: quanto mais solido, melhor será sua propriedade de barrar os sons.

- Estanqueidade: a barreira acústica deve funcionar como um estanque para que os sons de baixa frequência não se propaguem facilmente por pequenas aberturas.

- Aspectos subjetivos: por exemplo, o acesso visual ao ruído pode influenciar na sua percepção. (A vegetação não é uma boa barreira acústica, apenas quando é de grande extensão)

- Movimentação do ar: o vento sob a barreira acústica pode reduzir a sua eficiência.

Edificações também podem ser utilizadas como barreiras acústicas, uma vez que sua localização pode promover uma sombra acústica (edificações que estão muito propensas a ruídos, podem ser locadas em regiões de sombra acústica de outras edificações).

Ruídos de fundo e ruídos intrusos: os ruídos de fundo podem ser associados aos ruídos gerados dentro do próprio ambiente, decorrente de atividades desenvolvidas dentro dele (por exemplo uma praça de alimentação de shopping: a conversa alheia é um ruído de fundo). E ruídos intrusos são provenientes de atividades externas ao ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com